29/12/2013

Evolucionismo: sugestão de bibligrafia que desmonta o dogma.

Pediram-me sugestões de leitura a respeito do dogma da evolução. Eis algumas leituras básicas e fundamentais que podem preencher as férias escolares de pessoas que ainda não sucumbiram inteiramente ao domínio da idiotice.
2.  Politically Incorrect Guide to Science. Para um tira-gosto clique aqui. Traduzido por mim em 2017: clique aqui.
3. Não tenho fé suficiente para ser ateu (em português); I don't have enough Faith to be an atheist (em inglês). Prefiro o original em inglês. Neste livro tem muita coisa interessante além de uma crítica demolidora do evolucionismo. Tira-gosto aqui e aqui.
4. Hijacking Science (Whistleblower magazine). Para um tira-gosto clique aqui.
6. Extraordinária sequencia de posts do Sidney Silveira sobre A Metafísica contra a Teoria da Evolução: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V, Parte VI, Parte VII. Até onde eu sei, Sidney Silveira ainda não continuou a série. Tomara que ele a transforme em livro.

23/12/2013

Um santo Natal a todos os leitores do blog!

Leiam primeiramente o magistral texto de Corção: Se Ele não tivesse vindo.

Depois, escutem uma música para aquecer os corações.


17/12/2013

Missa Tridentina em BH nesta semana: dias 19, 20 e 21.

Teremos, pela graça de Deus, Missas, segundo o Rito de São Pio V, na quinta, sexta e sábado, desta semana, última semana do Advento. Será uma boa preparação para o Natal. Seguem os dados.
 
Celebrante: Padre José do Prado Leles, da Diocese de Uberlândia.
Datas: 19, 20 e 21 de dezembro de 2013.
Horário: 20h, nos três dias.
Confissões: a partir das 19h, nos três dias.
Local: Paróquia de São Jorge.

13/12/2013

Pe. Faber, traduzido por mim, é publicado pela Ecclesiae

Pe. Faber foi um dos grandes católicos ingleses do século XIX e sempre tive vontade de traduzi-lo. Começo, e não sei onde isso vai acabar, por um livrinho belíssimo sobre o Purgatório, o dogma esquecido pelos "modernos". Escrevi também uma nota biográfica sobre o autor e Pe. Fabiano Micali, d'Oratório, escreve o prefácio, o qual acrescenta muito ao livro. Espero que vocês aproveitem o livro e que todos nós nos livremos do Inferno.

http://www.ecclesiae.com.br/Temas-Controversos/O-Purgat%C3%B3rio-Ecclesiae/flypage.tpl.html

24/11/2013

Palestra: O Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dia 27 de outubro, quando se comemorou a Festa do Cristo Rei no calendário tradicional, fiz a palestra abaixo, sobre o significado desta festa tão importante para os católicos e para a Igreja.
 


17/11/2013

Mais um grande livro publicado pela Editora Castela: Penegíricos de Bossuet.























O grande bispo de Meaux, maior orador que jamais subiu a um púlpito católico (maior que Crisóstomo e Agostinho) e comparável a Cícero e a Demóstenes, segundo a Enciclopédia Católica, pronunciou vários elogios solenes a grandes santos. Tais discursos foram coligidos e publicados, em francês, com o título Oraisons Funebres Panegyriques e foi traduzido para o português em 1909. Tal é a obra, com correção e atualização do texto, que o editor Gabriel Galeffi Barreiro oferece ao público.
 
Recomendo muitíssimo o livro. Nós que já conhecemos Pe. Antônio Vieira, contemporâneo de Bossuet, temos agora a oportunidade de conhecer o grande orador francês.

01/11/2013

Por que o Concílio Vaticano II tinha a obrigação, perante Deus, de condenar o comunismo?

Quando hoje, até um Papa espalha ao vento ideias comunistas,  pode-se ficar sem entender quão monstruoso é a obra prática do comunismo, o quanto ele precisa destruir o cristianismo para se implantar e o seu apetite por sangue humano. O vídeo abaixo mostra isso tudo e muito mais. Cuidado: o que se verá é monstruoso!



22/10/2013

A demolição da Igreja em estado avançado! O que nos espera em 2017?

O Papa Francisco encara “com profunda gratidão ao Senhor Jesus Cristo” os “numerosos passos dados nas últimas décadas nas relações entre Luteranos e Católicos”, e isso “não só através do diálogo teológico, mas também mediante a colaboração fraterna em múltiplos âmbitos pastorais”.

Recebendo nesta segunda-feira, uma Delegação da Federação Luterana Mundial, juntamente com membros da Comissão Luterano-católica para a unidade, o Santo Padre recordou que o “ecumenismo espiritual constitui, num certo sentido, a alma do nosso caminho em direcção à plena comunhão”.


O Papa Francisco congratulou-se com o facto de ter sido publicado recentemente, em vista da comemoração dos 500 anos da Reforma, um texto da Comissão luterano-católica para a unidade intitulado “Do conflito à comunhão. A interpretação luterano-católica da Reforma em 2017”.


“Parece-me verdadeiramente importante para todos o esforço de confrontar-se, em diálogo, sobre a realidade histórica da Reforma, sobre as suas consequências e sobre as respostas que lhe foram dadas.
Católicos e Luteranos podem pedir perdão pelo mal que causaram uns aos outros e pelas culpas cometidas perante Deus, alegrando-se ao mesmo tempo pela nostalgia de unidade que o Senhor tem despertado nos nossos corações e nos faz olhar em frente com esperança”.

FONTE AQUI

19/10/2013

São Pedro de Alcântara, rogai por nós e livrai-nos do petismo!

Hoje é dia de São Pedro de Alcântara, o Padroeiro do Brasil!

Para ler sobre sua vida, clique aqui.

Para assistir uma palestra sobre sua vida, clique aqui.

