21/06/2011

Leitor insinua e blog responde

Um leitor me escreve para perguntar algumas coisas sobre Chesterton, mas começa com a seguinte insinuação: Sou um "herege" protestante, que crê que fora de Cristo não há salvação, esteja tal pessoa na Igreja Católica Romana ou numa denominação protestante. Mas meu ponto não é este. Veja o comentário completo, e parte de minha resposta, no post Leitor pergunta: Por que, Angueth, você é católico? 


Comento agora a frase inicial, que é antes uma insinuação, que não é “o ponto” que o protestante desejava enfatizar, mas que é exatamente O PONTO que mais me interessou no seu comentário. Meu ponto é justamente aquilo que não é o seu ponto, caro leitor.
Há algo em torno de 30.000 denominações protestantes no mundo, algumas das quais, apóiam o aborto, a eutanásia, o milenarismo profético que nos brinda a todo instante com datas do fim do mundo. Há denominações para todos os gostos. Creio que você admitiria que todos estes estivessem salvos.


Há os espíritas, que não são protestantes, mas também dizem acreditar em Jesus Cristo. Assim, também eles devem se salvar, segundo sua concepção. 

Há os budistas, que pregam o desapego do mundo, que também é uma doutrina da Igreja de Cristo, a única que salva, e que o protestantismo, em algumas denominações, ainda mantém. Assim, quem sabe Cristo não abre uma brechinha e salva este pessoal também?
Há também os ateus bem intencionados, que até admiram o Jesus histórico, e o consideram um grande homem; um cara bacana. Será que Deus, tão bom, deixaria estes simpáticos ateus do lado de fora

Dentre os ateus, há os ambientalistas, que são panteístas, que dizem que a natureza “é tudo de bom!”. Que a natureza é tudo de bom, nós também católicos dizemos sempre; está na Bíblia e na Tradição da Igreja; vocês protestantes não devem discordar disto. Então, quem sabe, estes ambientalistas não mereceriam um lugar no céu, um lugarzinho na beira de um rio, ao lado de uma cachoeira?  

Puxa!, acabo de concluir que TODOS JÁ ESTAMOS SALVOS, pela graça de Deus. Que bom ser protestante

Esta Igreja Católica é mesmo muito MEDIEVAL!

26 comentários:

Gustavo disse...

"que crê que fora de Cristo não há salvação".
Salve Maria.
Exatamente! Como o prof. Angueth mesmo disse :
Estar fora da Santa Igreja Católica é estar fora de Cristo.

As partes "presunçosamente" e "pacificamente" que são tomadas em Seu Nome, são na verdade as portas para o inferno: O cisma, a heresia e a apostasia.
In Corde Iesu et Mariae semper.
Gustavo.

Andrea Patrícia disse...

hehehe... muito medieval esse povinho católico :P

Como eles gostam de brincar com o dogma da Igreja, não? Os espíritas dizem que fora da caridade não há salvação, mas nem compreendem o que é caridade, confundem esta virtude com a solidariedade. Os protestantes dizem que fora de Cristo não há salvação, mas esquecem que Ele deu as chaves a Pedro... quanta confusão!

A Paz!

Renato disse...

Prof. Angueth esse protestante está parecendo aquele protestnte anônimo que vem aqui (se eu não me engano ele é calvinista)e vira e mexe tenta armar uma arapuca para os católicos dizendo coisas do tipo - não lembro exatamente as palavras do protestante:

"se Jesus escolhesse realmente Pedro para liderar a sua Igreja, ele seria mais direto"

Sabendo que Cristo Jesus foi bastante direto em Mt 16, 18.

O protestantismo é assim mesmo Prof. Angueth. Eles nunca irão reconhcer que desde a época da Reforma, a Torre de Babel que eles criaram, e que destruiu a moral dos seus países, agorar quer acabar com todo o Ocidente.

Gustavo disse...

Prezado Prof. Angueth,
Salve Maria.

O Jesus e somente Ele que salva segundo os protestantes, na pena do deformador Lutero:

“ Sei que se alguém experimentou o temor e o peso da morte, preferiria ser um porco a ver-se continuamente acabrunhado pelo vexame de semelhante opressão.
Na sua lama o suíno julga-se num leito de plumas, descansa pacificamente, ronca suavemente, dorme tranquilamente; não teme reis nem senhores, morte nem inferno,
demônio nem cólera divina; não o agita a menor preocupação, não se inquieta mesmo com a bolota que há de comer. E se o sultão de todas as Turquias acertasse de passar-lhe ao lado no fasto de seu poder e de sua realeza, ele conservaria toda a sua altivez e não sacudiria em sua honra uma só das suas cerdas. Se o enxotam, solta um grunhido, e se pudera falar diria: Pobre insensato, por que te irritas? Não tens a décima parte da minha felicidade, não passarás nunca uma só hora tranqüila, tão suave, tão calma como todas as minhas, ainda que fosses dez vezes mais rico e poderoso. Numa palavra, o porco vive numa segurança completa, sua vida é toda doçura. Se o levam para o matadouro, pensa simplesmente que é um tronco de madeira ou uma pedra que o incomoda. Até morrer, não espera a morte. Antes, no momento e depois da morte, não experimenta o que é morrer; a vida lhe pareceu sempre boa e eterna. Nesse ponto, nem um rei, nem mesmo o Messias dos judeus, homem algum por mais hábil, rico, santo e poderoso o poderá imitar”

Ap. Paquier, Luther et le luthéranisme t II , pp. 10-11.
Nos inquilinos das pocilgas achou o reformador o ideal da felicidade.
Hino agora ao emancipador da dignidade humana, palmas ao libertador das consciências!

In Corde Iesu et Mariae semper.
Gustavo.

