02/10/2010

CARTA ABERTA A DOM SABURIDO. OU, ENSINANDO O VIGÁRIO A REZAR. OU, AINDA, UMA CORREÇÃO FRATERNA.

 

Nota do blog – Mais um corajoso católico leigo, Marcos Paulo, se dá a terrível incumbência de corrigir um representante dos Apóstolos. Parece mesmo que estamos vivendo um tempo (como anteriormente no séc. IV) que a defesa da Igreja está mais nas mãos dos leigos que dos clérigos. Nossa Senhora da Aparecida, livrai o Brasil do flagelo do comunismo!

___________________________________________

O que exige que falemos sem demora é, antes de tudo, que os promotores do erro já não devem ser procurados entre os inimigos declarados da Igreja; mas, o que é para deplorar e muito temer, se ocultam no seu próprio seio, tornando-se assim tanto mais nocivos quanto menos percebidos”. (S. Pio X, Encíclica Pascendi Dominici Gregis, 08/09/1907)

Excia. Revma.

Dom Saburido, O.S.B.

Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife

Como vai no subtítulo, sem arrogância alguma de minha parte, vou dizer-lhe certas coisas que acredito V. Excia, não aprendeu no seminário. Afinal, V. Excia foi ordenado já em um momento em que a fumaça de satanás já havia entrado na Igreja segundo as palavras do próprio Paulo VI, o Papa querido dos modernistas: “Por alguma fissura, a fumaça de Satanás está no templo de Deus: “a dúvida, a incerteza, o questionamento, a preocupação, a insatisfação, o afrontamento surgiram.”

Não são minhas intenções julgar as vossas, estas, só Deus as sabe e as julga corretamente. Não irei incorrer em juízo temerário. O que irei é comentar, à luz das Sagradas Escrituras, do magistério eterno da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e do magistério dos Santos Doutores algumas ações e declarações públicas de V. Excia. que não estão “segundo a verdade do evangelho” (Gal. II,14).

Permita-me antecipar a minha defesa, em resposta aqueles que objetem a insignificância do escriba, aqueles que me imputem desrespeitador de um príncipe da Igreja de Roma. Sei que da parte de Vossa Excia. Revma, que tem por lema episcopal, Secundum Verbum Tuum, não haverá espasmos de indignação, mas recolhimento para realmente viver o “segundo Tua palavra” divina (Fiat mihi secundum verbum tuum. (Faça-se em mim segundo a vossa palavra. S. Lucas, I, 38).

Alguns “católicos” dirão, antevejo, que é um absurdo um danado de um pecador, reles professor de coisas seculares querer se arrogar em apontar erros nos outros e mais ainda em um Bispo. Dirão que este não é um tempo de imposições, de dogmas, mas sim um tempo de abertura, de acolhimento, de profetismo, de comunhão. Dirão que vejo ser o dono da verdade. Um absurdo! Ninguém é dono da verdade. Esta é uma construção coletiva. É comunitária. Não possuo a verdade, procuro permanecer nela, como prega Cristo. É para estes Vossa Excia. Revma. que antecipo os nomes de meus advogados. Os promotores de minha causa.

Miro-me em São Paulo, que, inferior hierarquicamente repreendeu publicamente a São Pedro. Em Catarina Benincasa, Santa Catarina de Sena que repreendeu rispidamente, mas respeitosamente, o Papa Gregório XI, fazendo-o voltar para Roma.

Tomei por parecerista o Doutor Angélico. Eis seu ensinamento:

Resistir na cara e em público ultrapassa a medida da correção fraterna. São Paulo não o teria feito em relação a São Pedro se não fosse de algum modo o seu igual (...). No entanto, é preciso saber que, caso se tratasse de um perigo para a Fé, os superiores deveriam ser repreendidos pelos inferiores, mesmo publicamente. Isso ressalta da maneira e da razão de agir de São Paulo em relação a São Pedro, de quem era súdito, de tal forma, diz a glosa de Santo Agostinho, que 'o próprio Chefe da Igreja mostrou aos superiores que, se por acaso lhes acontecesse abandonarem o reto caminho, aceitassem ser corrigidos pelos seus inferiores (S. Tomás., Sum. Theol. IIa-IIae, q. 33, art. 4, ad 2m).