17/10/2013

Luiz Ruffato é demolido pela pena de José Maria e Silva.

É difícil ver a demolição pública de um dito intelectual tão bem feita quanto a que realizou o jornalista José Maria. Vale muitíssimo ler o texto da demolição cabal do discurso de Ruffato na Feira de Frankfurt. Nunca tive motivos para admirar Paulo Coelho; agora tenho, pois ele se recusou a fazer parte do grupo dos escritores brasileiros que iriam à feira. Ele devia saber da companhia que teria. Leiam o belo, sereno e esclarecedor texto de José Maria: http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/14601-luiz-ruffato-confunde-arte-com-panfleto-e-envergonha-o-brasil-em-frankfurt.html

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

Hoje é dia de Santa Margarida. Fiz um vídeo sobre esta extraordinária santa, publicado em 2011, que republico abaixo.
  

14/10/2013

Os fariseus da FAJE

Nota: estes excertos se encontram no comentário ao Décimo Domingo depois de Pentecostes (o fariseu e o publicano) de Pe. Leonardo Castellani (El Evangelio de Jesucristo, Ediciones Cristandad, Madrid, 2011). Nele, Pe. Castellani, traça o perfil do fariseu e do farisaísmo e mostra que a luta de Cristo contra estes seus inimigo foi central em Sua vida. O farisaísmo hoje está mais que nunca presente dentro da própria Igreja, lutando, como sempre esteve, contra N.S. Jesus Cristo. A FAJE está cheio deles, como nos mostra o recente simpósio por ela promovido. Ao trazer a discussão do aborto para seu seio, como se fosse um assunto com respeitabilidade acadêmica, os fariseus da FAJE estão praticando a monstruosa religião sem misericórdia e justiça, mencionada por Pe. Castellani. A propósito, Pe. Castellani era jesuíta e argentino, uma receita que nem sempre dá certo! 

A palavra fariseu não significava então o que significou depois de Cristo, assim como a palavra sofista não significava no século de Platão o mesmo que depois – e por obra – de Platão. Os fariseus eram os separados – é isso que significa a palavra em aramaico – os puros, os distinguidos. Não existe hoje um grupo social inteiramente idêntico aos fariseus – ainda que exista muito farisaísmo. (...) Eram, ao mesmo tempo, uma espécie de confraria religiosa, de grupo social e de poder político.
(...)
Dizia Dom Benjamin Benavides que o farisaísmo, tal como está escrito nos Evangelhos, tem sete graus: 1) a religião se torna exterior e ostentadora; 2) a religião se torna rotina e ofício; 3) a religião se torna negócio ou “lucro”, 4) a religião se torna poder ou influência, meio de dominar o próximo; 5) aversão aos que são autenticamente religiosos; 6) perseguição aos que são religiosos de verdade; 7) sacrilégio e homicídio. Em suma, o farisaísmo abarca desde a simples exterioridade até a crueldade, passando por todos os escalões de fanatismo e hipocrisia. Este é o pecado contra o Espírito Santo, para o qual não tem remédio. Aquele que não vê a extrema maldade do farisaísmo – que realmente é fácil de ver – que considere somente isto: a religião suprimindo a misericórdia e a justiça. Pode dar-se algo mais monstruoso?
(...)
Toda a biografia de Jesus de Nazaré como homem se pode resumir nesta fórmula: foi o Messias e lutou contra o farisaísmo; o quiçá mais brevemente: lutou contra os fariseus. Este foi o trabalho que pessoalmente Cristo se determinou como homem: sua Empresa.
 
A vida de Cristo não foi um idílio nem um conto de fadas nem uma elegia, mas um drama. Não há drama sem antagonista. O antagonista de Cristo foi o farisaísmo, vencedor em aparência, derrotado em realidade.
(...)
Há pois profecias no Evangelho que parecem irreconciliáveis: uma é que “as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”; outra é que quando Cristo voltar “apenas encontrará fé sobre a terra”. E a conciliação deve estar no princípio ou norma que deu Cristo aos seus a respeito da Sinagoga já desolada e contaminada: “Na cátedra de Moisés se sentarão e ensinarão os Escribas e Fariseus: façais tudo o que disserem; mas não conforme suas obras”. A Igreja não falhará nunca porque nunca ensinará a mentira; mas a Igreja será um dia desolada, porque o que ensinam nela falarão e não farão, mandarão e não servirão; e mesclando ensinamentos santos e sacros com exemplos maus ou nulos, farão a Igreja repugnante ao mundo inteiro, exceto aos pouquíssimos heroicamente constantes.

08/10/2013

Meu Deus é católico!

Bem, depois de publicar a opinião de Christopher Ferrara sobre as terríveis afirmações do Papa Francisco, dou agora a minha.  
 
Meu Deus é católico, como também era católico o Deus de São Paulo, de São Bento, de Santo Agostinho, de Santo Tomás de Aquino, de São Francisco Xavier (por sinal, jesuíta de verdade), de São Pedro de Alcântara, de Santa Teresa de Ávila, de Santo Afonso de Ligório, de Santa Cataria de Sena e de São Padre Pio, por exemplo. 
 
