Pois a minha carne é um verdadeiro alimento (Jo. 6:55)
Johann Tauler
Beneditino do séc. XIV
Nota do blog: Tauler deixou uma coleção de sermões, proferidos principalmente em conventos de freiras dominicanas, que são uma obra clássica do catolicismo, tendo influenciado grandes santos, como São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila. Eis um pequeno destes sermões, proferido numa Missa de Corpus Christi.
Não há matéria que está tão próxima de um homem e que tanto se torna parte dele quanto a comida e a bebida que ele coloca em sua boca; e assim Deus encontrou esta maravilhosa forma de Se unir a nós tão intimamente quanto possível e se tornar parte de nós ... Todavia São Bernardo disse: “Quando nos alimentamos de Deus, somos consumidos por Ele e Ele se alimenta de nós.” Quando Deus se alimenta de nós? Ele assim o faz quando morde e mastiga nossas consciências; como um homem mastiga a comida em sua boca, assim os castigos de Deus mastigam um homem, enchendo-o de temor e medo, aflição e amargura, de tal forma que ele não sabe o que acontecerá consigo.
Querida filha, quando isso acontecer com você, agüente firme. Deixe Deus morder e mastigar você. Não procure evitá-lo, nem mesmo tente tomar o lugar de Deus; e não corra para o seu diretor espiritual à procura de consolação, porque isso a privaria de uma proveitosa aflição. Não, a primeira coisa que você deve fazer é, confesse sua falta a Deus; e não por meio de exercícios devotos e pequenas orações piedosas, mas com um profundo lamento das profundezas de sua alma: “Ah! Senhor, tenha piedade de mim, miserável pecador.”
Também, não fuja de si mesma. É mil vezes mais proveitoso para você passar por isso até o fim do que ler um grande número de livros ou fazer outra coisa que poderia ajudá-la a escapar da aflição. Por outro lado, você deve ficar atenta em tais períodos para evitar que o demônio lhe fira com uma excessiva melancolia. Ele gostaria de servir a você ervas amargas: mas as ervas que Nosso Senhor coloca à sua frente são doces e saudáveis, e quando Ele já estiver lhe castigado, toda a sua mente estará plena de doçura. Você terá n’Ele uma fé amorosa, vinda de uma confiança e inocente esperança.
2 comentários:
Engraçado professor, personalidades importantíssimas para a Igreja, como o próprio frade Johann Tauler e o nosso padre Antônio Vieira, até hoje não foram declarados sequer beatos. O senhor sabe se há causa de canonização de algum dos dois? Há alguma motivação política por trás da falta de reconhecimento destes dois?
Caro Rodrigo,
Nada sei sobre o processo de beatificação de Tauler ou Vieira. Esses processos se tornaram muito confusos depois do CVII e principalmente depois de João Paulo II, que beatificou e canonizou mais que todos os papas dos últimos 400 anos.
Um abraço.
Postar um comentário