19/11/2015

Chesterton sobre Santo Tomás


Acaba de sair publicado a extraordinária biografia que Chesterton escreveu sobre Santo Tomás. Chesterton escreveu grandes biografias, além de sua autobiografia. Mas a que ele dedicou a Santo Tomás receberia certamente a benção do Doutor Angélico.

Traduzi o livro e escrevi o prefácio, cujo último parágrafo reproduzo aqui:

"Este livro poderia ter muitos títulos, além do título singelo que lhe deu Chesterton. Talvez o melhor título alternativo seja a essência do tomismo. Isto porque este livro é, entre outras coisas, a melhor introdução à filosofia de Santo Tomás de Aquino. Todos os interessados na filosofia do santo, a filosofia do senso comum, na expressão de Chesterton, devem mergulhar no livro. Desse mergulho, os leitores sairão com muito mais que uma introdução ao pensamento de um santo, sairão com a compreensão do que seja santidade, do que seja sanidade."

3 comentários:

Ricardo Lima disse...

Deve ser um ótimo livro.

Assim que puder, vou comprá-lo.

Obrigado pela dica, Angueth.

Junior Ribeiro disse...

Professor, para o Sr. o que é fundamental para ser um bom tradutor de livros e, principalmente, tradutor de obras católicas? Vou começar o curso de francês e tenho um pouco de noção de inglês instrumental, que pretendo aprimorar. Queria muito no futuro contribuir para a nossa fé traduzindo ou ajudando a tradução de bons livros católicos.

Unknown disse...

Professor, aqui é o Joel. Estou ouvindo um curso do Padre Paulo Ricardo chamado "Introdução A Santo Tomás De Aquino". Logo no início da segunda aula ele faz um grande elogio a esse livro e o indica aos seus alunos. Fica aí o registro para vosso conhecimento. Salve Maria!