Bem, dizer que Deus não é católico é negar um tanto de verdades em que todos cremos, entre elas alguns dogmas da Igreja. Vejamos. Se Deus não fosse católico:
1. Jesus Cristo, que fundou a Igreja, não seria Deus;
2. A Redenção não teria se dado, e nós não poderíamos ser salvos;
3. Maria não seria mãe de Deus (teotokos);
4. Quando Ele apareceu a Paulo, no caminho de Damasco e perguntou: “Saule, Saule, quid me persequeris?”, Ele não teria usado o pronome pessoal “me” querendo significar os católicos que Paulo perseguia. Ou seja, perseguir os católicos é o mesmo, para Nosso Senhor, que persegui-Lo!
5. Ele não estaria presente de Corpo, Sangue, Alma e Divindade nas Hóstias Consagradas em todas as Igrejas católicas (e não outras) da face da Terra;
6. Não teríamos os milagres permanentes que Ele realiza desde de sua Ressurreição: Hóstias que sangram há séculos, corpos incorruptos (de santos da Igreja) há séculos, as aparições de Nossa Senhora e Nosso Senhor a santos da Igreja (e não a qualquer um); no século XX, as aparições de Fátima, o milagre do Sol e São Padre Pio, com suas chagas e seus milagres.
7. Não teríamos Sua Igreja, que tem sobrevivido até aos Papas conciliares; 
8. Por fim, não teríamos motivo para a esperança de ver, no futuro, Papas que não causem tanta confusão, não causem tanto prazer ao mundo, cujo príncipe é Satanás.
 
Santa Brígida, rogai por nós!

07/10/2013

Papa Francisco afirma: "Creio em Deus. Não em um Deus católico, não existe um Deus católico; existe Deus".

Claro que Deus não é literalmente católico -- como se alguém pensasse tal coisa. Mas essa observação superficial, tão agradável aos ouvidos modernos e entregue por ninguém menos que um Papa nas mãos de um veículo anti-católico, prejudica a causa do Evangelho porque obscurece a verdade de que Deus Encarnado realmente fundou a Igreja Católica, "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu inspetores, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele fez sua com o seu próprio sangue." (At 20:28) A Igreja que Deus fundou e comprou com Seu Sangue chama a si própria de Católica, assim conferindo um sagrado e inalterável significado à palavra, que pertence ao próprio Credo que começa assim: "Creio em Deus." Declarar que "não há um Deus católico" é separar o Evangelho de sua guarda, divinamente decretada, pela Igreja Católica, para o grande prazer do mundo. Como é perturbador ver um sucessor daquela Pedra na qual a Igreja foi fundada descer a tal banalidade!

[Excerto de Romam vado iterum crucifigi, de Christopher A. Ferrara.]


Nossa Senhora do Rosário, valei-nos!

Curso de Filosofia Tomista: últimos dias de inscrição!

Por uma Filosofia Tomista
Curso on-line de 60 horas ministrado por
Carlos Nougué
 
 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino
 
[Comunicado 7]
 
QUATRO DIAS FINAIS PARA AS INSCRIÇÕES 
1) Relembre-se que o período de inscrições no curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas, se encerrará impreterivelmente no dia 10 de outubro. Não se abrirão exceções.
2) As inscrições são feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).
3) No mesmo site, aliás, explica-se tudo a respeito do curso (mediante F.A.Q., os comunicados anteriores, etc.), incluindo a Ementa do Curso e o valor e formas de pagamento.
4) Quanto a qualquer dúvida, porém, que permaneça, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).
 
AINDA SOBRE O CURSO 
1) O curso se iniciará no mesmo dia 10 de outubro, com a postagem do primeiro vídeo; e neste mesmo dia 10 os alunos receberão um Comunicado particular explicando ainda mais pormenorizadamente a dinâmica das aulas, das respostas às dúvidas (haverá um e-mail próprio para enviá-las), etc.
2) Os vídeos-aula (30 regulares, e diversos extras para a resolução das dúvidas) permanecerão 6 meses em nosso site a contar do dia 10 de outubro.
3) Apesar de todos os vídeos-aula já estarem gravados no dia 10 de outubro, só se postarão no site dois por semana, por óbvias razões didáticas.
 
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás

05/10/2013

Curso de Latim do Instituto Angelicum: já estou matriculado!

http://contraimpugnantes.blogspot.com.br/2013/10/tira-gosto-do-cuso-de-latim-do.html

A "diversidade" de opiniões no simpósio da FAJE

Recebo de uma irmã em Cristo os comentários abaixo. Atentem bem para os "piedosos" acadêmicos reunidos com o intuito de que "participantes conheçam posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto e formem suas próprias opiniões, segundo uma visão crítica." São todos fariseus! Explico isso num próximo post. Vejam também: Pluralismo seletivo: “Jesus dialogou com Satanás” (!), mas a FAJE não dá a palavra aos Católicos.  

Caro Prof. Angueth,
 
Perdi um tempinho no Google, para saber quem seriam os conferencistas que terão, segundo a resposta que lhe foi enviada pela FAJE, “posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto” segundo, claro e como não poderia deixar de ser, “uma visão crítica”, num clima de “honestidade intelectual”.
 
Não tive paciência para pesquisar todos os nomes dos “Professores Doutores Empregados de Pontifícias Universidades Católicas ou Congêneres Defendendo a Cartilha Globalista da Nova Ordem Mundial”, então, aqui vai uma pequena amostra do que encontrei com as devidas fontes:
 

04/10/2013

Perder a Fé tem consequências práticas seríssimas: herege admite suicído assistido!

Nota: Isto se chama tecnicamente desespero. Deus está nos mostrando as consequências do modernismo que se instalou na Igreja. Na verdade, Kung considera a Igreja atual pouco modernista!
 
 
O teólogo suíço Hans Küng, a quem o Papa João Paulo II tirou a licença para lecionar devido às suas posturas críticas ao Vaticano, cogita recorrer ao suicídio assistido para por um fim à sua vida, diante da evolução do Mal de Parkinson.
 
A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 01-10-2013. A tradução é de André Langer.
 
“Não quero continuar vivendo como uma sombra de mim mesmo”, escreve o teólogo, no terceiro e último volume das suas memórias, como foi antecipado hoje (dia 01 de outubro) por seu editor alemão, Piper Verlag.
 
Küng, de 85 anos, sofre de Parkinson em estado avançado e teme perder logo e completamente a visão, diante do que não descarta a possibilidade de se entregar nas mãos de uma clínica suíça especializada em suicídio assistido.
 
