28/05/2013

Dos efeitos da Redenção

Pergunta: O que é graça atual?
Resposta: Graça atual é um dom sobrenatural que ilumina a nossa inteligência, move e fortalece a nossa vontade, a fim de que pratiquemos o bem e evitemos o mal. 

Padres apóstatas convertidos: os caminhos insondáveis de Deus 

Todo padre está autorizado a dar absolvição quando o penitente está em perigo de morte. Na época da Revolução Francesa, quando muitos padres apostataram da Fé, o seguinte incidente teve lugar. Diversos pastores protestantes jantavam e se divertiam muito. Um mensageiro entra e a eles se dirige, dizendo que numa casa próxima um homem estava morrendo e suplica o atendimento de um padre. Um dos pastores se levantou e disse que iria atender ao moribundo, a quem ele encontrou perfeitamente consciente. 

O pastor começou repetindo passagens das Sagradas Escrituras, mas o doente o interrompeu: “Eu sou um padre católico, um daqueles que apostatou da Fé. Agora, desejo ardentemente ser recebido de volta na Igreja Católica, e ser absolvido de meus pecados pelo Sacramento da Penitência. Imploro-vos que o senhor tenha a bondade de me encontrar um padre católico e enviá-lo a mim.” Ao ouvir isto o protestante ficou muito tocado, e com lágrimas nos olhos respondeu: “Ó caro amigo, eu também fui um dia um padre católico e infelizmente abandonei minha Fé. Mas como o senhor sabe, eu ainda possuo o poder de absolver os pecados na hora da morte. Assim, posso, como antes, lhe dar a absolvição se o senhor confessar seus pecados.” Em seguida, o moribundo confessou seus pecados e recebeu a absolvição. Com seu último suspiro ele deu graças a Providência Divina, pois que lhe pareceu que o Altíssimo enviara um anjo do céu para resgatá-lo da perdição eterna. 

O protestante retornou aos seus animados companheiros, mas os prazeres da mesa tinham perdido seus encantos; ele era, pela graça de Deus, um homem mudado. Ele abandonou a associação como seus amigos hereges, foi reconciliado com a Igreja, e levou uma vida exemplar até o fim de seus dias.

In Anecdotes and Examples Illustrating the Catechism, Rev. Francis Spirago, Roman Catholic Books, 1903.

Um comentário:

Anônimo disse...

belo texto sr. Angueth cada dia fico mais feliz em ser católico.(embora ainda esteja muito longe de ser um bom exemplo)em um mundo com tanto conhecimento a disposição parece que ficamos mais burros e fazemos mais besteiras,nos deixamos ser levados pelas emoções e não pela razão (percebo que a ICAR sempre esteve certa em seus dogmas sempre esteve coo razão)hoje o inimigo tenta também derrubar-la por dentro e só com a graça e a misericórdia de Deus conseguiremos saber o que e joio e o que trigo na igreja e no mundo. http://www.youtube.com/watch?v=BJZ9a2JZw04 2:20 obrigado sr.Angueth gostaria que rezasse por mim e por toda a minha famila para sermos fies ao nosso senhor JESUS CRISTO e a santa igreja CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.e muito difícil nadar contra a corrente desse mundo.