22/10/2013

A demolição da Igreja em estado avançado! O que nos espera em 2017?

O Papa Francisco encara “com profunda gratidão ao Senhor Jesus Cristo” os “numerosos passos dados nas últimas décadas nas relações entre Luteranos e Católicos”, e isso “não só através do diálogo teológico, mas também mediante a colaboração fraterna em múltiplos âmbitos pastorais”.

Recebendo nesta segunda-feira, uma Delegação da Federação Luterana Mundial, juntamente com membros da Comissão Luterano-católica para a unidade, o Santo Padre recordou que o “ecumenismo espiritual constitui, num certo sentido, a alma do nosso caminho em direcção à plena comunhão”.


O Papa Francisco congratulou-se com o facto de ter sido publicado recentemente, em vista da comemoração dos 500 anos da Reforma, um texto da Comissão luterano-católica para a unidade intitulado “Do conflito à comunhão. A interpretação luterano-católica da Reforma em 2017”.


“Parece-me verdadeiramente importante para todos o esforço de confrontar-se, em diálogo, sobre a realidade histórica da Reforma, sobre as suas consequências e sobre as respostas que lhe foram dadas.
Católicos e Luteranos podem pedir perdão pelo mal que causaram uns aos outros e pelas culpas cometidas perante Deus, alegrando-se ao mesmo tempo pela nostalgia de unidade que o Senhor tem despertado nos nossos corações e nos faz olhar em frente com esperança”.

FONTE AQUI

19/10/2013

São Pedro de Alcântara, rogai por nós e livrai-nos do petismo!

Hoje é dia de São Pedro de Alcântara, o Padroeiro do Brasil!

Para ler sobre sua vida, clique aqui.

Para assistir uma palestra sobre sua vida, clique aqui.

17/10/2013

Luiz Ruffato é demolido pela pena de José Maria e Silva.

É difícil ver a demolição pública de um dito intelectual tão bem feita quanto a que realizou o jornalista José Maria. Vale muitíssimo ler o texto da demolição cabal do discurso de Ruffato na Feira de Frankfurt. Nunca tive motivos para admirar Paulo Coelho; agora tenho, pois ele se recusou a fazer parte do grupo dos escritores brasileiros que iriam à feira. Ele devia saber da companhia que teria. Leiam o belo, sereno e esclarecedor texto de José Maria: http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/14601-luiz-ruffato-confunde-arte-com-panfleto-e-envergonha-o-brasil-em-frankfurt.html

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

Hoje é dia de Santa Margarida. Fiz um vídeo sobre esta extraordinária santa, publicado em 2011, que republico abaixo.
  

14/10/2013

Os fariseus da FAJE

Nota: estes excertos se encontram no comentário ao Décimo Domingo depois de Pentecostes (o fariseu e o publicano) de Pe. Leonardo Castellani (El Evangelio de Jesucristo, Ediciones Cristandad, Madrid, 2011). Nele, Pe. Castellani, traça o perfil do fariseu e do farisaísmo e mostra que a luta de Cristo contra estes seus inimigo foi central em Sua vida. O farisaísmo hoje está mais que nunca presente dentro da própria Igreja, lutando, como sempre esteve, contra N.S. Jesus Cristo. A FAJE está cheio deles, como nos mostra o recente simpósio por ela promovido. Ao trazer a discussão do aborto para seu seio, como se fosse um assunto com respeitabilidade acadêmica, os fariseus da FAJE estão praticando a monstruosa religião sem misericórdia e justiça, mencionada por Pe. Castellani. A propósito, Pe. Castellani era jesuíta e argentino, uma receita que nem sempre dá certo! 

A palavra fariseu não significava então o que significou depois de Cristo, assim como a palavra sofista não significava no século de Platão o mesmo que depois – e por obra – de Platão. Os fariseus eram os separados – é isso que significa a palavra em aramaico – os puros, os distinguidos. Não existe hoje um grupo social inteiramente idêntico aos fariseus – ainda que exista muito farisaísmo. (...) Eram, ao mesmo tempo, uma espécie de confraria religiosa, de grupo social e de poder político.
(...)
Dizia Dom Benjamin Benavides que o farisaísmo, tal como está escrito nos Evangelhos, tem sete graus: 1) a religião se torna exterior e ostentadora; 2) a religião se torna rotina e ofício; 3) a religião se torna negócio ou “lucro”, 4) a religião se torna poder ou influência, meio de dominar o próximo; 5) aversão aos que são autenticamente religiosos; 6) perseguição aos que são religiosos de verdade; 7) sacrilégio e homicídio. Em suma, o farisaísmo abarca desde a simples exterioridade até a crueldade, passando por todos os escalões de fanatismo e hipocrisia. Este é o pecado contra o Espírito Santo, para o qual não tem remédio. Aquele que não vê a extrema maldade do farisaísmo – que realmente é fácil de ver – que considere somente isto: a religião suprimindo a misericórdia e a justiça. Pode dar-se algo mais monstruoso?
(...)
Toda a biografia de Jesus de Nazaré como homem se pode resumir nesta fórmula: foi o Messias e lutou contra o farisaísmo; o quiçá mais brevemente: lutou contra os fariseus. Este foi o trabalho que pessoalmente Cristo se determinou como homem: sua Empresa.
 
