03/06/2009

Quando a Vozes ainda era uma editora católica

Caiu em minhas mãos um livro extraordinário. Intitula-se Tesouro de Exemplos (volume I) e seu autor é Pe. Francisco Alves. Foi publicado pela Vozes em 1958.

Pe. Francisco diz que “o propósito deste livro é oferecer a todos que têm a obrigação de educar a infância e a juventude um variado repertório de fatos verídicos ou verossímeis que, contados, movam seus ouvintes a julgar sãmente do seu valor moral e, por conseguinte, os disponham, à luz desses exemplos, a praticar o bem e evitar o mal.”

E os fatos narrados são extraordinários. Neste primeiro volume (não sei se há outros volumes) há 407 historinhas fabulosas. Apresento abaixo duas delas para o leitor ter uma idéia do conteúdo do livro.

Quem se interessar em fazer o downloado do livro clique aqui.


QUERO IR AONDE ESTÁ JESUS

Um pastor protestante, inclinado já ao catolicismo, foi um dia com sua filhinha em visita à capital da Inglaterra. A menina contava apenas cinco anos.

O pai levou-a primeiro a uma igreja católica e a atenção da pequena ficou muito tempo prêsa à lâmpada do Santíssimo.
- Papai, - disse - para que aquela lâmpadazinha?
- Filha, é para lembrar a presença de Jesus atrás daquela portinha dourada.
- Papai, eu quero ver Jesus!
- Filha, a porta está trancada e Ele está escondido debaixo de um véu, não o poderás ver.
- Ah! papai, quanto eu quisera ver Jesus! . . .

Saindo dali, entraram logo depois num templo protestante, onde não havia nem imagens, nem lâmpada nem sacrário.
- Papai, por que não há lâmpada aqui?
- Filhinha, é porque aqui não está Jesus.

Desde aquele dia a menina só falava na Igreja Católica. Nunca mais quis entrar num templo protestante, que para ela não tinha já nenhum atrativo. Perguntaram-lhe:
- Aonde queres ir, então?
- Quero ir aonde está Jesus.

O pastor ficou confundido e comovido. Compreendeu, como sua filha, que só se pode estar bem onde está Jesus. Havia de fazer-se católico, havia de abjurar sua seita e renunciar a uma renda de cem mil libras, de que vivia a sua família, e ver-se pobre de um dia para o outro.

Não obstante, pai e mãe se converteram ao catolicismo, dizendo com sua filha: "Queremos estar onde está Jesus"

O MEDO DO COROINHA

S. Pedro, chamado de Alcântara, pelo lugar onde nasceu (1499), entrou na Ordem dos Franciscanos com a idade de 16 anos. Foi um dos santos mais penitentes e favorecidos de Deus em seu tempo. S. Teresa de Ávila, que o conhecia de perto, conta-nos que S. Pedro passara 40 anos sem dormir mais de hora e meia por dia. O Santo não se deitava, mas ficava assentado com a cabeça encostada a um pau da parede. Essa foi a penitência
que mais sacrifícios lhe custou.Além disso, usava horríveis cilícios, passava às vezes três dias, e até oito, sem outro alimento que a Sagrada Comunhão. Em vista de tudo isso, não é de estranhar que se tenha elevado à mais alta contemplação, e Jesus o tenha favorecido com inefáveis carícias, mormente na missa e na sagrada comunhão.

Conta-se que, em certo convento, o coroinha, que ajudava na missa do Santo, era um menino inocente e bonzinho. Um dia, ao regressar a igreja, procurou o menino a sua mãe e disse-lhe:
- Mamãe, eu não quero mais ajudar à missa do Padre Pedro.
- Por que, meu filho, não hás de ajudar o Padre Pedro, que é um padre tão santo?
- Mamãe, ao ajudar-lhe a missa, várias vezes tenho visto um menino lindo, muito lindo, nas mãos dele; e, na hora da comunhão, ele come aquele menino. Mamãe, tenho medo que ele me coma também.