Excia. o senhor é tido, ao menos midiaticamente, como um moderado, um conciliador. O que viria a ser isto? Quererá um moderado a quadratura do círculo ou, a circularidade de um quadrado? Afinal de contas, é uma arrogância medonha um quadrado só ser quadrado, e o círculo ser somente circular. Não, um moderado tem de mesclar os dois. É a dialética diabólica. Como se dá isto no plano espiritual? Ouso uma conjectura. Seria conciliar as coisas de Deus e a coisas do mundo? (os valores de satanás) Um moderado em questões espirituais só pode agir assim desta forma.

Teriam os jornais e “católicos” progressistas alcunhado o senhor de moderado devido a esta declaração, que segundo o Jornal Diário de Pernambuco teria Vossa Excelência pronunciado:

A Igreja defende que o aborto deve ser evitado. Mas é claro que tem que ver as condições médicas. Se existe um risco muito grande, há um consenso nesse sentido, então é algo a se considerar.”(http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/10/urbana8_1.asp)

Hum! Confesso que não compreendi, Excia. Tendo sido realmente o senhor que pronunciou isto, pesa-me no coração dizer, mas o senhor não é mais católico, logo, não pode ser um Bispo da mesma Igreja Católica. Da “igreja” Universal, certamente.

Caro Dom Saburido, o senhor leu o que dizem que o senhor disse? Eu li. Não pode aquilo ali ter sido dito por um verdadeiro Bispo Católico Romano. O repórter foi incisivo nas perguntas. Mas o senhor foi tão evasivo, tão escorregadio, tão, como direi... MODERADO. O senhor diz que a Igreja “defende que o aborto seja evitado”. Isto soa tão romântico. Tão Concílio Vaticano II. Tão humano. Maldito respeito humano! A Igreja anatematiza e excomunga os abortistas e seus asseclas, e seus defensores, como o senhor. É isso. E nada pode ser acrescentado, nem retirado desta verdade.

O senhor diz mais. Quando perguntado se condenaria o abortamento, o senhor diz: “Essa é uma decisão médica, muito mais do que eclesial[...]Depende do parecer médico, da situação. Não pode radicalizar também as coisas”.

Então o senhor está querendo dizer que Deus é radical, não é? Que uma verdade revelada por Deus está abaixo axiologicamente e ontologicamente de um parecer médico? Bendito sejas tu ò Deus, por não ser um moderado, como Dom Saburido.

Dom Saburido, os moderados são como a serpente: tem língua dupla. Bífida. São como os políticos que tem “currais” eleitorais. Dependendo da região que estejam, mudam seu discurso. Elegantemente isto se chama de sofistaria.

Pode parecer esnobe esta coisa de indicar leituras, que me vejam assim. Dom Saburido leia urgentemente a Carta Encíclica Vehementer Nos de São Pio X, que trata da relação entre Igreja e Estado, que é onde reside seu erro doutrinário e teológico. No Magistério deste Santo Papa, como qualquer Papa Pedro e Cristo redivivos, V.Excia. ainda encontrará a recomendação paterna e voltará a estudar a Teologia e Filosofia verdadeiras, a de Santo Tomás.

Dizem também os jornais, como o senhor é midiático, não é mesmo, que V. Excia. foi a uma passeata dos “excluídos”. Que V. Excia. foi o máximo orador desta passeata, que orgulho, não? O senhor é um Bispo de passeata? Fui ver quem eram esses excluídos e lá estavam, para resumir: abortistas (assassinos), homossexuais militantes, comunistas, sem-terra, PSOListas, CUTistas, PTistas et caterva. Salvo engano, todos estes defendem antivalores. São contrários e afrontam o que defende a Santa Igreja Romana, logo, o que Deus ordena. São mesmo, anticatólicos.

O senhor se crê amigo desses movimentos? Lembra o senhor qual o conceito de amizade para Santo Tomás? “Amigos são aqueles que desejam e rejeitam a mesma coisa”. V. Excia. Quer as mesmas coisas que eles querem? Um Bispo da Santa Igreja não pode ser amigo destes “excluídos”, pelas razões expostas acima. Ou será o senhor capaz de moderar este conflito de interesses ao ponto de fazê-los confluir para um mesmo fim? Isto é, moderar os interesses divinos com os diabólicos.