A vida de Cristo não foi um idílio nem um conto de fadas nem uma elegia, mas um drama. Não há drama sem antagonista. O antagonista de Cristo foi o farisaísmo, vencedor em aparência, derrotado em realidade.
(...)
Há pois profecias no Evangelho que parecem irreconciliáveis: uma é que “as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”; outra é que quando Cristo voltar “apenas encontrará fé sobre a terra”. E a conciliação deve estar no princípio ou norma que deu Cristo aos seus a respeito da Sinagoga já desolada e contaminada: “Na cátedra de Moisés se sentarão e ensinarão os Escribas e Fariseus: façais tudo o que disserem; mas não conforme suas obras”. A Igreja não falhará nunca porque nunca ensinará a mentira; mas a Igreja será um dia desolada, porque o que ensinam nela falarão e não farão, mandarão e não servirão; e mesclando ensinamentos santos e sacros com exemplos maus ou nulos, farão a Igreja repugnante ao mundo inteiro, exceto aos pouquíssimos heroicamente constantes.

08/10/2013

Meu Deus é católico!

Bem, depois de publicar a opinião de Christopher Ferrara sobre as terríveis afirmações do Papa Francisco, dou agora a minha.  
 
Meu Deus é católico, como também era católico o Deus de São Paulo, de São Bento, de Santo Agostinho, de Santo Tomás de Aquino, de São Francisco Xavier (por sinal, jesuíta de verdade), de São Pedro de Alcântara, de Santa Teresa de Ávila, de Santo Afonso de Ligório, de Santa Cataria de Sena e de São Padre Pio, por exemplo. 
 
Bem, dizer que Deus não é católico é negar um tanto de verdades em que todos cremos, entre elas alguns dogmas da Igreja. Vejamos. Se Deus não fosse católico:
1. Jesus Cristo, que fundou a Igreja, não seria Deus;
2. A Redenção não teria se dado, e nós não poderíamos ser salvos;
3. Maria não seria mãe de Deus (teotokos);
4. Quando Ele apareceu a Paulo, no caminho de Damasco e perguntou: “Saule, Saule, quid me persequeris?”, Ele não teria usado o pronome pessoal “me” querendo significar os católicos que Paulo perseguia. Ou seja, perseguir os católicos é o mesmo, para Nosso Senhor, que persegui-Lo!
5. Ele não estaria presente de Corpo, Sangue, Alma e Divindade nas Hóstias Consagradas em todas as Igrejas católicas (e não outras) da face da Terra;
6. Não teríamos os milagres permanentes que Ele realiza desde de sua Ressurreição: Hóstias que sangram há séculos, corpos incorruptos (de santos da Igreja) há séculos, as aparições de Nossa Senhora e Nosso Senhor a santos da Igreja (e não a qualquer um); no século XX, as aparições de Fátima, o milagre do Sol e São Padre Pio, com suas chagas e seus milagres.
7. Não teríamos Sua Igreja, que tem sobrevivido até aos Papas conciliares; 
8. Por fim, não teríamos motivo para a esperança de ver, no futuro, Papas que não causem tanta confusão, não causem tanto prazer ao mundo, cujo príncipe é Satanás.
 
Santa Brígida, rogai por nós!

07/10/2013

Papa Francisco afirma: "Creio em Deus. Não em um Deus católico, não existe um Deus católico; existe Deus".

Claro que Deus não é literalmente católico -- como se alguém pensasse tal coisa. Mas essa observação superficial, tão agradável aos ouvidos modernos e entregue por ninguém menos que um Papa nas mãos de um veículo anti-católico, prejudica a causa do Evangelho porque obscurece a verdade de que Deus Encarnado realmente fundou a Igreja Católica, "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu inspetores, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele fez sua com o seu próprio sangue." (At 20:28) A Igreja que Deus fundou e comprou com Seu Sangue chama a si própria de Católica, assim conferindo um sagrado e inalterável significado à palavra, que pertence ao próprio Credo que começa assim: "Creio em Deus." Declarar que "não há um Deus católico" é separar o Evangelho de sua guarda, divinamente decretada, pela Igreja Católica, para o grande prazer do mundo. Como é perturbador ver um sucessor daquela Pedra na qual a Igreja foi fundada descer a tal banalidade!

[Excerto de Romam vado iterum crucifigi, de Christopher A. Ferrara.]


Nossa Senhora do Rosário, valei-nos!

Curso de Filosofia Tomista: últimos dias de inscrição!

Por uma Filosofia Tomista
Curso on-line de 60 horas ministrado por
Carlos Nougué
 
 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino
 
[Comunicado 7]
 
QUATRO DIAS FINAIS PARA AS INSCRIÇÕES 
1) Relembre-se que o período de inscrições no curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas, se encerrará impreterivelmente no dia 10 de outubro. Não se abrirão exceções.
2) As inscrições são feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).
3) No mesmo site, aliás, explica-se tudo a respeito do curso (mediante F.A.Q., os comunicados anteriores, etc.), incluindo a Ementa do Curso e o valor e formas de pagamento.
4) Quanto a qualquer dúvida, porém, que permaneça, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).
 