A mãe, que conhecia a santidade do Padre Pedro, compreendeu logo o mistério e disse:
- Não temas, meu filho; é o Menino Jesus que está na Hóstia . Que feliz és tu, que o vês com teus olhos inocentes!

Dali em diante o menino não teve mais medo e ajudava à missa do Santo com muito gosto e devoção.

9 comentários:

Rogério disse...

"QUERO IR AONDE ESTÁ JESUS" foi fantástico. Estou fazendo o download do PDF
Obrigado

Rogério disse...

O único livro que eu tenho da Editora vozes é o "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" de S. Luis Maria Grignion Montfort.

Nas livrarias católicas da minha cidade 95 % dos livros são carismáticos. A maioria da Canção Nova. (Olha o nível)

A editora Paulus parece que pretende voltar a ser católica pois publicou clássicos como "História de uma Alma de Santa Teresinha" e Confissões de Santo Agostinho.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Rogério,

Obrigado pela visita e pelos comentários. Quanto à Editora Paulus, sei não ...

Eu já fiz alguns comentários sobre a Paulus aqui no blog. Se você quiser lê-los clique.

Há coisas boas publicadas pelas duas editoras, mas elas não são definitivamente editoras católicas. Eu recomendaria, como editora católica, a Permanência.

Um abraço. Antônio Emílio Angueth de Araújo.

Antônio Emílio Angueth de Araújo.

Anônimo disse...

Bom dia, bom domingo!
De fato as livrarias católicas são tudo, menos católicas. A maioria dos livros nelas expostos não só tratam de carismatismo mas também de política, ou melhor, de propaganda política esquerdista declarada. A única coisa boa nisso tudo é que tais fatos nos fazem procurar e encontrar material católico autêntico na internet. Sem a internet estaríamos nas mãos desses promotores de erros. Por isso gosto de recomendar - e já recomendei para Vc. e seus leitores, o blog cruzamante.blogspot.com, o qual, mesmo sendo argentino, conta com um bom número de leitores brasileiros. E vejam só: por ele fiquei sabendo que o "nosso" presidente baixou uma norma criminalizando quem faz qualquer comentário considerado ofensivo sobre... homossexualismo. Eu não sabia disso. Estamos indo bem. Bem para o fundo.

Luiz, Rio Grande, RS

Antonio Maria Ribeiro Tavares disse...

Salve Maria!

Muito obrigado por nos dar acesso a estas preciosidades que nos fazem lembrar do tempo em que havia catequistas para ensinar Religião às crianças, e não apenas um conceito vago/liberal de "religiosidade".
Há também os contos de frei Ildefonso, que tenho em casa um exemplar bem velhinho.

Junior Ribeiro disse...

Salve Maria!

Caro, Prof Angueth. Sou um ex-protestante se convertendo ao católicismo (no que chamo de "volta a Santa Casa dos Grandes Santos")estou gostando muito do seu blog e me interessei pelo livro do Pe. Francisco Alves. Para minha tristesa o link que o professor disponibilizou está off e não encontrei o livro fisico para vender na internete. Pode me ajudar com um novo link do pdf ou dicas de como posso adquiri-lo? Grato.

José da Silva Ribeiro Junior

Junior Ribeiro disse...

Desculpe, professor. O link do qual me refiro é do livro Tesouro de Exemplos (volume I) do Pe. Francisco Alves que também me interessei muito. Obrigado pela dica

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro Junior Ribeiro,
Salve Maria!

Salve Maria Santíssima pela graça que você está recebendo, de se converter à verdadeira Igreja de Cristo!

Concertei o link. Verifique se você consegue acessá-lo.

Ad Iesum per Mariam.

Junior Ribeiro disse...

Obrigado por postar o link novamente professor. Já baixei e vou ler com muita atenção. Nesse final de ano e próximo comprarei os livros que o sr. traduziu. Salve Maria!