“O ser humano tem o direito de morrer quando já não tem nenhuma esperança de continuar levando o que, segundo o seu entendimento, é uma existência humana”, escreve o teólogo e catedrático da Universidade de Tübingen .
 
Fonte: FratresInUnum.

03/10/2013

Nova entrevista do Papa, novo escândalo para os católicos.

Não é preciso ser católico dito tradicionalista para entender a catástrofe midiática do Papa Francisco; não é preciso ser um profundo conhecedor da teologia católica, de delicadas questões doutrinais, das confusas "definições" do Concílio Vaticano II. Um católico normal inteligente pode muito bem perceber a periculosidade das entrevistas papais. O inteligentíssimo católico Reinaldo Azevedo resume o sentimento generalizado: leia aqui.

02/10/2013

A Comissão Organizadora do Simpósio FAJE & PUC-MG responde ao blog.

Leiam a resposta que o blog recebeu sobre o post A Faculdade Jesuíta é abortista?, na seção de comentários do mesmo.  O blog agradece a atenção da comissão e se reservará o direito de oportunamente comentar a respeito.
 
Enquanto isso, os leitores do blog podem se expressar por meio de comentários.

Vídeo da Palestra "O Rosário segundo Leão XIII"

O Papa Leão XIII é conhecido como o Papa do Rosário. Nesta palestra procuro analisar suas encíclicas marianas. Lembro também as várias indulgências prescritas por este grande papa para quem rezar o Rosário no mês de outubro, que se inicia.

Se o vídeo convencer apenas uma pessoa a rezar o Rosário todos os dia de sua vida, não só no mês de outubro, já me dou por satisfeito. Desde já agradeço a Nossa Senhora a oportunidade que ela me proporcionou de fazer a palestra.


28/09/2013

Faculdade Jesuíta é abortista?

Denúncia: Faculdade jesuíta convida inimigos da Igreja para dar cursos em Simpósio
 
(...os alunos da instituição poderão escolher para a participação obrigatória.)
 
 
De 2 a 4 de outubro, a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia promoverá seu IX Simpósio Internacional Filosófico-Teológico. Depois da “ilustre” presença do Prof. Dr. Leonardo Boff com a conferência de abertura do Simpósio no ano passado, neste ano, a FAJE convidou para ministrar um seminário (4h/a) a Dra. Roseli Fischmann (USP).
 
O seminário da Dra. Fischmann tem por título “O caráter educativo da laicidade do Estado” e se realizará conforme a programação do evento nos dias 3 e 4 às 10h no Campus da FAJE.[1] O seminário está entre os cinco eventos simultâneos entre os quais os alunos da instituição poderão escolher para a participação obrigatória.
A Dra. Fischmann faz parte do Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA)[2], que “conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e seu foco é capilarizar a discussão do tema do aborto sob o prisma da Saúde Pública e retirá-lo da esfera do crime.”[3] Entre seus participantes o GEA declara outras organizações, como por exemplo, as Católicas pelo Direito de Decidir e o Ipas Brasil, que possuem a mesma finalidade, além do Ministério da Saúde e da Secretaria de Política para as Mulheres.[4] Para alcançar seu fim o GEA “produz novos materiais e estimula a difusão de informação e dados de pesquisas através de entrevistas e matérias nos veículos de comunicação do Brasil e no mundo e realiza seminários, colóquios e encontros com mais parceiros nessa iniciativa.”[5] Tudo isso para descriminalizar o aborto. Para se ter ideia da importância do GEA, alguns dos seus membros e o próprio grupo tiveram importância na discussão e julgamento favorável ao aborto de fetos anencéfalos pelo STF na ADPF 54.[6]
Pró-aborto, a Dra. Roseli realizou nos anos de 2007 e 2008 o projeto “Ensino Religioso em Escolas Públicas: legislação e normas e seu impacto sobre a cidadania e os direitos sexuais e reprodutivos”. Tal projeto teve como financiadores as Católicas pelo Direito de Decidir[7] e apoio financeiro da MacArthur Foundation (ambas abortistas) com consultoria do GEA.[8]
Em 2009, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, a Dra. Roseli Fischmann, contrária ao acordo entre o Brasil e o Estado do Vaticano, defendeu a sua inconstitucionalidade e seus perigos[9] [10]. Tendo ela mesma, por conta desta ocasião, pedido a viagem de representante(s) da virulenta ATEA Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos para Brasília.[11]

27/09/2013

Palestra: O Rosário e o Papa Leão XIII.

O mês de outubro foi dedicado, pelo Papa Leão XIII, ao Rosário. Este papa escreveu 10 encíclicas sobre o Rosário e sua recitação e é conhecido como o Papa do Rosário.
 
Abordarei o tema do Rosário na perspectiva de Leão XIII e suas encíclicas. 
 
 
DATA: próximo domingo, 29/09/2013.
LOCAL: Capela Nossa Senhora do Monte Calvário.
HORÁRIO: logo depois da Missa (por volta das 10h30)

ASSISTA AQUI AO VÍDEO DA PALESTRA

23/09/2013

Olavo de Carvalho sobre o Papa Francisco: na mosca!

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1344294-papa-critica-obsessao-da-igreja-com-aborto-casamento-gay-e-contracepcao.shtml

O esforço intenso que esse Papa desempenha em lisonjear os inimigos e escandalizar os católicos não parece deixar margem a dúvidas sobre quem é ele e quais as suas intenções.
 
Bergoglio está para a Igreja Católica como Barack Hussein Obama está para a nação americana.
 