Esta passeata dos “excluídos” é de uma alogia asinina, excelência. Todos os seres criados, animados, tem, em certa medida uma ou mais exclusões nos seus acidentes em relação a uns com os outros. Uns são mais belos que outros, mais gordos, ou magros; com ou sem cabelo, com mais dinheiro, etc. É o que se chama de desigualdade material.

Dela diz Leão XIII na encíclica Quod Apostolici Muneris:

... a desigualdade de direitos e de poder provém do próprio Autor da natureza ... ". Diz mais: "Por isso, assim como no Céu quis que os coros dos anjos, fossem distintos e subordinados uns aos outros, e na Igreja instituiu graus e diversidade de ministérios, de tal forma que nem todos fossem apóstolos, nem todos doutores, nem todos pastores (I Cor. 12, 27). Assim estabeleceu que haveria na sociedade civil várias ordens diferentes em dignidade, em direitos e em poder, a fim de que a sociedade fosse, como a Igreja, um só corpo, compreendendo um grande número de membros, uns mais pobres que os outros, mas todos reciprocamente necessários e preocupados com o bem comum." (Leão XIII, Quod Apostolici Muneris, no 15, 17 e 18).

Entendeu, Excia? Estes “excluídos” com quem V. Excia. Fez coro não lutam por dignidade alguma, eles querem e dizem abertamente isso, é igualdade. Querem a igualdade material que Deus não quer. O que devemos combater principalmente os bispos, é que esta desigualdade material seja transformada em ideologia para fazerem crer que os homens foram criados com naturezas diferentes, havendo espíritos e espíritos. É combater a idéia gnóstica de que Deus necessita de nós para completar sua obra. Medite o que diz ainda Leão XIII, Humanum Genus:

... se considerarmos que todos os homens são da mesma raça e da mesma natureza e que devem todos atingir o mesmo fim último e se olharmos aos deveres e aos direitos que decorrem dessa comunidade de origem e de destinos, não é duvidoso que eles sejam iguais. Mas, como nem todos eles têm os mesmos recursos de inteligência, e como diferem uns dos outros seja pelas faculdades do espírito seja pelas energias físicas; como, enfim, existem entre eles mil distinções de costumes, de gostos, de caracteres, nada repugna tanto à razão como pretender reduzi-los todos à mesma medida, a introduzir nas instituições da vida civil uma igualdade rigorosa e matemática." (Leão XIII, Humanum Genus, no 22).

Em suma, devemos lutar pela semelhança e não pela igualdade.

Será que o senhor acredita que quando Deus fala da pobreza na Bíblia ele quer se referir simplesmente à pobreza material? Quem ensinou a vossa excelência exegese bíblica? Terá sido Gutierrez? Leonardo Boff? Lubac? Hans Küng? Ou, algum outro celerado dessas teologias da danação?

O senhor não pode ser tão ingênuo ao ponto de não perceber quem são os patrocinadores destes gritos dos excluídos. Pegam pobres miseráveis e manipula-os para servirem a causas espúrias que não ousam dizer o nome, se passando por defensores dos excluídos e explorados. Não direi o nome de cada um destes, posto serem Legião, mas posso repetir a definição dada aos mesmos segundo o Santo Papa São Pio X: “Pestífera espécie de homens.”(Sacrorum Antistitum).

Vossa Excelência lembra-se do Decretum Contra Communismum (Decreto Contra o Comunismo), do Papa Pio XII? Já na sua primeira questão pergunta-se e responde-se a seguir:

Q. 1 Utrum licitum sit, partibus communistarum nomen dare vel eisdem favorempraestare. (Acaso é lícito dar o nome ou prestar favor aos partidos comunistas?) R. Negative: Communismum enim est materialisticus et antichristianus; communistarum autem duces, etsi verbis quandoque profitentur se religionem non oppugnare, se tamen, sive doctrina sive actione, Deo veraeque religioni et Ecclesia Christi sere infensos esse ostendunt.

Nas questões seguintes responde-se que a pena é a excomunhão, Excia, latae sententiae. Procure seu confessor, caro dom Saburido. Arrependa-se! Caso contrário o senhor estará impossibilitado de ser admitido nos sacramentos. Estará destituído de sua autoridade episcopal. Acredite, é com pesar que escrevo estas coisas.

