16/05/2013

Mês de maio, mês de Nossa Senhora.

Não há devoção mais recomendada pela Igreja que a devoção à Nossa Senhora. Esta não é uma devoção qualquer; não é equivalente à devoção aos santos. O culto aos mártires, anjos e santos é chamado culto de dulia. O culto a Nossa Senhora, que por sua posição absolutamente superemi-nente entre todos os santos e anjos, é chamado de hiperdulia. A devoção à Nossa Senhora não é opcional, como a devoção aos santos. 

Talvez não haja forma mais completa, e mais agradável à Nossa Mãe, para exercemos essa devoção quanto à recitação do Rosário, que é composto três terços devotados aos três conjuntos de cinco mistérios: gozosos, dolorosos e gloriosos. Essa devoção é antiquíssima e não passou ilesa pelo Concílio Vaticano II, que quis alterar o Rosário, na pessoa do Papa João Paulo II, que adicionou mais um conjunto de cinco mistérios aos já existentes. O melhor texto sobre a razão pela qual não devemos rezar estes mistérios conciliares é do Guilherme Chenta: Por que "não" aos "Mistérios Luminosos"? 

Não são poucas as dificuldades que esperam aqueles que rezam o Rosário. Não falo das dificuldades práticas para incluirmos o Rosário dentro de nossos afazeres diários; estas não são pequenas. Falo da dificuldade da meditação de cada mistério; não só das muitas distrações que nos assaltam, mas da meditação em si. Pois bem, para enfrentar tais empecilhos, não conheço melhor método que o Rosário meditado de São Luís Maria Grignion de Montfort. Talvez tenha sido exatamente por isso que a recém-criada Editora São Francisco Xavier resolveu publicar a meditação de São Luís em formato Kindle, como seu primeiro lançamento. Este pequeno livro é um verdadeiro tratado sobre o Rosário; um guia completo de como reza-lo. Cada conta de cada mistério possui sua própria meditação e o devoto vai sendo conduzido por São Luís, de conta em conta, da Encarnação do Verbo, à Coroação de Nossa Senhora no Céu. 

Este livro é uma ótima aquisição para este mês de maio e, para quem já o tem, um ótimo presente para amigos e parentes. 

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

3 comentários:

Marcio disse...

OS RELATIVISTAS PROTESTANTES PREFERIRAM DIVERGIR DO PRECURSOR DE SUAS SEITAS!
Sabemos que os protestantes têem uma aversão à devoção que tão merecidamente devotamos à SS Virgem Maria, discordando de Lutero que tanto a prestigiou em exaltações constantes em seus escritos.
Acreditam em seus grupos divergentes entre si mesmos e pessoais, cada qual a seu modo, que devotar-se a ele seria ofuscar a devida submissão e adoração a Cristo como se ela as apreendesse para si; muito ao contrario, a sua vida desde o começo foi de servir a Deus e jamais se considerou deusa, apesar dos privilégios à sua pessoa.
Apenas mentalidades obtusas são capazes de interpretarem os procedimentos da SS Virgem no plano de salvação sob esse prisma!
Os milenares ensinamentos da Igreja, dos santos e suas aparições confirmadas de sua presença ratificam que se devotar a ela para se chegar a Cristo é o caminho mais rápido, seguro e não cairmos no alienante relativismo total protestante anti intermediarista.

Anônimo disse...

Angueth,

Off topic: vou ter que incluir um Kindle nas minhas compras próximas. Comprar um livro físico na Amazon-USA demora pra chegar no Brasil, ao contrário do arquivo digital que você baixa na hora.
Ei: você já tem um Kindle? e o Kobo? não testou?

Ricardo2

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Ricardo,

Tenho o Kindle; funciona muito bem. Mas você não precisa dele para ler livros naquele formato. Basta baixar o software para a leitura, que é grátis, diretamente da Amazon.

Um abraço.