20/03/2013

Um Papa que se orgulha de sua humildade?


Parece ser este o caso do Papa Francisco. Digo parece, pois pode ser que todos nós estejamos enganados. Vamos esperar um pouco mais para emitirmos uma opinião mais segura.

Enquanto isso, fiquemos aqui com C.S. Lewis, que escreveu um texto extraordinário sobre o orgulho e a humildade. Ele diz o seguinte.

“Não pense que, se você conhecer um homem verdadeiramente humilde, ele será o que as pessoas chamam de "humilde" hoje em dia: não será nem uma pessoa submissa ou bajuladora, que vive lhe dizendo que não é nada. Provavelmente, o que você vai pensar dele é que se trata de um camarada animado e inteligente, que realmente se interessou pelo que você tinha a lhe dizer. Se você não simpatizar com ele, será porque sente um pouco de inveja de alguém que parece contentar-se tão facilmente com a vida. Ele não estará pensando sobre a humildade; não estará pensando em si mesmo de modo algum.

“Se alguém quer adquirir a humildade, creio poder dizer-lhe qual é o primeiro passo: é reconhecer o próprio orgulho. Aliás, é um grande passo. O mínimo que se pode dizer é que, se ele não for dado, nada mais poderá ser feito. Se você acha que não é presunçoso, isso significa que você é presunçoso demais.”

Além disso, vale muito a pena ler otexto de Sidney Silveira, no ContraImpugnantes.

9 comentários:

Marcos Tetsuji disse...

Infelizmente ninguém percebeu que a 'opção preferencial pelos pobres' mantém o status quo, isto é, dando-lhes migalhas, manter os pobres sempre pobres, incentivando que enterrem os seus talentos, até mesmo a capacidade de conhecerem Deus...

In Corde Jesu semper

Marcos

manoel carlos disse...

http://dar.ieab.org.br/2013/03/09/retiro-dos-oblatos-anglicanos-de-sao-bento-da-dar/
amigo Angheth mais uma vez anglicanos se apossam de um templo catolico e l celebram seus ritos....
em olnda e recife.
se possivel divulgue. abraços e tudo de bom.

Anônimo disse...

Caro Professor,

Salve Maria!


Peço-lhe desculpas por desviar um pouco do tema principal aqui exposto e solicitar por gentileza que me indique algumas referências bibliográficas a respeito de história e filosofia medieval. Talvez o senhor já o tenha feito em postagens anteriores, caso isso tenha ocorrido, peço-lhe que me indique o link.

Um abraço,

Leonardo

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NX8tsOr4-Y4



MANOEL CARLOS
PADRE CATIMBOZEIRO UNICAP

Anônimo disse...

Professor, como anda a tradução do Estado servil do belloc?

Att, Alexandre

Anônimo disse...

Caro Angueth, onde é que parece, digo parece, que o Papa Francisco se orgulha de sua humildade?

Att.

Apolinário

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro Apolinário,
Salve Maria!

Na sua insistência em mostrá-la. Um homem humilde normalmente não demonstra sua humildade; ela passa quase despercebida.

Ad Iesum per Mariam.

Anônimo disse...

Caro Angueth,
Salve Maria!

Tenho a impressão que o simples aceno das mãos de um Papa chame a atenção do mundo, por isso cheguei a pensar que há uma certa pressa em julgá-lo. Contudo, embora continue em serva obediência, começo também a achar que seria de grande discrição manter alguns hábitos. Mas quem sou eu, para julgar um Papa?

Oremos!

Apolinário

Anônimo disse...

Prof. Angueth, aquele rapaz que se identificava como cristão pré-reforma, o Wendy, ainda coloca comentários aqui no seu blog?

Nunca mais vi os comentários dele aqui.

André