Por fim, repito Pio XI, que por sua vez repete o magistério da Santa Igreja desde sempre: “Socialismo religioso, socialismo cristão, são termos contraditórios: ninguém pode ao mesmo tempo ser bom católico e socialista verdadeiro.” (Pio XI)

Então, de que lado o senhor ficará?

Por favor, Excia. Não faça coro com os que dizem que a Igreja modernizou-se. Ah, não. Excelência, Deus não faz upgrades, aggiornamentos. Quem fez isto foi o Concilio Vaticano II, um Concílio herético e meramente pastoral, logo, não obrigatório em suas decisões para os católicos.

Lembra-se do Quo Vadis Domine?(Onde vais Senhor?) de São Pedro à Cristo (João 16,5)? Humildemente pergunto-lhe: onde vais, Dom Saburido? Volte para a Barca de Pedro. Não tema ser rechaçado por este mundo. Não tema ser humilhado pela maioria. Não tema ser crucificado com o Rei dos Reis, o mais excluído dos excluídos, posto que lhe é negada a adoração devida pela maioria dos do seu clero. Lembra da Ladainha da humildade? Ensinaram-na no seminário? [...] Do receio de ser humilhado, livrai-me, ó Jesus. Do receio de ser desprezado, livrai-me, ó Jesus. [...] (Cardeal Merry del Val)

Excelência de tua própria vontade escolhestes o maior dos fardos, atendendo a um chamado Divino. Escolhestes ser pescador de almas. Escolhestes ser o sal da terra. O senhor esqueceu o que diz Santo Afonso Maria de Ligório, em seu A Selva, sobre a responsabilidade e dignidades de um de um sacerdote quanto à salvação ou danação das almas de seu rebanho?

Sou sacerdote, a minha dignidade está acima da dos anjos.

Um Deus digna-se de obedecer à minha voz; com melhoria de razão devo obedecer à sua.

O respeito humano e as amizades mundanas desonram o sacerdócio: logo devo ter-lhes horror.

Só devo procurar a glória de Deus, a minha santificação e a salvação do meu próximo; a isso pois me devo dedicar, até com o sacrifício da minha vida, se tanto for necessário.

Reafirmo minha indignidade em apontar erros em qualquer ser humano, principalmente os de um Bispo, mas é que os fatos são gravíssimos, são escandalosos. Uma coisa é um escândalo provindo de um miserável pecador como eu, outra coisa é vindo de um pecador, como todos somos, sendo um Bispo. Não restam dúvidas que o escândalo se torna mais pernicioso. É lição de seu irmão de episcopado, Santo Afonso de Ligório, no mesmo A Selva: “Ensina Santo Tomás que o pecado dos fiéis é mais grave que o dos infiéis, precisamente porque os fieis conhecem melhor a verdade ora; as luzes de um simples fiel são bem inferiores às de um sacerdote.”

Seu modelo deve ser Cristo, São João Maria Batista Vianney; o Santo Pe. Pio de Pietrelcina; deve ser aquele pároco de uma pequena cidade, com batina preta com sol a pino, demonstrando seu luto por este mundo corrompido pelo pecado adâmico, nossa herança desgraçada.

Não pense que com estas heréticas concessões o senhor estará trazendo de volta as ovelhas desgarradas, não! Estas atitudes só atraem as hienas, os chacais para agredirem, desde dentro, a Santa Igreja. Medite as palavras do Santo Papa Pio X, o Papa da Eucaristia, no seu Pascendi, ao referir-se aos Modernistas: “Ninguém é mais insidioso que eles [...] Agem de modo dissimuladíssimo; arrastam por isso facilmente para os erros a qualquer incauto”.

Excia. Revma. o Senhor é um beneditino. Permita lembrá-lo do Capítulo 5 (da obediência) das regras do patriarca São Bento:

O primeiro grau da humildade é a obediência sem demora. É peculiar àqueles que estimam nada haver mais caro que o Cristo; por causa do santo serviço que professaram, por causa do medo do inferno ou por causa da glória da vida eterna, desconhecem o que seja demorar na execução de alguma coisa logo que ordenada pelo superior, como sendo por Deus ordenada. Deles diz o Senhor: "Logo ao ouvir-me, obedeceu-me". E do mesmo modo diz aos doutores: "Quem vos ouve a mim ouve.