Li a declaração no original. Não há desculpa. Não é a Igreja quem "fala muito desses assuntos". É o movimento gayzista internacional, que tem todos os megafones à disposição, e perto do qual a voz da Igreja se torna um sussurro inaudível. E, se é para dar aos gayzistas o conforto do silêncio, é preciso conceder o mesmo benefício aos adúlteros, aos masturbadores, etc. que pelo menos pecam em privado e não se arrogam o direito de achincalhar a Igreja em público.
 
Esse é o ponto mais importante. Se o Papa tivesse recomendado mais discrição da Igreja ao falar dos pecados sexuais em geral (inclusive o homossexualismo, é claro), tendo em vista a ascensão generalizada de pecados infinitamente mais graves, como o homicídio em massa, o tráfico de pessoas, a prostituição infantil, etc., eu seria o primeiro a aplaudi-lo. Não tem sentido, no mundo atual, achar que o garoto que tocou uma punheta no banheiro vai para o inferno ao lado de Fidel Castro, Pol Pot e Robert Mugabe. Mas o homem concedeu uma trégua especial ao gayzismo e ao abortismo, que são forças políticas mundiais organizadas, sem estendê-la a todos os pecados da carne, mesmo infinitamente menos graves que o aborto, o qual não é um simples pecado da carne e sim um homicídio. É absurdo, é injusto, é um escândalo em toda a linha.
 
O abortismo já alcançou as dimensões de um genocídio mundial, e dar-lhe trégua sem poupar garotos de 13 anos que se masturbam é TOTAL falta de senso das proporções.
 
Aos adeptos do "senta que o leão é manso": O mesmo pretexto, de que se trata apenas de pastoral, não de doutrina, foi usado para justificar todos os erros do Concílio Vaticano II que estão destruindo a Igreja há meio século. Chega!

[Negritos são meus]
 
OBS do Blog: Vamos parar de achar que é a imprensa que distorce as palavras do Papa!
 

21/09/2013

Situação atual da Igreja: lobos cuidando dos rebanhos!

Recebo de um amigo uma iluminura medieval que retrata supreendentemente bem a atual situação a Igreja!
 
 
 
 
Hoje é festa de São Mateus; peçamos a este grande apóstolo e evangelista sua proteção.
 
São Mateus, rogai por nós!

16/09/2013

Olavo responde a Caetano Veloso

Caetano Veloso: Acho a proposta de Olavo de Carvalho de uma política (e não só uma economia) para os liberais muito presa à ideia de que o comunismo é como o diabo incansavelmente tramando contra o bem. Há boas intenções nos liberais e há boas intenções nos socialistas e comunistas. Embora ninguém duvide de que boas intenções podem levar ao inferno. (O Globo, 1/9/2013) Mais sobre Caetano, leiam aqui e aqui.
 
Olavo de Carvalho:
1. Num artigo magistralmente oco, o sr. Caetano Veloso diz que os comunistas têm tão boas intenções quanto os liberais, coisa que, segundo ele, só um direitista extremado como eu não enxerga. Se ele tentasse alardear as boas intenções liberais num jornal de Cuba ou da Coréia do Norte, entenderia o tamanho da asneira que proferiu. Antes que ele se arrisque a tamanho desatino, seria melhor que tentasse explicar para si mesmo como pode haver igual quota de boas intenções em pemitir-lhe que escreva o que bem entenda, até remunerando-o por isso, e em enviá-lo ao pelotão de fuzilamento pelo crime de atribuir boa intenção aos malditos exploradores capitalistas em vez de reservar o monopólio dela, como se deve, aos comunistas. Ou a “boa intenção” tal como a entende o sr. Veloso é pura fantasia subjetiva, desligada de todos os bens e males objetivos (e neste caso até o estuprador de uma menininha de três anos pode legitimamente alegar boas intenções), ou há uma equivalência moral objetiva entre matar um cidadão e preservar sua liberdade. “Tertium non datur.” Com toda a evidência, o sr. Veloso usa o termo “boa intenção” sem qualquer significado substantivo e apenas por ostentação de bom-mocismo convencional, fácil, leviano e radicalmente irrelevante. Não creio que ele compreenda este raciocínio, mas, para uso dos demais, que fique aqui registrado.
 
2. Sinceramente, essa afetação de superior imparcialidade do Caetano Veloso é imoral e criminosa no mais alto grau.
 
3. Similarmente, entre Pol-Pot e os dois milhões de cambojanos que ele matou, os dois lados tinham boas intenções.
 
4. Entre uma menininha de três anos e o seu estuprador, é preciso ponderar as boas intenções dos dois lados.
 
Mais sobre Caetano e, também, Renato Janine Ribeiro, clique aqui.

15/09/2013

Festa das Sete Dores de Nossa Senhora



Oratio
 
Ó Deus, em cuja Paixão, segundo a profecia de Simeão, um gládio de dor traspassou o terníssimo coração da gloriosa Virgem Maria, vossa Mãe, concedei-nos, propício, que, recordando com veneração as suas Dores, possamos alcançar o feliz efeito de vossa Paixão. Vós, que, sendo Deus, viveis e reinais.
 
 
 
Leiam o belíssimo texto de Pe. Faber sobre o Martírio de Maria.

14/09/2013

Festa da Exaltação da Santa Cruz


A IGREJA Católica ocidental conhece a festa da Invenção da Santa Cruz, celebrada no quinto e sexto século, em memória da célebre aparição do sinal da Cruz, na batalha da ponte Mílvia, que deu a vitória ao imperador Constantino sobre seu competidor Maxêncio, e a festa da Invenção do Santo Lenho, pela Imperatriz Santa Helena. A liturgia dos nossos dias, porém, reserva o dia 3 de Maio à celebração da Invenção da Santa Cruz e à Aparição maravilhosa na batalha acima referida, dando-lhe o título: Festa da Invenção da Santa Cruz. O dia 14 de Setembro, dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, comemora o glorioso fato da reconquista da Santa Cruz das mãos dos Persas. 
 
