20/06/2012

Todos os Caminhos Levam a Roma


A conversão de um grande homem é sempre um evento momentoso. A graça desta conversão é sentida por muita gente e durante muito tempo. Às vezes, a conversão muda a história do mundo, como aconteceu com a conversão de Paulo de Tarso e de Santo Agostinho, por exemplo. Toda a civilização ocidental dependeu destas duas conversões. Por trás delas, e de todas as outras, está Nosso Senhor Jesus Cristo, servindo-se dos homens que são feridos por seu amor, para atrair outros homens para o caminho da salvação.

O livro que agora a Editora Oratório lança contém ensaios de G. K. Chesterton sobre sua conversão à Igreja Católica. Eles foram publicados logo depois da sua chegada à Igreja de Cristo e foram publicados simultaneamente na Inglaterra e nos EUA, em revistas católicas. São ensaios inéditos em português. Eles contam a razão da conversão de um grande homem; de um intelectual do século XIX, que deveria ser ateu, evolucionista, cientificista e marxista. E por que Chesterton, não sendo nada disso, foi atraído pela Igreja Católica? Bem, isto é o que ele conta nos ensaios e de um modo, digamos assim... chestertoniano!

Fiz a tradução e assino a introdução da obra. Agradeço a Nossa Senhora - quem nos traz todas as graças, inclusive a da conversão -  a graça de ter conhecido Chesterton e de poder traduzi-lo para a minha língua. 

8 comentários:

Anônimo disse...

caro angueth sou um catolico morno mas eu quero ser quente mas quanto mais eu rezo mas tentaçoes me aparecem a mundo e muito tentador principalmente as mulheres embora eu nao tenha contato direto com elas seriam os verdadeiros catolicos rezassem por mim Deus tem misericordia mas nas nas palavras de de paulo nao faço o bem que eu quero mas faço o mal que eu nao quero e muito.e me enfraquece mas mas ainda vendo os que mas deveriam dar exemplo indo contra a verdadadeira igreja catolica (padres bispos etc)atuais

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro anônimo,
Salve Maria!

Atualmente, somos católicos não por causa dos padres e bispos da Igreja, mas apesar deles.

O coração abrasado pelo amor a Deus é uma graça que devemos pedir todos os dias. E, guarde bem isto: mesmo com o coração abrasado, não há católico que não esteja mergulhado num mar de tentações.

Ad Iesum per Mariam.

Anônimo disse...

Prezado anônimo,

Recomendo a você procurar um bom padre para ajudá-lo nesse combate espiritual. Nada como uma autêntica alma sacerdotal para nos conduzir na vida da graça. Eles são poucos, mas existem.

Como não sei em que cidade mora, não posso indicar nenhum. Mas, se quiser, fique à vontade para me escrever: olivaromano@hotmail.com

Em Cristo,
Renato

Anônimo disse...

Ah, caro Angueth, e já me esquecia: parabéns por mais esse valoroso trabalho!

Abraço,
Renato

Guilherme disse...

Caro Angueth,

Parabéns por mais essa tradução! Que os livros de Chesterton em português sirvam para a conversão de mais e mais almas.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

caro professor Angueth muito obrigado por nao ter deixado meu comentario em branco e peço desculpa por nao escrever direito principalmente a pontuaçao.a algum tempo eu acompanho o seu blog e leio algumas postagens e fico feliz de saber que existe catolicos que realmente se importa com a sã doutrina CATOLICA APOSTOLICA ROMANA que estou graças a DEUS começando a conhecer melhor agora; de alguma forma nao sei se e certo ou nao, talvez seja orgulho mas eu me sinto muito bem em ser e ter nascido catolico embora a igreja que conhecemos(eu e minha familia e a maioria dos dos catolicos que eu conheço) e a da missa nova que nao era tao escadolosa igual aos dias de hoje.entao o nosso conhecimento e muito limitado e os padres que nos instruiu nao aprofudou ou aprofunda sobre o que e realmente e necessario para ser um verdadeiro catolico.e issso facilita bastante para o inimigo.infelismente parece que estao mais preocupados com a carne do que com a alma(meio ambiente pobresa politica ecumenismo etc)nao estou diszendo que devemos ser ignorantes nesses assuntos mas ser estivermos primeiro cuidado de nossa almas para estar mais proximas de DEUS esses outros problemas talvez nao existesse (dizem que o mal se corta pela a raiz entao estando com DEUS esses males ja estarim cortados) , e claro que ha muitas exceçoes,so que e dificil saber quem sao essas exceçoes.uma coisa eu nao tenho duvida e o da infinita misericordia de de DEUS. falo isso por mim mesmo.o que ja teve de protestante tentando me levar para a igreja deles eles sao bem persistentes e esso era o que me levava a procurar respostas para as acusacoes que eles faziam e faz contra os catolicos dai vem a pergunta por que muitos padres e bispos etc conhecendo o catolicismo e as ideias do protestantismo e de outra religioes querem ter com eles um dialogo ecumenico isso eu nao entendo e tem muitas outras questoes que eu tambem nao entendo graças a DEUS igrejas tem muitos santos cuja a vida deles podemos imitar.e caro angueth comcordo plenamente com o que voce diz eu realmente quero amar a deus acima de tudo e ao meu proximo como a mim mesmo mas nadar contra a corrente nesse rio cheio de armadilhas e o meu maior desafio sozinho eu sei que nao consigo mas deus nao me abandona e o sacrificio que nosso senhor JESUS CRISTO nao vai ser em vao.eu continuo contando com as oracoes de voces para que eu seja menos pecador.e ao comentario do Renato atualmente eu moro em sao paulo capital e esse e um de meus problemas achar um bom padre,o ultimo que eu procurei para tentar me confessar, nos marcava um dia e esse dia nao dava certo sempre aparecia alguma coisa que adiava ate eu desistir de me confessar com ele,eu nao estou julgando mas parece que nao tinha muito tempo disponivel para uma confissao.talvez nao tenha mas tanta importancia para alguns deles.mas uma vez obrigado a todos os que se importa com uma alma pecadora.

Luiz Fernando disse...

Caro Angueth,

Obrigado e parabéns por mais uma tradução do Chesterton!

Eu já divulguei no meu Facebook!

Um abraço,
Luiz Fernando de Andrada Pacheco

Frederico disse...

Já está na minha estante!
Parabéns!