27/10/2010

Pois a minha carne é um verdadeiro alimento (Jo. 6:55)

Johann Tauler

Beneditino do séc. XIV


Nota do blog: Tauler deixou uma coleção de sermões, proferidos principalmente em conventos de freiras dominicanas, que são uma obra clássica do catolicismo, tendo influenciado grandes santos, como São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila. Eis um pequeno destes sermões, proferido numa Missa de Corpus Christi.


Não há matéria que está tão próxima de um homem e que tanto se torna parte dele quanto a comida e a bebida que ele coloca em sua boca; e assim Deus encontrou esta maravilhosa forma de Se unir a nós tão intimamente quanto possível e se tornar parte de nós ... Todavia São Bernardo disse: “Quando nos alimentamos de Deus, somos consumidos por Ele e Ele se alimenta de nós.” Quando Deus se alimenta de nós? Ele assim o faz quando morde e mastiga nossas consciências; como um homem mastiga a comida em sua boca, assim os castigos de Deus mastigam um homem, enchendo-o de temor e medo, aflição e amargura, de tal forma que ele não sabe o que acontecerá consigo.

 

Querida filha, quando isso acontecer com você, agüente firme. Deixe Deus morder e mastigar você. Não procure evitá-lo, nem mesmo tente tomar o lugar de Deus; e não corra para o seu diretor espiritual à procura de consolação, porque isso a privaria de uma proveitosa aflição. Não, a primeira coisa que você deve fazer é, confesse sua falta a Deus; e não por meio de exercícios devotos e pequenas orações piedosas, mas com um profundo lamento das profundezas de sua alma: “Ah! Senhor, tenha piedade de mim, miserável pecador.”

 

Também, não fuja de si mesma. É mil vezes mais proveitoso para você passar por isso até o fim do que ler um grande número de livros ou fazer outra coisa que poderia ajudá-la a escapar da aflição. Por outro lado, você deve ficar atenta em tais períodos para evitar que o demônio lhe fira com uma excessiva melancolia. Ele gostaria de servir a você ervas amargas: mas as ervas que Nosso Senhor coloca à sua frente são doces e saudáveis, e quando Ele já estiver lhe castigado, toda a sua mente estará plena de doçura. Você terá n’Ele uma fé amorosa, vinda de uma confiança e inocente esperança.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Engraçado professor, personalidades importantíssimas para a Igreja, como o próprio frade Johann Tauler e o nosso padre Antônio Vieira, até hoje não foram declarados sequer beatos. O senhor sabe se há causa de canonização de algum dos dois? Há alguma motivação política por trás da falta de reconhecimento destes dois?

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Rodrigo,

Nada sei sobre o processo de beatificação de Tauler ou Vieira. Esses processos se tornaram muito confusos depois do CVII e principalmente depois de João Paulo II, que beatificou e canonizou mais que todos os papas dos últimos 400 anos.

Um abraço.