AINDA SOBRE O CURSO 
1) O curso se iniciará no mesmo dia 10 de outubro, com a postagem do primeiro vídeo; e neste mesmo dia 10 os alunos receberão um Comunicado particular explicando ainda mais pormenorizadamente a dinâmica das aulas, das respostas às dúvidas (haverá um e-mail próprio para enviá-las), etc.
2) Os vídeos-aula (30 regulares, e diversos extras para a resolução das dúvidas) permanecerão 6 meses em nosso site a contar do dia 10 de outubro.
3) Apesar de todos os vídeos-aula já estarem gravados no dia 10 de outubro, só se postarão no site dois por semana, por óbvias razões didáticas.
 
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás

05/10/2013

Curso de Latim do Instituto Angelicum: já estou matriculado!

http://contraimpugnantes.blogspot.com.br/2013/10/tira-gosto-do-cuso-de-latim-do.html

A "diversidade" de opiniões no simpósio da FAJE

Recebo de uma irmã em Cristo os comentários abaixo. Atentem bem para os "piedosos" acadêmicos reunidos com o intuito de que "participantes conheçam posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto e formem suas próprias opiniões, segundo uma visão crítica." São todos fariseus! Explico isso num próximo post. Vejam também: Pluralismo seletivo: “Jesus dialogou com Satanás” (!), mas a FAJE não dá a palavra aos Católicos.  

Caro Prof. Angueth,
 
Perdi um tempinho no Google, para saber quem seriam os conferencistas que terão, segundo a resposta que lhe foi enviada pela FAJE, “posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto” segundo, claro e como não poderia deixar de ser, “uma visão crítica”, num clima de “honestidade intelectual”.
 
Não tive paciência para pesquisar todos os nomes dos “Professores Doutores Empregados de Pontifícias Universidades Católicas ou Congêneres Defendendo a Cartilha Globalista da Nova Ordem Mundial”, então, aqui vai uma pequena amostra do que encontrei com as devidas fontes:
 

04/10/2013

Perder a Fé tem consequências práticas seríssimas: herege admite suicído assistido!

Nota: Isto se chama tecnicamente desespero. Deus está nos mostrando as consequências do modernismo que se instalou na Igreja. Na verdade, Kung considera a Igreja atual pouco modernista!
 
 
O teólogo suíço Hans Küng, a quem o Papa João Paulo II tirou a licença para lecionar devido às suas posturas críticas ao Vaticano, cogita recorrer ao suicídio assistido para por um fim à sua vida, diante da evolução do Mal de Parkinson.
 
A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 01-10-2013. A tradução é de André Langer.
 
“Não quero continuar vivendo como uma sombra de mim mesmo”, escreve o teólogo, no terceiro e último volume das suas memórias, como foi antecipado hoje (dia 01 de outubro) por seu editor alemão, Piper Verlag.
 
Küng, de 85 anos, sofre de Parkinson em estado avançado e teme perder logo e completamente a visão, diante do que não descarta a possibilidade de se entregar nas mãos de uma clínica suíça especializada em suicídio assistido.
 
“O ser humano tem o direito de morrer quando já não tem nenhuma esperança de continuar levando o que, segundo o seu entendimento, é uma existência humana”, escreve o teólogo e catedrático da Universidade de Tübingen .
 
Fonte: FratresInUnum.

03/10/2013

Nova entrevista do Papa, novo escândalo para os católicos.

Não é preciso ser católico dito tradicionalista para entender a catástrofe midiática do Papa Francisco; não é preciso ser um profundo conhecedor da teologia católica, de delicadas questões doutrinais, das confusas "definições" do Concílio Vaticano II. Um católico normal inteligente pode muito bem perceber a periculosidade das entrevistas papais. O inteligentíssimo católico Reinaldo Azevedo resume o sentimento generalizado: leia aqui.

02/10/2013

A Comissão Organizadora do Simpósio FAJE & PUC-MG responde ao blog.

Leiam a resposta que o blog recebeu sobre o post A Faculdade Jesuíta é abortista?, na seção de comentários do mesmo.  O blog agradece a atenção da comissão e se reservará o direito de oportunamente comentar a respeito.
 
Enquanto isso, os leitores do blog podem se expressar por meio de comentários.

Vídeo da Palestra "O Rosário segundo Leão XIII"

O Papa Leão XIII é conhecido como o Papa do Rosário. Nesta palestra procuro analisar suas encíclicas marianas. Lembro também as várias indulgências prescritas por este grande papa para quem rezar o Rosário no mês de outubro, que se inicia.

Se o vídeo convencer apenas uma pessoa a rezar o Rosário todos os dia de sua vida, não só no mês de outubro, já me dou por satisfeito. Desde já agradeço a Nossa Senhora a oportunidade que ela me proporcionou de fazer a palestra.