Chosroes II, rei da Pérsia, pegara em armas contra o império oriental romano (610), sob o pretexto de querer vingar as crueldades que o imperador Phocas tinha praticado contra o imperador Maurício. Phocas desapareceu e teve por sucessor Heráclio, governador da África. Este fez proposta de paz a Chosroes, que este rejeitou. Uma cidade após outra caiu em poder dos Persas, sem que Heráclio lhes pudesse tolher os passos. Senhor de Jerusalém, Chosroes praticou as maiores atrocidades contra sacerdotes e religiosos, reduziu à cinza as igrejas, e entre outras preciosidades, levou também a parte do Santo Lenho, que Santa Helena tinha deixado na cidade Santa. 
 
Heráclio pela segunda vez pediu a paz. O rei bárbaro respondeu-lhe com arrogância e orgulho: "Os Romanos não terão paz, enquanto não adorarem o sol, em vez de um homem crucificado". Vendo assim frustrados todos os esforços, Heráclio pôs toda confiança em Deus e em 622 marchou contra a Pérsia. Vitorioso no primeiro encontro, na Armênia, no ano seguinte o exército cristão conquistou Gaza, queimou o templo, junto com a estátua de Chosroes, que nele se achava. Chosroes mesmo foi assassinado pelo próprio filho, com o qual Heráclio celebrou a paz. Uma das primeiras condições desta paz foi a restituição do Santo Lenho, o qual Heráclio levou em triunfo para Constantinopla. 
 
Uma vez livre do jugo dos Persas, Heráclio resolveu a solene trasladação do Santo Lenho para Jerusalém. Na primavera do ano de 629, com grande comitiva, foi a Cidade Santa, levando consigo a preciosa relíquia. Festas extraordinárias prepararam-se na Palestina. Em procissão soleníssima foi levada a Santa Cruz, para ser depositada na igreja do Santo Sepulcro, no monte Calvário. O Imperador tinha reservado para si a honra de a carregar. Chegada a procissão à porta da cidade que conduz ao Gólgota, Heráclio, como retido por forças invisíveis, não pôde dar mais um passo adiante. O patriarca Zacarias, que se achava ao lado do Imperador, levantou os olhos ao céu e como por inspiração divina, disse-lhe: "Senhor! Lembrai-vos de que Jesus Cristo era pobre, quando vós andais vestido de púrpura; Jesus Cristo levava uma coroa de espinhos, quando na vossa cabeça vejo brilhar uma coroa preciosíssima; Jesus Cristo andava descalço, quando vós usais calçado finíssimo". Heráclio com humildade aceitou o aviso do patriarca. Sem demora tirou a coroa, trocou o manto imperial por uma túnica pobre, substituindo o rico calçado por sandálias e, tomando de novo o Santo Lenho, sem dificuldade alguma o levou até a última estação. Lá chegado, todo o povo se acercou da grande relíquia, venerando-a com muita fé. Muitos doentes recuperaram a saúde. 
 
Para todos, o dia 14 de Setembro de 629 foi um dia de triunfo e da mais pura alegria. Deus ainda o glorificou por milagres, dando a saúde a muitos enfermos. 
 
Fonte: Na Luz Perpétua, Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico, 1950.

Por uma filosofia tomista: curso de Carlos Nougué

Comunicado 2
“A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino

PERÍODO DE INSCRIÇÕES
As inscrições ou subscrições para o curso Por uma Filosofia Tomista se iniciarão no dia 18 de setembro e se estenderão até o dia 10 de outubro.
Observação 1: Todos os demais dados, como o valor da subscrição, estão mantidos como se veem no Comunicado 1.
Observação 2: Dar-se-á, no entanto, um desconto especial aos alunos do antigo curso de História da Filosofia “Do Impulso Grego ao Abismo Moderno”. Estes alunos receberão, a par deste, um comunicado especial.
Observação 3: Como dito no Comunicado 1, todos os vídeos-aula de Por uma Filosofia Tomista estarão gravados antes do início do Curso, mas só se postarão no site dois por semana, por óbvias razões didáticas. Permanecerão todos no site até cinco meses depois do início do Curso. (Informar-se-á oportunamente o endereço do site.)
o vídeo postado neste comunicado 2
Como um interessado no curso nos escreveu perguntando-nos se seria possível acompanhá-lo sem maiores leituras e conhecimentos prévios, gravamos em resposta o vídeo É Possível Penetrar a Filosofia Tomista? Como Começar a Compreendê-la (http://youtu.be/bVk0Jwy1AeE).
Observação 1: Todos os nossos vídeos antigos bem como os prévios ao curso Por uma Filosofia Tomista estão ou serão publicados em nosso próprio canal do YouTube. Lá já estão os dois primeiros vídeos de Apresentação do curso Por uma Filosofia Tomista e um sobre Platão e a Arte. Para inscrever-se em nosso canal do YouTube, basta clicar justamente no botão “inscrever-se”, logo abaixo de qualquer de nossos vídeos.
Observação 2: Anexo a este Comunicado, outros dois textos de Carlos Nougué:
Pode o homem ter mais de um fim último?, em verdade uma exposição à letra de uma Questão da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino;
• a transcrição do Vídeo de Apresentação 1 do curso Por uma Filosofia Tomista.  
Observação geral: Para se resolverem quaisquer dúvidas, escreva-se para cursos@carlosnougue.com.br. 
 
PARA MAIORES E FUTURAS INFORMAÇÕES ACESSAR O SITE DO CURSO.

10/09/2013

Anedotas e exemplos ilustrativos do Catecismo.

Nossos Primeiros Pais e a Queda
 
Pergunta: A corrupção de nossa natureza permanece em nós depois de perdoado o pecado original?
Resposta: Essa corrupção de nossa natureza e outras punições permanecem em nós depois do perdão do pecado original.
 
