21/09/2018

O deslocamento da função magisterial depois do Concílio Vaticano II, por Romano Amerio - Parte II


II – Negação da sobrenaturalidade da fé

4. O deslocamento da autoridade de que gostaríamos de falar é um dos movimentos de inspiração racionalista, humanista e naturalista dos mais enraizados. Seu grande princípio: as verdades da fé têm sua origem na atividade do intelecto humano.

5. Na doutrina tradicional, a fé excede a razão; segundo a doutrina da Igreja Católica, para crer deve-se sair da esfera da razão, ir além da razão, pois o que está além da razão lhe é extrínseco. Estar no exterior não significa estar em oposição; significa, sobretudo, que é um complemento, um auxílio necessário e é justamente por isso que está fora. Ao contrário, segundo a doutrina moderna, a fé é uma forma de razão, isto é, que ela é algo que lhe é intrínseco. Isto significa que para crer não é necessário de sair da esfera da razão.

6. A função do Magistério da Igreja é de inculcar no espírito dos fiéis as convicções sobrenaturais: aprender, se ligar, aderir. A palavra “ensinar” significa “agir de modo que alguém saiba o que não sabia”. Além do mais, a função do Magistério é também apologética, pois o mestre deve defender o que ensina. Deve defender alegando seja os motivos oferecidos pela autoridade bíblica, portanto os motivos de ordem sobrenatural, ou ainda os motivos de ordem natural. Em terceiro lugar, ensinar uma coisa significa também fazê-la ser retida pelos espíritos aos quais é ensinada, pois o mestre deve garantir que o seu ensinamento não seja nem perdido nem modificado.

CONTINUA...

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