Obedeça a Deus, obedeça ao Santo Padre; Desobedeça os pareceres de médicos abortistas (assassinos), desobedeça os “excluídos”, desobedeça os homens. Caso contrário, nós católicos é que deveremos por amor a deus, por dever de consciência exercer o nosso direito à desobediência. Pedindo sua benção, despeço-me, in Corde Jesu et Maria, Semper.

P.S. Caso tenha errado aqui em qualquer comentário; se fugi ao magistério infalível da Santa Mãe Igreja de Roma, penitencio-me e desde já recuso o que escrevi. Havendo erros são frutos de minha ignorância, nunca má fé ou maldade.

Marcos Paulo.

Vitória de Santo Antão-PE.

Setembro de 2010.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sempre me faço essa pergunta: Por que não vão até Roma os sacerdotes fiéis a Santa Madre Igreja elevando um dossiê ao Santo Papa com os escândalos de muitos prelados que estão cometendo no Brasil?

Sabemos que existem padres, Monsenhores, Bispos brasileiros que são fiéis a Santa Igreja Católcia. Então por quê esses sacerdotes não vão até Roma em "caravanas" mostrando que, não só eles, mais os católicos brasileiros não agüentam mais isso?

André

Bruno Luís Santana disse...

A única observação que faço à carta foi o trecho em que se fez menção ao Vaticano II como concílio herético.

Não tenho o menor interesse em defender esse concílio. Só que o arcebispo vai usar esse pequeno trecho para desmerecer toda a carta, coisa que ele faria com muito mais dificuldade, se a carta tivesse sido feita sem mencionar o dito concílio.

Silenciar sobre o concílio neste caso não implicaria necessariamente em omissão, pois o objetivo da carta não é escrever ao arcebispo para discutir o Vaticano II. O objetivo é questionar seus atos lamentáveis à luz da Doutrina e da Moral Católicas.

Confrontado com tantas verdades católicas, o arcebispo dificilmente vai deixar escapar um ponto onde tentará rebater (considerando que ele irá responder esta mensagem) a missiva.

Vale destacar também que a simples carta, sem mencionar o Vaticano II, JÁ É CONTRA O VATICANO II. Ele perceberia isso, e ao mesmo tempo não poderia protestar, porque de outra maneira negaria os argumentos da carta.

Mas enfim, a intenção foi boa!

Anônimo disse...

Impasse

Assim fica difícil ser católico.

Quando o aluno precisa ensinar o professor, a instituição de ensino perde a credibilidade.

Quando o catequizando precisa castequizar o catequsita, a Igreja perde a sua credibilidade.

É preciso tomar mais cuidado ao ensinar, publicamente, o vigário a rezar!

As ovelhas que estão fora do rebanho podem decidir que estão melhor sozinhas do que ficarem mal acompanhadas na Igreja que perdeu sua misão, competência e identidade.

Em JMS

Anônimo disse...

A call to arms – 2a Cruzada do Rosário

Eleições 2010-2o turno

Segundo uma das pesquisas fajutas de institutos a serviço do PT, a petista-abortista Dilma Roussef teria até 59% dos votos válidos e seria impossível evitar a eleição da terrorista aposentada já no 1o turno das eleições. Não foi bem assim: haverá 2o turno e o Brasil tem uma nova chance de escapar das garras comunistas.
Mas não nos iludamos: o PT é membro da organização terrorista latino-americana Foro de São Paulo - fundada em 1990 por Lula, as FARC e Fidel Castro – que já domina 13 países do continente. Entranhados como um câncer no poder há 8 anos, o PT dispõe de recursos ilimitados para gastar na eleição, tendo à mão 40 ministérios, BNDES, Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa, Correios, etc. A luta será tremendamente desigual e árdua.
Se Dilma vencer, o PT virá com tudo para derrubar os últimos pilares da democracia e soterrar os valores cristãos sobre os quais foi construída nossa pátria. O Brasil mergulhará por muitas décadas nas trevas do comunismo, provavelmente de modelo chinês, onde reinará a nova aristocracia milionária-sanguinária do PT e esse será o nosso futuro próximo:
- o aborto será liberado como um “direito humano” durante os 9 meses de gestação. Será uma carnificina;
- o falso “casamento gay” será legalizado;
- a adoção de crianças por casais de homossexuais será legalizada;
- a doutrinação homossexual será imposta nas escolas paras todas as crianças desde a mais tenra idade. A pedofilia será incentivada e liberada;
- a eutanásia será liberada e incentivada sob pretexto do "direito de morrer";
- todos os símbolos cristãos serão proibidos e retirados de lugares públicos;
- direito de propriedade desaparecerá soterrado por pretextos “ecológicos” e “sociais”;
- o país será destroçado e dividido em milhares de “nações indígenas”, “quilombolas” e enclaves de bandidos do MST, disfarçados de “assentamentos”. A produção de comida diminuirá drasticamente.
- todas as drogas pesadas serão liberadas e tidas como um “direito humano”.
- a imprensa será obrigada a aderir ao Partido ou será censurada/fechada e só saberemos dos fatos a “verdade”, isto é, a versão do PT;
- A doutrinação comunista será intensificada nas escolas primárias e os concursos públicos serão peneiras ideológicas para contratar militantes;
- Todos os que se opuserem a esses novos falsos “direitos” irão para a cadeia.

