05/06/2012

A FORÇA PARA O SACRIFÍCIO


Em 1901, começou, na França, o fechamento de todos os conventos e a expulsão dos religiosos. Foi nesse ano que se deu, em Reims, o caso seguinte, contado pelo Cardeal Langenieux, arcebispo daquela cidade. Havia em Reims, entre outros, um hospital que abrigava somente os doentes atacados de doenças contagiosas, que não encontravam alhures nenhum enfermeiro que quisesse cuidar deles.

Em tais hospitais sòmente as Irmãs de caridade costumam tratar dos doentes e era essa a razão por que ainda não haviam expulsado as religiosas daquela casa.

Um dia, porém, chegou ao hospital um grupo de conselheiros municipais (vereadores), dizendo à Superiora que precisavam visitar todas as salas e quartos do estabelecimento, porque tinham de enviar um relatório ao Governo. A Superiora conduziu atenciosamente aqueles senhores à primeira sala, em que se achavam doentes cujos rostos estavam devorados pelo cancro. Os conselheiros fizeram uma visita apressada, deixando perceber em suas fisionomias quanto lhes repugnava demorar-se ali.

Passaram logo à segunda sala; mas ai encontraram doentes atacados de doenças piores, vendo-se obrigados a puxar logo de seus lenços, pois não podiam suportar o mau cheiro.

A passos rápidos percorreram as outras salas e, ao deixarem o hospital, aqueles homens estavam pálidos e visìvelmente comovidos.

Um deles, ao despedir-se, perguntou à Irmã que os acompanhara:
- Quantos anos faz que a Sra. trabalha aqui?
- Senhor, já faz quarenta anos.
- Quarenta anos! exclamou outro cheio de pasmo. De onde hauris tanta coragem?
- Da santa comunhão que recebo diàriamente, respondeu a Superiora. E eu lhes digo, senhores, que no dia em que o Santíssimo Sacramento cessar de estar aqui, ninguém mais terá força de ficar nesta casa.

______________
Tesouro de Exemplos, Pe. Francisco Alves, Editora Vozes (quando ainda católica).

2 comentários:

Luiz Fernando disse...

Caro Angueth,

Salve Maria!

Acabo de enviar uma carta com cópia oculta para você. E após ler este post, eu me emocionei.

Graças a Deus pela Sagrada Eucaristia!

Obrigado!

Ad Iesum per Mariam!

Um abraço,
Luiz Fernando de Andrada Pacheco

Anônimo disse...

perdão, professor, mas desconhecia completamente essa estória. em 1901 os conventos foram fechados na França ? Por que?