Lex orandi, lex credenti foi uma expressão muito usada depois que Paulo VI instituiu a Missa Nova. A expressão significa que mudando a forma da oração, muda-se a forma da crença. A Missa é a oração máxima da Igreja, a forma mais perfeita de adoração a Deus.
Mas como a Igreja chegou a essa mudança? Aqui, outra expressão latina entra em cena: lex studenti, lex orandi. Da forma com que se estuda, depende a maneira com que se reza. Ora, desde a Renascença a Igreja vem permitindo invasões subversivas em seu ensino, a começar pelo abandono de Santo Tomás e a receptividade de Descartes.
A preparação para a mudança da forma de oração foi feita por meio da mudança nos estudos, principalmente nos seminários e mosteiros. Assim, foi possível nos anos 1960 a mudança na oração máxima da Igreja: lex studenti, lex orandi, lex credenti.
4 comentários:
Professor, o senhor poderia indicar-me uma Igreja em Belo Horizonte. Estou voltando à Igreja depois de um longo afastamento e esbarro em dificuldades para encontrar uma Igreja neste momento que vivemos. Por favor, senhor.
Caro, eu assisto somente a Missa Tridentina, celebrada pelos padres da Administração Apostólica São João Maria Vianei.
Missas diárias às 19h: Rua Aiuruoca, 148,
Bairro Fernão Dias.
Missa Dominical: Capela Nossa Senhora do Líbano, Rua Pouso Alegre, 659, Bairro Floresta.
BH?
Sim, Belo Horizonte.
Postar um comentário