É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL VENCER O COMUNISMO COM ELEIÇÕES! A História prova este fato.


Mas com a força do Santo Rosário nos é possível. Pois não foi este o motivo pelo qual Nossa Senhora de Fátima, em 1917, alertando sobre a ascensão do comunismo na Rússia, e antevendo as nossas atuais circunstâncias, veio pedir a reza diária do Terço? E, falando de Si na terceira pessoa, Nossa Senhora declarou: «Só Nossa Senhora do Rosário lhes poderá valer!»A história prova a força do RosárioA História registra ter sido graças a uma Cruzada do Rosário, organizada por 10% da população da Áustria, que se deu o recuo miraculoso - e de outro modo inexplicável - de um poderoso exército soviético invasor, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Faltam 26 dias para as eleições.

Assim, pois, comecemos de imediato a organizar uma Cruzada do Rosário entre os amigos e conhecidos, e também na nossa Paróquia: uma Cruzada do Rosário pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que implore à Misericórdia Divina que livre o nosso Brasil do comunismo petista.

Se 10% dos Católicos rezarem o Terço todos os dias por esta mesma intenção, esta batalha ao fim será vencida!

PS: rezemos também pela santificação do nosso clero, como pediu N Senhora em Garabandal.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Resposta ao anônimo do "impasse" aqui.

marcio carlos disse...

Oi Professor, a Paz de Cristo. Concordo com o senhor em parte. Um bispo admitir o aborto em alguns casos, não combina com a defesa da vida. Aqui mesmo na minha região, em reunião com politicos e o bispo, o mesmo mostrou-se fraco e inseguro quando perguntado sobre este assunto. Não fosse um dos padres da cidade intervir, ficariamos achando que a Igreja é permissiva. Faz um tipo de declaração para cada público. Entendo sua preocupação mas não somos nós, homens e pecadores, que iremos mudar o mundo. Temos que em primeiro lugar viver o evangélho, amor e misericórdia, perdão e acolhimento. Como vou pronunciar declarações 'xiitas" e esperar que as pessoas se arrependam e voltem a Deus? Vivemos um tempo de crises: de valores, ética e de moral sem precedentes. E ainda vamos afrontar na midia os pastores de nossa Igreja? Estou terminando um trabalho museologico sobre a ICAB, nascida em Itapira em 1913. Começou o cisma assim, pelos jornais. Acredito que voce quer que ele (o bispo) receba de Deus a graça de progredir na fé. Como eu também peço para mim e para todos os católicos. Voce sabe tão bem quanto eu, que dentro da Igreja, desde seu começo, houveram pessoas indignas de empunhar a Biblia e ainda pior, em falar de Deus como se fossem intimos, iluminados. Pederastas, pedófilos, abusadores, mercenarios, descompromissados, enfim, gente sem a minima vocação para servir à Igreja. Graças a Deus e pela sua presença pelos séculos nela, essa gente não conseguiu destrui-la. Nem estas da atualidade conseguirão. "As portas do inferno não prevalecerão contra ela", lembra? Amor e misericórdia foi o que Jesus usou quando passou por este mundo. Cabe ao ser humano, arrepender-se e voltar a Deus. Rezo diariamente para isso continuar acontecendo neste mundo. Abraços