A Face de Sócrates
 
Todos nós nascemos como uma inclinação para o mal e isso é devido ao pecado original; mas podemos e devemos praticar a auto-correção que é o fundamento de toda a virtude. Um fisionomista, depois de estudar a face de Sócrates, concluiu que ele era um homem inclinado à luxúria, à ira, ao alcoolismo e a muitos outros vícios. Seus discípulos ficaram indignados, mas o filósofo (que viveu na Grécia, 400 anos antes de Cristo) os interrompeu, dizendo candidamente: “Fiquem quietos; o homem está certo, pois eu seria realmente tudo o que ele diz, se não tivesse me aplicado ao estudo da filosofia e à prática da virtude.” Se um pagão, por meios naturais, pode vencer suas más inclinações, quanto não poderá a este respeito conseguir um cristão por meio da graça!
 
Encarnação e Redenção
 
Pergunta: O Filho do Deus se tornou homem logo depois do pecado de nossos primeiros pais?
Resposta: O Filho de Deus não se tornou homem logo depois do pecado de nossos primeiros pais, mas lhes foi prometido como um Redentor.
 
Deus se move vagarosamente
 
Certo infiel fundamentava sua negação da existência de Deus no fato de que se Deus existisse Ele não demoraria em punir os maiores pecadores do mundo. “Mesmo meu pobre senso de justiça exigiria que a vingança caísse em suas cabeças, e isso imediatamente,” ele dizia discutindo com um amigo cristão; “e se Deus existe, seguramente Seu senso de justiça deve ser mais agudo que o meu.” “Sim,” seu amigo respondeu, “mas voce e eu estamos com pressa porque sentimos que o tempo – um curto período de tempo – é o limite de nossa existência, mas Deus pode se dar ao luxo de se demorar no exercício tanto de Sua justiça quanto da Sua misericórdia, porque a medida de Seu ser é a eternidade.”
 
In Anecdotes and Examples Illustrating the Catechism, Rev. Francis Spirago, Roman Catholic Books, 1903.

 

 

07/09/2013

Missas Tridentinas em BH, neste final de semana.

Padre Tarciso celebrará a Santa Missa segundo o Rito de São Pio V, como ela sempre foi celebrada por 1500 anos em todo o mundo:

. hoje, dia 7 de setembro, às 18h30, com confissões a partir das 17h30;

. amanhã, dia 8 de setembro, às 11h00.
 
As missas serão celebradas na Capela Nossa Senhora da Sabedoria, que fica à rua Diabase 320, no Prado.
 

06/09/2013

Padre Guy Pagès ao Papa Francisco

Não deixem de ler uma carta aberta do Pe. Pagès ao Papa Francisco acerca da mensagem deste aos mulçumanos. Ele diz, no começo da carta:
 
Saudando com “um grande prazer” os muçulmanos por ocasião do ramadã, o qual é considerado um tempo consagrado “ao jejum, à oração e à esmola”, Vós pareceis ignorar que o jejum do ramadã é tal, que “a cesta [de compras no supermercado] média de uma família que faz o ramadã aumenta 30%”, que a esmola muçulmana se destina somente aos muçulmanos necessitados, e que a prece muçulmana consiste principalmente em rejeitar cinco vezes por dia a Fé na Trindade e em Jesus Cristo, a pedir o favor de não seguir o caminho dos transviados que são os cristãos… Ademais, durante o ramadã, a delinquência aumenta de modo vertiginoso. Há realmente nessas práticas algum motivo de elogio possível?
 
Além disso, quem quiser entender o que seja o Islã, não pode deixar de ler os livros de Robert Spencer. Leiam pelo menos dois: The Politically Incorrect Guide to Islam (and the Crusades) e o recém lançado Not Peace But a Sword: The Great Chasm Between Christianity and Islam. Sobre Robert Spencer, clique aqui.

05/09/2013

Sentenças de São Bernardo - IX

1. Os cristãos tomaram o nome de Cristo, e isto é laborioso, pois os agraciados com esse nome devem ser imitadores da santidade. Há três coisas que se nos manifestam em Cristo e que devemos praticar como todo o empenho: condenar vigorosamente a vaidade do mundo, pois também Jesus fugiu para que a multidão não Lhe proclamasse rei; [Jo 6, 15] exercitar-se virilmente na paciência, pois Jesus morreu como um cordeiro; [Is 53, 7] e cultivar verdadeiramente a dupla caridade, porque Jesus rezava por seus inimigos. [Lc 23, 34] 
 
2. A humildade tem sete graus descendentes: a renúncia aos bens, a exemplo dos apóstolos; [Mt 10, 9-10; Mc 6, 8-9; Lc 9,3; 10,4] a rudeza ao vestir, como Elias [2 Reis 13] e João; [Mc 14, 52] o exercício corporal, como Paulo; [2 Cor 11] a indiferença na prosperidade, como David pobre e rei; a paciência na adversidade, como Jó e Tobias; a aversão à própria opinião e aos frutos da vontade própria.  
 
3. Estas são as armas da virtude para combater contra o mal: o conhecimento total do pecado que expele as obscuridades do prazer; a aflição penitencial com que se enfrenta os encantos da carne; a confissão humilde e sincera, antídoto da iniquidade; a correção suficiente e digna pela mutação da vontade anterior; e o pleno êxito da perseverança, consumado pela vigilância perfeita da santidade. 

_________________

03/09/2013

Festa de São Pio X

Deus, que enchestes o Sumo Pontífice São Pio de sabedoria celeste e fortaleza apostólica, para que defendesse a Fé católica e restaurasse tudo em Cristo: concedei, propício, que, seguindo as suas instituições e exemplos, alcancemos os prêmios eternos, Pelo mesmo N. S.

São Pio X, rogai por nós!


