15/11/2014

Ser católico é complicadíssimo, mas muito simples!

Ser católico é a coisa mais complicada de que se tem notícia desde a Encarnação do Verbo. Mas esta Encarnação aconteceu, pela vontade soberana de Deus, para tornar a coisa mais simples. A boa notícia é que não é preciso ler e entender a Suma Teológica de Santo Tomás, nem a Teologia Moral de Santo Afonso de Ligório, nem saber ou mesmo ter a capacidade de entender toda a crise atual da Igreja, para ser católico e nos salvarmos. Querem um exemplo? 

Reproduzo abaixo a primeira página do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã (catecismo para crianças) e sugiro a todos que sigam a sugestão: é o primeiro passo, que é sempre o decisivo, para nossa salvação.

____________
O SINAL DA CRUZ

Faça o sinal da Cruz

Pelo sinal da Santo Cruz, livre-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Por que o Sinal da Cruz é o sinal do católico?

Porque Jesus morreu na Cruz e porque esse sinal indica os principais mistérios de nossa Fé.

Quais são os principais mistérios de nossa Fé?

Unidade e Trindade de Deus; Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando se deve fazer o Sinal da Cruz?

De manhã, quando acordar; à noite, antes de me deitar; antes e depois das refeições; no princípio e no fim de qualquer trabalho; antes de começar as orações; nas tentações e nos perigos.

Prática: Fazer alguma mortificação, para imitar a Jesus que morreu crucificado.

____________

Agora, uma pergunta: quantos de nós, que lemos Santo Tomás e Santo Afonso, que ficamos a dar palpites na crise da Igreja, fazemos isso diariamente? Já passou da hora de aprendermos a primeira página do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã.


Santo Alberto Magno, doutor da Igreja, Patrono das Ciências Naturais, rogai a Deus por nós!

6 comentários:

Amanda disse...

Belíssima sacada.

Thiago Colen disse...

Grande post e excelente blog!

Anônimo disse...

O problema é que, por conta da crise na Igreja, essas verdades mais elementares já não são ensinadas no "catecismo", que muitas vezes é dado por pessoas sem preparo, praticantes de espiritismo etc.
Portanto, é bom aprendermos o que nos foi negado desde a "Primavera"...
André

Junior Ribeiro disse...

Ao meu ver, as pessoas perdem muito tempo com debates virtuais e pouco são devotas, quase nada buscam a santidade e nada de zelo e adoração eucarística. O que vencerá essa crise Nossa Senhora em Fátima já disse: Santo Rosário e penitência. Pra que perder tanto tempo com coisas vãs?

Anônimo disse...

Não sou católico ainda, mas já tenho esses hábitos. Bom saber!

Junior Ribeiro disse...

Pelo menos você caminhar pra ser. Já há aqueles que nasceram com o privilégio de uma família católica, com direito aos primeiros sacramentos e mesmo assim se deixam levar por toda sorte de imundices desse mundo. De todo jeito, seja bem vindo!