27/01/2013

O CICLO DE PÁSCOA: Celebração do Mistério da Redenção da humanidade

Está encerrada a primeira parte do Ano eclesiástico, o Ciclo de Natal, em que se relembra o Mistério da Encarnação do Verbo Divino. O Salvador veio ao mundo, e alegres, nós O saudámos como Rei e Lhe rendemos a nossa homenagem.
 
Sua missão é remir a humanidade. Eis o sentido da segunda parte do Ano eclesiástico: a celebração do Mistério da Redenção. Assim como o Natal teve a sua preparação: o Advento, a sua celebração: Natal até Epifania, e o seu prolongamento: o Tempo depois da Epifania, igualmente a Páscoa tem a sua preparação: a Setuagésima, a Quaresma e o Tempo da Paixão, a sua celebração: a Páscoa até Pentecostes, e o seu prolongamento: o Tempo depois de Pentecostes.
 
I. TEMPO DE PREPARAÇÃO
Nós nos preparamos com Jesus Cristo para receber a Vida divina
 
Três degraus subimos para celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo e também para ressurgirmos com Ele: 1. o Tempo da Setuagésima: 2. o Tempo da Quaresma; 3. o Tempo da Paixão.
 
1. O TEMPO DA SETUAGÉSIMA
 
1. Significação deste Tempo. A Setuagésima é a primeira parte da preparação para a Páscoa e abrange as três semanas anteriores à Quaresma. Embora não fossem exatamente 70, 60 e 50 dias antes da festa da Ressurreição, em imitação, talvez, ao domingo seguinte, Quadragésima, foram estes domingos denominados: Setuagésima, Sexagésima e Quinquagésima.
 
A mobilidade da festa da Páscoa faz também variar a data da Setuagésima, que, todavia, ordinariamente se abeira do dia 2 de fevereiro, conclusão do Tempo de Natal.
 
O Domingo da Setuagésima e os dois seguintes são, pois, uma preparação para a Quaresma, tempo de penitência propriamente dito.
 
2. Nossos sentimentos durante este Tempo. Devem conformar-se com o espírito do Tempo, que é expresso pelos textos das Missas e do Ofício divino que os Sacerdotes rezam. A lembrança da criação do mundo, da queda no pecado e de todas as suas consequências como sejam: a luta do bem contra o mal, da luz contra as trevas, a dor, o sofrimento, eis os assuntos que devem ocupar nosso pensamento durante estas semanas. Começou a luta contra o pecado, contra o mundo e contra a carne. Pelo combate, para a vitória. Pela cruz, para a luz. Pela morte, para a vida. Pelo sepulcro, para a Ressurreição com o Cristo!
 
Jesus Cristo mesmo nos ensina nos Evangelhos destes domingos estas verdades, e S. Paulo, lutador corajoso, anima-nos por seu exemplo e por sua palavra. Animam-nos ainda os Santos em cujas igrejas nos reunimos.
 
3. Particularidades deste Tempo. Os Sacerdotes usam paramentos roxos em sinal de penitência. O Gloria in excelsis, que se entoava alegremente desde o Natal, não mais é ouvido, exceto nas festas dos Santos. Igualmente desaparece o Aleluia do Ofício e das Missas ate o Sábado Santo. Nota-se ainda que depois do Gradual, em vez., do Aleluia e seu Versículo, reza-se o Trato, salmo de penitência.
 
In Missal Quotidiano, D. Beda Keckeisen, O.S.B., Tipografia Beneditina, LTDA, Bahia, junho de 1957.

5 comentários:

Bruno Luís Santana disse...

Uma observação, Angueth: apesar do ciclo do Natal terminar no primeiro domingo da Septuagésima - e a partir daí começar o Ciclo da Páscoa, às vezes o dia 02 de Fevereiro - que é a festa da Purificação de N. Sra e a apresentação do Menino Jesus, portanto relacionada ao ciclo de Natal - caí depois do primeiro domingo da Septuagésima. Só depois da Solenidade da Purificação é que o tempo do Natal é considerado concluído.

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro Bruno,
Salve Maria!

Obrigado por sua observação. O próprio texto traz esta informação: "A mobilidade da festa da Páscoa faz também variar a data da Setuagésima, que, todavia, ordinariamente se abeira do dia 2 de fevereiro, conclusão do Tempo de Natal."

Ad Iesum per Mariam.

Anônimo disse...

Prof.

Falando em missa, parece já assentada a missa tradicional na Capela do Monte Calvário aos domingos. Mas há notícias de missas em outros dias da semana em outros locais, como na Academia de Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Como a gente pode saber dessas outras missas? Os sites de lá nada informam, nem no site da Administração Apostólica se vê algum anúncio ...

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro Bruno,
Salve Maria!

As missas da Capela da PM eu anuncio no blog. Qualquer alteração nas missas da Capela do Monte Calvário eu também anuncio no blog.

As missas da FSSPX que ocorrem em BH são geralmente na Capela do Corpo de Bombeiros, com datas variáveis. Destas, nem sempre eu fico sabendo com antecedência.

A Administração Apostólica é responsável apenas pelas missas do Monte Calvário.

Ad Iesum per Mariam.

Bruno Luís Santana disse...

O "anônimo" foi quem fez a pergunta sobre as missas, não eu. Abrçs. In Mariae.