22/03/2018

Pe. Nilo Luza e o Livro de Judite

Hoje, resolvi fazer um pequeno comentário sobre o que diz Pe. Nilo Luza, o bravo editor de O Domingo, aquele folheto que emporcalha as Missas dominicais do Rito de Paulo VI.

Qualquer um que acesse o Facebook desse padre pode muito bem ter uma ideia de que sujeito estamos falando. Não é preciso nenhum comentário a respeito do que pensa esse indivíduo!

Mas, vagando pelas várias referência de Pe. Nilo Luza na Internet, tropecei num comentário dele sobre o Livro de Judite. Vamos ver algumas frases desse comentário. Os negritos são meus.

Pe. Luza começa assim: "O livro de Judite é mais uma novelinha interessante que se encontra em nossas Bíblias." Ficamos sabendo aqui que a Bíblia está repleta de novelinhas interessantes, o Livro de Judite sendo apenas "mais uma". E é interessante, pois sabemos que Deus, através de sua Sagrada Escritura, quer nos ensinar "coisas interessantes", não é? Aqui, Pe. Luza, mostra todo o seu desprezo pela Palavra de Deus. Não desconheço que Judite é uma personagem bastante interessante sob o ponto de vista moderno. Viúva linda que seduz, pelos seu encantos, um homem poderoso e lhe corta a cabeça. 


Não consigo deixar de lembrar o que Chesterton diz, em Hereges, da história de Sansão e Dalila. Ele diz: "Tal história é, por exemplo, a de um grande homem cuja força seja influenciada ou diminuída pela misteriosa fraqueza de uma mulher." A força de Holofernes não foi só diminuída ou influenciada pela fraqueza de Judite, mas foi exterminada.

Mas essa "novelinha" diz muito mais. Diz mais porque Judite estava conscientemente agindo como causa segunda, nas mãos da Causa Primeira. Em sua oração, antes de ir ter com Holofernes, ela diz: "Deus dos Céus, Criador das águas, e Senhor de todo o criado, ouve a esta miserável que te suplica, e que presume da tua misericórdia. Lembra-te, Senhor, do teu pacto, e põe as palavras na minha boca, e fortifica a resolução do meu coração, para que a tua casa permaneça em te santificar. E todas as nações conheçam que tu és Deus, e que não há outro senão tu." Diz mais porque Judite era uma viúva virtuosa, reclusa, temente a Deus, que decide usar todos os seus encantos de mulher para salvar o povo escolhido.

E o que diz nosso padre sobre isso? Diz: "O livro exalta a figura da mulher enquanto desempenha um papel público, tentando transformar relações discriminatórias no que diz respeito ao gênero."

Que asqueroso! Toda vez que vocês verem a palavra gênero no texto de alguém, é porque esse alguém é favorável à ideologia de gênero. Não tenham dúvidas! Que vergonha, Pe. Luza!

Mas além disso, onde o indigitado padre vê relações discriminatórias no Livro de Judite, pelo amor de Deus!?

Judite é tão respeitada pelos pelos anciãos que governam Betúlia, que ela se reune com eles, puxa-lhes a orelha, e pede-lhes cinco dias antes de se entregarem a Holofernes. E o que fazem os sábios e seu chefe Ozias? Simplesmente lhe concedem o que ela pediu. Não só, vão esperá-la na saída da cidade e rezam por ela, mesmo não sabendo o que ela planeja. Eles colocam toda a sorte da cidade nas mão dela! Isso lá é atitude discriminatória, contra uma mulher? Judite não estava tentando "transformar relações discriminatórias", mas salvar seu povo, usando do que ela tinha de mais valioso, aos olhos dos soberbos: sua beleza e sua capacidade de sedução!

O valor literário e inspirador do Livro de Judite é extraordinário. É uma das mulheres mais sensacionais do Antigo Testamento e mostra bem o valor que nós, o povo escolhido do Novo Testamento, que nós os católicos, damos às mulheres.

Termino com uma observação de Santo Tomás de Aquino sobre Judite (Suma Teológica, II II Parte, q. 110): "A Sagrada Escritura faz o elogio de certas figuras não porque essas pessoas tenham sido modelos de perfeitas virtudes, mas por causa dos bons sentimentos que demonstram possuir e que as levaram a cometer alguns atos indevidos. Neste sentido, Judite é reverenciada não por ter mentido a Holofernes, mas pelo desejo ardente de salvar seu povo que a levou a enfrentar graves perigos. E se pode dizer ainda que as palavras dela contêm uma verdade em sentido místico."

2 comentários:

Ana disse...

Hoje vi um texto deste padre e no final ele vem falar da sociedade que poucas pessoas tem uma fortuna e as demais sofrem com a miséria, queria falar a ele que isto acontece por causa do partido dele que ficou 16 anos no poder e só enriqueceu seu próprio confre.
Fora padres Comunista.


Preguiça de discurso comunista dentro da nossa igreja.

AnaHelcias disse...

Concordo com o que você disse sobre Judite, ou seja, que ela, da maneira dela, salvou o seu povo e que na concepção dela, estava fazendo o que seria correto. Entretanto não concordo com os ataques ao Pe. Nilo Luza. Não somos obrigados a concordar com tudo, nem com todos, porém, há maneiras de discordar das idéias dos outros sem ser agressivo. Deus te abençoe.