08/03/2009

Entrevista do Estado de Minas com Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Recife e Olinda (8 de março de 2009)

Notas: 1. Esses dias de turbulência para a Igreja servem para revelar os verdadeiros bispos, ou seja, aqueles que são os reais sucessores dos apóstolos. Dom Aldo e Dom José estão certamente entre estes.
2. Lembremos que Dom José é sucessor, na arquidiocese, de Dom Hélder. Não custa lembrar o que sobre ele dizia Nelson Rodrigues: clique aqui e aqui. Imagine o que Dom José não sofreu e sofre por ser sucessor desse apóstata.
3. Dom Lourenço Fleishman escreve sobre Dom José. É, entre outras coisas, uma resposta ao post de Reinaldo Azevedo, sobre o caso. Sem mencionar o nome do famoso blogueiro, Dom Lourenço rebate o post de forma admirável. Sou admirador de Reinaldo por variadas razões, mas não esqueço nunca de que suas posições liberais mancham suas análises quando o assunto é religião Católica. Como todos sabem, liberalismo não combina com catolicismo, pois afinal, liberalismo é pecado.

O que o senhor achou da declaração do presidente, lamentando o comportamento conservador da Igreja e que, nesse caso, a medicina está mais correta que a Igreja?
Gostaria de lembrar que existem realidades divinas que precisam ser conservadas. E para isso, os padres e bispos têm que ser conservadores. Sugiro ao senhor presidente, antes de se pronunciar sobre assuntos de ordem teológica, ouvir um teólogo.

O senhor imaginava que o seu posicionamento poderia gerar uma polêmica de repercussão internacional?
Não poderia prever essa polêmica. Mas estou tranquilo. Acho que foi uma providência divina para chamar a atenção para a gravidade da situação. Não há nada que justifique um aborto. Abortar é um crime mais grave que um homicídio.

A mãe da menina e os médicos serão mesmo excomungados?
Quando falei na excomunhão, não quis dizer que era eu quem iria excomungar. Isso está no código canônico da Igreja que diz que aquele que comente um aborto está excomungado. Mas não existe pecado sem perdão. Quem reconhecer que errou e demonstrar arrependimento será aceito na Igreja novamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quanto ao Reinaldo Azevedo não considero todo aquele brilho como ouro. Ele de fato é um liberal, o que é mais destruidor do que se fosse um socialista que se afirmasse católico. Como dizia Chesterton, o socialismo é um catolicismo enlouquecido, o que não redime nenhum comunista é claro. Uma das piores coisas que eu descobri no celebrado jornalista RA é que ele não admite de modo algum qualquer contrariedade. Ele é bom na mordaça, não deixando passar nenhum comentário de leitores que discordem dele. É só recuperar as matérias no blog sobre os recentes acontecimentos envolvendo o bispo Williamson, ou também os posts sobre a anulação das excomunhões. Ali estava uma criatura furiosa, defendendo raivosamente o C. Vaticano II sem nenhum conhecimento mais aprofundado sobre o tema, como ele próprio confessa. É bom ter cuidado com as opiniões dele, principalmente quando se mete nos dogmas da Igreja. Ele já afirmou certa vez que a Santa Comunhão é simbólica apenas. Isso não é brincadeira; está no blog dele.

Luiz.

Anônimo disse...

O Reinaldo não me engana mais desde o episódio das células-tronco embrionárias.

Anônimo disse...

Ora! O que poderia esperar de um ''católico'' que idolatra Rousseau!