07/11/2010

O diabo rodeia-vos como um leão a rugir (1 Ped 5:8)

Nota do blog: trecho do sermão XXXV.
O demônio gosta muito de enganar as pessoas com uma exagerada melancolia. Quando vemos quão fracos e inclinados ao pecado somos por natureza, como dissemos, ficamos tristes e miseráveis. Aí se aproxima o leão, o diabo, e sussurra: “Você vai gastar toda a sua vida em tristeza e penitência? Você seria um tolo! Divirta-se como os outros fazem. Tenha algum prazer na vida. Deus cuidará de que você se arrependa em seu leito de morte. Faça o que quiser e aproveite a vida enquanto você é jovem; haverá tempo suficiente para ser santo na sua velhice.” Oh, crianças, tomem muito cuidado enquanto há luz, para que a escuridão não lhes peguem despreparadas! Sede sóbrias, vigiai, e tomai muito cuidado. Vocês viverão a vida apenas uma vez; e quando morrerem, será que encontrarão em vocês “as plantas que Meu Pai no céu não plantou,” das quais o próprio Nosso Senhor disse que “deviam ser arrancadas pelas raízes”? Crianças, sejam sábias e considerem estas questões cuidadosamente.
O demônio pode nos causar todos os tipos de problemas. “Oh,” dizem as pessoas, “se ao menos eu tivesse um diretor espiritual com quem conversar! Tenho as mais temerosas idéias e estou num estado terrível.” Bem, minha querida criança, eu conheço muito as idéias que o demônio pode colocar em nossas cabeças, e meu conselho é este: o que o demônio coloca em sua cabeça, você retira de lá; esteja em paz e entregue seu coração a Deus. Não preste atenção a tais idéias, não deixe seus pensamentos se fixarem nelas, deixe-as simplesmente passar pela sua mente. Vocês sofrerão frequentemente tais experiências dolorosas; isto é obra do demônio e surge da melancolia exagerada. Ele acabará levando-a ao desespero. “Nada tem valor,” você dirá. O que fazer, então? Deposite a carga de todas as suas preocupações em Deus, ancore-se n’Ele. Quando os marinheiros estão em perigo e pensam que vão encalhar nas pedras, lançam sua âncora e ela afunda no fundo do Reno, e isto os salvam. Devemos fazer o mesmo; quando o demônio nos ataca com tentações horríveis, da mente ou do corpo, nada há a fazer exceto lançar nossa âncora, a âncora da perfeita confiança e esperança em Deus. Não importam os remos e o leme, a âncora é tudo que precisamos; e isto é o que você deve fazer em cada sofrimento da alma ou do corpo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Queria saber se já foi publicado o livro Hereges, de G. K. Chesterton. Obrigado. Meu e-mail é sandro_roda@yahoo.com.br

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Sandro,

A publicação de Hereges ficará para o ano que vem, aparentemente por causa de atraso na revisão do texto. O editor está lamentando também o atraso.

Obrigado pelo interesse.

w disse...

Obrigado pelo bem que esse post me fez, professor!