______________________________
- Sobre o que Chesterton falou do grande Papa, clique aqui.
- Sobre um extraordinário livrinho sobre São Pio X, leia O Papa que eu conheci de perto, do Cardeal Rafael Merry Del Val, autor da Ladainha da Humildade (em breve publicarei esta ladainha no blog)
- Em inglês, temos uma biografia de São Pio X, de Francis Alice Forbes.

01/09/2013

Anúncio importante: Curso de Carlos Nougué sobre filosofia tomista. Este blogueiro fará o curso.

Imagem inline 1
 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino



[Comunicado 1]
 
Em meados de outubro deste ano, estará disponível em site próprio o Curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas (o equivalente a um curso de extensão universitária).

DADOS GERAIS DO CURSO

1) O Curso se dividirá em 30 vídeos-aula de 2 horas cada uma.
2) Todos os vídeos-aula estarão gravados antes do início do Curso, mas só se postarão no site dois por semana, por óbvias razões didáticas. Permanecerão todos no site até cinco meses depois do início do Curso. (Informar-se-á oportunamente o endereço do site.)
3) Haverá, ademais, ao longo dos mesmos cinco meses, vídeos-aula extras, de duração variada, com a resolução das dúvidas enviadas pelos alunos ao e-mail cursos@carlosnougue.com.br. (É também a este e-mail que se deve escrever para solucionar quaisquer outras dúvidas relativas ao Curso. Neste caso, responderá nosso responsável operacional: Marcel Assunção Barboza.)
4) Os vídeos estarão em nosso site em duas versões: uma de alta resolução; a outra de resolução um pouco inferior, para os alunos cujo computador não suporte a primeira.  
5) Na seção Material de Estudos do site, fornecer-se-ão também textos, outros vídeos e bibliografia.  
6) O Curso fornecerá certificado (particular) ao fim dos cinco meses.

EMENTA DO CURSO

I) Apresentação geral: A necessidade de uma Filosofia tomista.
II) Preâmbulo 1: Resumo da História da Filosofia – Do impulso grego ao abismo moderno.
III) Preâmbulo 2: Se Santo Tomás era filósofo e/ou teólogo.
IV) Preâmbulo 3: A essência da doutrina de Santo Tomás, ou se o tomismo é um aristotelismo.
V) Preâmbulo 4: Como estudar a Filosofia, e em ordem a quê.
VI) Introdução geral à Filosofia, ou seja, a seus conceitos elementares (já aqui se implicam noções da Lógica, da Física e da Metafísica):
1) O que é conhecer 2) O ente e os primeiros princípios; 3) A quididade das coisas; 4) O essencial e o acidental; 5) Substância e acidentes; 6) A questão do an sit; 7) Ente e esse (ser ou ato de ser); esse e existência – uma primeira aproximação; 8) Divisão e definição; 9) Se os acidentes são entes e têm quididade; 10) Se as coisas artificiais têm quididade.
VII) Introdução à Lógica:
1) A simples apreensão; 2) As propriedades das coisas; 3) O juízo ou composição; 4) As causas; 5) O silogismo; 6) Em defesa da Lógica; 7) Se a Lógica é arte ou ciência; 8) As propriedades da Lógica; 9) O método da Lógica; 10) Lógica e Gramática.
VIII) Intermédio: A ordem das ciências e das artes.
IX) Introdução à Física geral:
1) O que é a natureza; 2) Os princípios da natureza: ato e potência, etc.; 3) O sujeito da Física Geral; 4) Existência e esse – segunda aproximação; 5) Em defesa da Física Geral aristotélico-tomista; 6) Se e em que caducou esta ciência; 7) O método da Física Geral; 8) Que classe de ciência é a Física moderna; 9) O que pensar da Biologia, da Psicologia, etc., atuais; 10) Uma crítica a Jacques Maritain.
X) Introdução à Metafísica:
1) Se tal ciência existe ou é válida ou necessária; 2) O sujeito da Metafísica; 3) Ente e esse – segunda aproximação; 4) As propriedades da Metafísica; 5) O método da Metafísica; 6) Diferença entre Teologia (ou Metafísica) e Sacra Teologia, e se elas se opõem; 7) As provas da existência de Deus; 8) O tratado de Deus uno.
XI) Apêndices:                                                                               
1) Os transcendentais; 2) Se o mal é algo; 3) A alma humana e sua imortalidade; 4) A Política e sua ordem ao Fim último do homem; 5) O mundo poderia ter sido criado ab aeterno (desde a eternidade)?

CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ

I) Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 61 anos.
II) Qualificações profissionais:
1) Professor de Filosofia por diversos lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de Pós-graduação (UGF);
3) Tradutor de Filosofia, Teologia e Literatura (do francês, do latim, do espanhol e do inglês);
4) Lexicógrafo.
III) Prêmio e indicações para prêmio:
• Prêmio Jabuti de Tradução/1993;
Indicação ao Prêmio Jabuti/1998;
• Finalista do Prêmio Jabuti/2005 pela tradução de D. Quixote da Mancha, de Miguel de Cervantes (edição oficial do Quarto Centenário da edição princeps).
IV) Responsável pelos seguintes blogs:

SUBSCRIÇÃO PARA O CURSO

1) Valor total:
a) ou R$ 300,00 em até 6 parcelas sem juros no cartão de crédito;
b) ou R$ 280,16 por pagamento à vista mediante débito on-line ou boleto bancário.
Observação: Ambas as formas de pagamento se farão, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula (regulares e extras) e ao material de estudo.
3) O período de subscrição começará entre três a duas semanas antes do início do Curso.
Observação geral 1: Até o fim de setembro próximo, informar-se-á a data efetiva do início do Curso.
Observação geral 2: Até o início do Curso, enviar-se-á semanalmente novo comunicado à mesma mailing list.


VIDEO DE APRESENTAÇÃO DO CURSO



Clique aqui para baixar um texto inicial.