08/02/2012

Anedotas e exemplos ilustrativos do Catecismo

Sacramento do Matrimônio

Pergunta: Quais são os efeitos do Sacramento do Matrimônio?

Resposta: Os efeitos do Sacramento do Matrimônio são: 1) Santificar o amor do homem e da mulher; 2) Dar-lhes a graça para suportar as fraquezas um do outro; 3) Permitir-lhes criar seus filhos no temor e no amor de Deus.

“Ecce Homo”: um remédio para a discórdia doméstica

Um casal rico, apesar de suas riquezas, vivia em constante discórdia e brigas diárias. O casamento era tudo menos um estado feliz para eles; a esposa especialmente derramava, muitas vezes, lágrimas amargas. Um dia, ela se deparou com um livro manuscrito intitulado:“Remédios 
simples para o lar.” Estava escrito com a letra de sua avó. Ao folhear o livro livremente, seus olhos recaíram, para sua surpresa, num título: “Remédio caseiro para o descontentamento.” Ela o leu ansiosamente. O texto dizia: “Toda vez que você se sentir mal ou fora de si, vá até a figura do ‘Ecce Homo,’ e ponha-se aos seus pés. Contemple-o com atenção por um período de três minutos, e recite três Pais Nossos antes de se levantar: isso lhe restituirá a paz e o contentamento. Meu confessor me sugeriu isso. Eu experimentei o remédio por trinta anos, e ele nunca falhou comigo.” A senhora lembrou que, por mera coincidência, tinha guardada a figura em questão, que tinha pertencido à sua avó; estava lá em cima, no sótão. Ela subiu imediatamente, tirou-lhe a poeira cuidadosamente, e a pendurou em seu quarto. Toda vez que sentia que uma discórdia era iminente, ela experimentava o simples remédio que sua avó recomendara. Ao contemplar o semblante de Nosso Senhor, tão contristado e, mesmo assim, tão amoroso, ela se tornava tão mais paciente e condescendente que seu marido notou a mudança. Ela lhe respondeu com um sorriso: “Encontrei um excelente professor.” Ele quis saber quem era aquele professor. Então ela lhe contou tudo muito francamente. Em breve, seu marido também recorria ao recurso do mesmo remédio, quando ele previa que alguma contrariedade doméstica estava a caminho. Assim, com o tempo, a paz e a felicidade se estabeleceram naquele círculo familiar.



In Anecdotes and Examples Illustrating the Catechism, Rev. Francis Spirago, Roman Catholic Books, 1903.

Um comentário:

Israel TL disse...

Isso já está ultrapassado. Hoje as famílias recorrem ao Big Brother!

Não é por menos que os inimigos da Igreja são também inimigos da família tradicional. Sabem que destruir essa é a melhor forma de enfraquecer aquela.