15/04/2013

Sentenças de São Bernardo - VII

1. Os caminhos que nos levam à morte são três: uns miseráveis, outros laboriosos e os terceiros, voluptuosos. São miseráveis os dos pobres, que se gabam em sua pobreza com espirito prepotente e soberbo. Estes são levados da indigência espiritual à miséria eterna. São laboriosos os caminhos dos avaros e cobiçosos, que se debatem miseravelmente entre a ansiedade dos mais variados afãs e se esquecem de buscar os interesses de Deus;[1] sufocando-se com os ardores da avareza, chegam ao fim da vida oscilando entre a inquietude temporal e as angustias da fadiga eterna. São voluptuosos os dos ricos de vida deleitosa; alimentam seus corpos e desejos nas delícias e prazeres, e depois dos deleites momentâneos e dos encantos efêmeros são levados para as amarguras eternas. 
 
2. O caminho estreito que leva à vida[2] admite, por si mesmo, uma tríplice distinção: um é sangrento, outro purpúreo e outro lácteo. Sangrento é o dos mártires, que lavaram os vestidos de seus corpos no sangue do Cordeiro[3] e pelo caminho do martírio chegaram ao trono do triunfo mais sublime. É purpúreo o dos confessores, que renovaram em sua carne as pegadas da Paixão do Senhor pela abstinência e levarão em seus corpos os estigmas das feridas de Cristo. É lácteo o das virgens, que consagraram em si mesmas a brancura da pureza angélica e as virtudes da santidade, e pelo caminho da pureza voarão felizmente com as asas das virtudes ao abraço e ao leito nupcial do verdadeiro esposo.
 
3. Há quatro tipos de vontade humana: ela pode ser árida, reta, devota e ditosa. É árida nos réprobos e mundanos, cujos corações de modo algum se encharcam do orvalho da graça. Reta é nos principiantes, que abandonam as tortuosidades da vida anterior e se alçam à prática das boas obras por meio da transformação da vontade. É devota nos avançados, que por meio da oração assídua se elevam com ousadia ao amor das boas obras. É ditosa nos perfeitos, que quase sempre pensam em Deus e põem n’Ele a meta de seu desejo. Entre a vontade árida e a reta está um abismo que ninguém, mesmo desejando, pode saltar:[4] se trata da intenção perversa. Entre a reta e a devota está o hábito enraizado. Entre a devota e a ditosa, a afeição corporal. Estas três realidades são como pedras atravessadas no caminho de nossas ações e impedem que progridamos nas virtudes.
_________________
Ver também: Sentenças de São BernardoSentenças de São Bernardo - II, Sentenças de São Bernardo III, Sentenças de São Bernardo IV e Sentenças de São Bernardo V, Sentenças de São Bernardo VI.



[1] 1Cor 7, 34.
[2] Mt 7, 14.
[3] Ap 7, 14.
[4] Lc 16, 26.

Nenhum comentário: