01/02/2013

Missa Tridentina da Festa da Purificação de Nossa Senhora: dia 02 de fevereiro.

Pela graça de Deus, teremos em Belo Horizonte a celebração da Missa da Purificação de Nossa Senhora, no Rito Tridentino. Pe. Tarciso celebrará a Festa.
 
A Missa será precedida pela benção e procissão da velas. Assim, levem velas para que elas seja abençoadas.
 
 
 
Data: 02 de fevereiro
Horário: 16h30
Local:  Capela Nossa Senhora da Sabedoria, que fica à rua Diabase 320, no Prado.
 
Sobre a Festa, lê-se o seguinte no Missal.
 
A lei mosaica proibia a entrada no Templo à mulher que tivesse dado à luz. Passado o tempo legal, devia ela oferecer um cordeiro e um pombo, ou se fosse pobre, dois pombos. Isto feito, era declarada pura pelo sacerdote e podia novamente entrar no Templo. Outra lei prescrevia que todo primogênito do sexo masculino tinha de ser consagrado como propriedade exclusiva de Deus. Jesus e sua Mãe não estavam sujeitos às leis, mas apesar disto obedeceram a elas.
 
A significação profunda deste dia é que Maria Santíssima oferece o seu próprio Filho ao Padre eterno e dessa maneira toma parte na Redenção do mundo. Com esta solenidade conclui-se o Tempo de Natal e estabelece-se a transição para o Mistério da Redenção. O Filho de Deus nasceu no mundo para ser sacrificado pelo mundo.
 
BÊNÇÃO DAS VELAS
 
O dia é solenizado pela Bênção e Procissão das velas. Jesus Cristo é a Luz do mundo. As festas de Natal e Páscoa nos ensinam isto. O simbolismo das velas ardentes está bem expresso nas Orações desta Bênção. Os Cristãos que levam as velas acesas na procissão, renovam o que prometeram no Sacramento do Batismo: caminhar ao encontro do Senhor por uma conduta digna do nome de Cristãos, para se reunirem a Ele no templo da glória.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Angueth,

Salve Maria!

Haverá confissões antes da Missa?

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Salve Maria!

Sim. Haverá confissões.