14/03/2013

As primeiras palavras do Papa Francisco.


Irmãos e irmãs, boa noite!

Vós sabeis que a tarefa do conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram quase ao fim do mundo para consegui-lo. Mas eis-nos aqui. Agradeço-vos pela acolhida. A comunidade diocesana de Roma tem seu bispo: obrigado! Em primeiro lugar, gostaria de oferecer uma oração por nosso bispo emérito, Bento XVI. Rezemos juntos por ele, para que Nosso Senhor o abençoe e Nossa Senhora o proteja.

[Papa e fiéis rezam Pai Nosso, Ave Maria, e Glória.]

E agora comecemos esta jornada; bispo e povo. Esse caminho da Igreja de Roma, que preside na caridade todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua. Rezemos sempre uns pelos outros, para que haja uma grande fraternidade. Minha esperança é que esta jornada da Igreja, que começa hoje, juntamente com o Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuosa para a evangelização desta cidade tão bela. E agora desejo dar a benção. Mas primeiro, primeiro, eu desejo pedir-vos um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezais ao Senhor para que Ele me abençoe – a oração do povo, suplicando a Benção a seu bispo. Rezemos em silêncio essa oração, de vós para mim.

Darei agora minha benção a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade.

[Segue a benção do Papa, em latim.]

Um comentário:

Nik disse...

Professor, confesso que estou triste com a recepção ao novo Papa por parte de alguns irmãos, coisas que li ontem na internet em alguns prestigiados sítios. Palavras fortes de reprovação, censura, escárnio e pessimismo; numa palavra, julgando o próximo que, apesar de tão próximo, era um absoluto desconhecido de todos até ontem. Eu me envergonho por eles, que são meus irmãos de fé, por tamanha falta de caridade, respeito e confiança. Dito isto, gostaria apenas de dizer que o senhor é um dos poucos escritores que leio e admiro que guardou silêncio e respeito ao nosso novo Papa. O que quer dizer este silêncio, não importa. O senhor dirá outro dia. Mas eu não me esquecerei que, em meio ao barulho ensurdecedor da internet nestas últimas horas, o Blog do Angueth pediu oração pelo novo Pontífice e em seguida publicou suas palavras inaugurais. Obrigado e meu reconhecimento pela sua atitude.