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerj disse...

wendy

o problema do protestantismo é justamente o seu "crendo em Jesus".
Cada protestante entende isso de uma maneira e dá muita confusão. att,Alex

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerj disse...

Wendy

Jesus fez varias revelações. Nao apenas a da sua identidade divina. Revelou a Santissima Trindade, os sacramentos etcc...assim Crer em Jesus é crer em tudo que ele ensinou, inclusive no magistério da Igreja.

Dai essa bagunça protestante.Seitas com casamento gay e etc.... cada seita cria uma doutrina propria baseada na cultura da epoca.

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerj disse...

Wendy

São todas denominaçãoes sim. Pegue a historia do protestantismo e vc vera q as igrejas luteranas, metodistas, batistas, presbiterianas apoiaram o aborto, divorcio etc...

Essas distorções sempre começam nos paises protestantes e depois atingem como uma onda os catolicos.
Que sao sempre a ultima muralha.

Enquanto no catolicismo o pecado é condenado e acidental no protestantismo é institucionalizado.

Salve Maria, Alex

Renato disse...

alerj, você lembrou bem.

OS países protestantes muito antes já aprovaram essas aberrações mencionadas por você.

Mas rapidamente gostaria de mencionar uma coisa.

Nos países de maioria católica é muito comum ter uma união oculta de protestantes e socialistas (ambos tem em comum o ódio pela Madre Igreja).

Um amigo meu me disse que morou na França durante 10 anos. Lá o que ele mais viu foi que protestantes franceses e judeus eram muito próximos de movimentos esquerdistas.

Na maioria de países católicos também existe essa ligação "oculta" entre protestantes e movimentos esquerdistas.

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerj disse...

wendy

A leitura da bíblia não é suficiente. Antes de gutenberg não havia livros, bíblias e nem leitores. Eram necessários sacerdotes para ensinar a doutrina
A Igreja dogmatiocamente é perfeita, humanamente não.
Encerro aqui


Salve Maria, Alex

alerj disse...

Renato

Sei dessa ligação. Gosto de história e passei a acompanhar mais de perto a historia protestante. É um nojo. Sao revolucionários, sanguinários, desordeiros. Não há um pais protestante evangelizado pacificamente. Depois tive oportunidade de ter aulas com o saudoso professor Orlando. ele ensinou muito sobre a epoca das revoluções maçonicas/protestantes do sec XIX. Saber q a rev francesa foi maçonica/protestante foi uam surpresa pra mim. Com a historia e distorcida nas escolas e faculdades ! Como nos doutrinam para sermos anti-catolicos.

Salve Maria, Alexandre

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

"Frequento uma denominação que condena todas estas ações anti-cristãs, pelo simples fato de que a Bíblia as condena."

Ué Wendy?! A Santa Madre Igreja Católica também condena todas as ações anti-cristãs!


Wendy, como você acha que os primeiros cristãos nos primeiros séculos do cristianismo mantiveram sua fé se nem a Bíblia tinha sido formada?

Desde o ínicio do cristianismo, a fé vinha pelo OUVIR, e não pelo LER.

Os protestantes sim destruiram o cristianismo primitivo - que era católico -, pois no ínicio da Igreja Católica os fieis respeitvam a ordem hierárquica; a ordem sacerdortal.

Onde um dos País da Igreja sustenta a Sola Scriptura dos protestantes?

É por isso que o protestantismo (idéia que influênciou os movimentos rebeldes nas suas mais variadas ideologias) não gostam de falar muito sobre os Pais da Igreja. Uma ora ou outra vai cair a máscara protestante de "fieis seguidores da Igreja Primitica". Por isso também foi criada a falácia da "Sola Scriptura".

A "Sola Scriptura" por si só já mostra a mentira da Reforma Protestante já que os cristãos (católicos) no ínicio do cristianismo não possuiam Bíblias em casa.

Uma grande diferença Wendy é o católico enfrentar falsos pastores dentro da Santa Igreja Católica. Outra diferente é criar revoltas contra Ela.

A Reforma Protestante foi uma revolta contra a Madre Igreja e contra o Próprio Deus.

Tudo aquilo que os protestantes acusavam os Papas, eles vieram a fazer com o tempo.

Lutero, Calvino, Henrique VIII,... todos eles se envolveram em escândalos e heresias.

Foi claramente uma tática do diabo para conseguir o seu "dividir para dominar"

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

Wendy, um amigo meu acaba de me dizer que um católico chamado Sandro quer debater com você no blog dele que é esse aqui

http://cumexapostolatusofficio.blogspot.com/

alerj disse...

Wendy

tenha paciencia

nao havia livros para serem lidos naquela epoca

as cartas haviam sido escritas mas ng podia le-las em casa por ex.

os livros eram rarissimos.

vc nao e uma pessoa seria

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alerj disse...

wendy

2 desses livros já li e nada adicionam sobre o q te expliquei

Vc simplesmente nao quer enxergar

Deve ser o oculos

Salve Maria

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Wendy,

Você deixará de publicar comentários por aqui se você assim o quiser. Você sabe bem que muita gente tenta me dizer o que devo fazer com meu blog, mas aqui decido eu o que fazer. Afinal eu criei o blog para ter esta liberdade.

Os sedevacantistas se dão ao luxo de dizer se há ou não papa na Sé de Roma. Eles dizem saber se um determinado papa é herege ou não. Ora, se eles dizem isso dos papas, imagine o que não dizem de nós pobres católicos. Sedevacantismo é uma doença espiritual terrível, um pecado de orgulho similar ao que cometeu Adão. Não há como discutir com eles. E olhe que há muita gente inteligente e culta entre eles; mas a ciência incha!

Wendy, gostei de saber sobre as transformações de suas idéias depois de Chesterton e Olavo. O caminho para Roma é mesmo devagar.

Em JMJ.

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.