16/09/2013

Olavo responde a Caetano Veloso

Caetano Veloso: Acho a proposta de Olavo de Carvalho de uma política (e não só uma economia) para os liberais muito presa à ideia de que o comunismo é como o diabo incansavelmente tramando contra o bem. Há boas intenções nos liberais e há boas intenções nos socialistas e comunistas. Embora ninguém duvide de que boas intenções podem levar ao inferno. (O Globo, 1/9/2013) Mais sobre Caetano, leiam aqui e aqui.
 
Olavo de Carvalho:
1. Num artigo magistralmente oco, o sr. Caetano Veloso diz que os comunistas têm tão boas intenções quanto os liberais, coisa que, segundo ele, só um direitista extremado como eu não enxerga. Se ele tentasse alardear as boas intenções liberais num jornal de Cuba ou da Coréia do Norte, entenderia o tamanho da asneira que proferiu. Antes que ele se arrisque a tamanho desatino, seria melhor que tentasse explicar para si mesmo como pode haver igual quota de boas intenções em pemitir-lhe que escreva o que bem entenda, até remunerando-o por isso, e em enviá-lo ao pelotão de fuzilamento pelo crime de atribuir boa intenção aos malditos exploradores capitalistas em vez de reservar o monopólio dela, como se deve, aos comunistas. Ou a “boa intenção” tal como a entende o sr. Veloso é pura fantasia subjetiva, desligada de todos os bens e males objetivos (e neste caso até o estuprador de uma menininha de três anos pode legitimamente alegar boas intenções), ou há uma equivalência moral objetiva entre matar um cidadão e preservar sua liberdade. “Tertium non datur.” Com toda a evidência, o sr. Veloso usa o termo “boa intenção” sem qualquer significado substantivo e apenas por ostentação de bom-mocismo convencional, fácil, leviano e radicalmente irrelevante. Não creio que ele compreenda este raciocínio, mas, para uso dos demais, que fique aqui registrado.
 
2. Sinceramente, essa afetação de superior imparcialidade do Caetano Veloso é imoral e criminosa no mais alto grau.
 
3. Similarmente, entre Pol-Pot e os dois milhões de cambojanos que ele matou, os dois lados tinham boas intenções.
 
4. Entre uma menininha de três anos e o seu estuprador, é preciso ponderar as boas intenções dos dois lados.
 
Mais sobre Caetano e, também, Renato Janine Ribeiro, clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Angueth não tem esse comentário que estou fazendo eu sempre gostei de rock e outros estilos de musica e tenho muitos outros defeitos mas como católico não pode ser morno ou ficar em cima do muro tenho tenho pedido a misericórdia de DEUS para arrancar de mim todas as raízes de pecado que estão em mim e eu reconheço que é pecado só que o maligno esta sempre arrumando um jeito de me derrubar.resumindo quanto mais eu conheço a SANTA IGREJA mais eu reconheço o quanto sou pecador e fico decepcionado com noticias como esta:http://g1.globo.com/musica/rock-in-rio/2013/noticia/2013/09/cidade-do-rock-recebe-padre-metaleiro-em-dia-de-heavy-metal.html hoje eu sou mais isso mesmo caindo as vezes nos erros do passado: http://www.youtube.com/watch?v=o4NZl4e2Eag&feature=c4-overview&list=UUxdLs9ybv0xJapLrg1EMJHw mais uma vez peço vos que me inclua em suas orações poi sei que e um homem de fé e de boa vontade.em JESUS E MARIA muito obrigado pelo bem que tem prestado em nos mostrar a sã doutrina CATÓLICA ROMANA.

Anônimo disse...

Anônimo,

Salve Maria Santíssima!

Está aí algo que eu vivi bastante:
Na lama do pecado mais torpe da modernidade; gostar de rock ( que não é música)
Lhe digo prezado anônimo, este vício horrível arrasta maioria do jovens justamente por uma malícia, um detalhe singular nos acordes da harmonia musical: a introdução do intervalo musical de quarta aumentada - diabolus in musica(intervalo de tal forma dissonante que a Igreja condenou na Idade Média). Todo o rock, até o que parece mais ingênuo está encharcado disso; levando a vontade da alma para melancolia ( aquele rock adocicado, meloso ) ou para a euforia ( explicitamente satânico). O resultado é um só : o pecado da desesperação em doses lentas, pingando na alma, sem o sujeito ver que aquela rebeldia na vontade; herdada de Adão após o pecado original,foi levada a termo,caminhando para o inferno. Como ficar livre desta peste?
Estudar sobre o assunto, rezar muito ( principalemnte o Rosário da Virgem Maria), praticar devoções espirituais recomendas por Santos e sacrificar a audição a Deus (evitando escutar essa obra demoníaca).

AMDG.
Gustavo Fernando Lourenço.