Um leitor amigo, Wendy, me pergunta e eu respondo.
____________________________________________________
Angueth, não sei se você está aberto ao debate, mas gostaria que você me explicasse apenas essas duas coisas:
1. Por que você é católico? (Qual é a espiritualidade que se tem na Igreja Católica? Qual é a relação de um católico com o Espírito Santo? De que forma você é preenchido por satisfação naquele lugar?)
2. De onde vem essa sua crença de que o protestantismo é uma heresia?
_____________________________________________________
Caro Wendy,
Você pode começar a entender o que é ser católico pelo simples fato de eu estar obrigado a lhe responder. Nosso primeiro papa nos obriga a isso: “estejam sempre prontos a satisfazer a quem quer que lhes peça razões da esperança que os anima”(1 Ped 3,15)). Nenhum católico pode deixar de respeitar isto. Somos católicos primeiramente respeitando o Papa, quando este fala ex-cathedra; ele é o representante de Nosso Senhor na Terra. Somos católicos usando as potências de nossa alma: vontade e inteligência.
Mas usando alguém muito mais competente que eu, e alguém que você também admira, sugiro que você leia POR QUE SOU CATÓLICO, de Chesterton. Penso que isto responde sua pergunta: “Por que você é católico?” Subscrevo os motivos de Chesterton.
Não somos católicos para sermos preenchidos por satisfação. Aliás, Deus trata seus filhos preferidos com tudo menos satisfação; a começar pelo seu Filho Unigênito, que morreu na cruz por nós. Os primeiros papas (acho que os primeiros 30) foram todos martirizados. Vida de católico não é vida de satisfação. Procure no blog pela história de São Policarpo e você verá o que um católico pode esperar do mundo. Pedimos a Nosso Senhor para que Ele nos permita carregar Sua cruz; dentro de nossas possibilidades, com todas as nossas fraquezas. Quando Ele assim o permite, atingimos a santidade. Esta é a espiritualidade católica; nada mais, nada menos. Sofrer o que Nosso Senhor quer que soframos e agradecê-Lo por nos deixar participar de Sua imensa dor, dor que nos salvou. Admito que isto tem muito pouco glamour! Mas isso não significa que não sejamos alegres. Para se entender a alegria católica deve-se ler TRATADO DA ALEGRIA DA ALMA CRISTÃ, de Pe. Ambrósio de Lombez, Editora Pinus, 2010.
Você pergunta também: “Qual é a relação de um católico com o Espírito Santo?” Santo Tomás de Aquino ensina que as Pessoas Divinas habitam em nós de três maneiras diferentes: por potência (estamos sob o império da Santíssima Trindade); por presença (a Santíssima Trindade vê tudo o que se passa com todos, até os mais recônditos pensamentos); e por essência (opera em toda parte e em toda parte é plenitude do ser e a causa primeira de tudo quanto há de real nas criaturas); “Nele vivemos, nos movemos e somos”. Esta é a mais pura doutrina católica.
Para finalizar, eu não tenho uma crença de que o protestantismo é uma heresia do catolicismo, isto é fato histórico e vem da própria definição de heresia. Sugiro que você leia AS GRANDES HERESIAS, de Belloc, que traduzi para a Editora Permanência.
Obrigado pela visita e pelo comentário. Espero ter-lhe respondido a contento.
4 comentários:
Angheth,
Sou um "herege" protestante, que crê que fora de Cristo não há salvação, esteja tal pessoa na Igreja Católica Romana ou numa denominação protestante. Mas meu ponto não é este.
Sou um admirador de Chesterton, a quem admiro sempre que consigo acompanhar seu raciocínio. Sendo assim, gostaria de pedir duas coisas:
1. O artigo/livro "Por que sou católico?" de Chesterton está traduzido para o português? Até leio inglês, mas Chesterton em inglês é pedir demais. Se puder me indicar onde encontrar esse material, agradeço.
2. Posso "chupar" alguma coisa de Chesterton para meu blog, com os devidos créditos de autoria e fonte?
Parabéns pelos videos legendados. São muito inteligentes. Espero que toda a série original seja disponibilizada em português.
Clóvis
Caro Clovis,
O blog já traduziu dois artigos com o mesmo título: Por que sou católico. Se você acessar o link indicado, você entenderá a questão.
Quanto ao livro “A Coisa: Por que sou católico”, o blog o tem traduzido, aos pouquinhos. Recentemente surgiu uma editora interessada em publicá-lo. Estamos em tratativas para que isto aconteça, o que será noticiado no blog.
Você pode utilizar o material do blog sim; foi para isso que eu o criei. Mas, cuidado: você pode se converter para a única Igreja que salva!
Aliás, falando nisso, vou fazer um post sobre sua primeira frase do comentário. Aguarde.
O projeto é traduzir todos os vídeos do Theater of the Word, conforme autorização que já recebemos deles.
Um abraço.
Postar um comentário