02/08/2010

Duas perguntas e duas respostas

Prezado Angueth,
Salve Maria,
Onde posso obter informações sobre os corpos incorruptos dos santos que participaram da Contra-Reforma?
Obrigado.
W.
____________________________________
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
Só uma pergunta: se só a Igreja Católica Apostólica Romana pode salvar, por que dar destaque em seu blog aos textos de C.S. Lewis, escritor anglicano e portanto protestante?
Pax Domini nostri Jesu Christi sit semper in cordibus nostris.
Luís
******************************************************
Caro W.,
Talvez a melhor referência para o assunto “corpos incorruptos dos santos” seja The Incorruptibles: A Study of the Incorruption of the Bodies of Various Catholic Saints and Beati, livro publicado em 1977 pela Tan Books. Você pode também consultar a Wikipédia, embora esta referência seja menos confiável.
____________________________________
Caro Luís,

Obrigado por suas palavras bondosas.

Você me faz uma pergunta interessante, que muitos me fazem. C.S. Lewis era, de fato, anglicano, portanto protestante. Mas há muitas razões pelas quais traduzi textos de Lewis e os postei em meu blog.
Primeiramente, ele tinha um grande respeito pela Igreja Católica e por Nossa Senhora; leia, por exemplo, a introdução a Mero Cristianismo. Em segundo lugar, nunca li uma linha dele contra a Igreja. Tudo que li dele é muito edificante e de grande utilidade para os católicos. Em terceiro lugar, católico significa universal e a Igreja, e sua Doutrina, sempre soube beber em fontes não-católicas, tirando daí o que havia de bom. Nós católicos devemos também fazer o mesmo. O exemplo mais grandioso disto foi a absorção da filosofia de Aristóteles, que era um pagão do mais alto nível, pela Doutrina da Igreja, por meio do extraordinário Santo Tomás de Aquino. Em quarto lugar, convenhamos que, com a crise atual da Igreja, ler C.S. Lewis é muitíssimo melhor que ler Frei Beto, Padre Fábio de Melo, Boff, Padre Joãozinho, etc.

São estas, resumidamente, minhas razões para ler e traduzir C.S. Lewis.

Obrigado a você por perguntar e me dar a oportunidade de responder a muitos.

5 comentários:

Leandro disse...

Caro Professor

Gostaria de acrescentar algo a sua resposta sobre C.S. Lewis.

Também utilizo fontes dele.

Por quê?

Ele era da chamada High-Church, ou seja, dos conhecidos como Anglo-Católicos. A ortodoxia desse grupo, apesar de não serem Católicos, é infinitamente maior até que a de alguns que o senhor mesmo citou. Também utilizo muito textos da Igreja Ortodoxa quando estes não entram em conflito com o ensinamento da Igreja Católica.

Outro ponto a respeito de C.S. Lewis é que era Anglicano com um pé na Santa Igreja Católica, era amigo próximo de Tolkien, este sim Católico, e trocavam correspondência constantemente. Tolkien chegou a convidá-lo diversas vezes para que abraçasse a fé católica sem sucesso, mas pela sua fé, defesa dos valores Cristãos e sua ortodoxia, poderia ser considerado um Católico praticante e “tradicional”.
O que eu prefiro ler nos sites, textos de C.S. Lewis ou os deprimentes textos do Padre Jonas e de outros como Frei Betto? Não preciso nem responder não é?

Parabéns pelo blog.

Reginaldo de Curitiba disse...

Em 1947, as Edições Gama de Portugal, traduziram de C.S. Lewis as seguintes magníficas obras,que possuo: O problema da dor; ...E ao próximo como a nós mesmos; A lei moral e o sentido do universo; e Para além da personalidade. Na introdução da primeira, o Editor português, além de identificar a alma de C.S. Lewis com a de Pascal, afirma: "C.S. Lewis ainda não é católico, mas sente-se, lendo as suas páginas, que está muito perto de o ser".

Anônimo disse...

Prezados,

Talvez C.S. Lewis tenha sido, como naquela anologia de Jesus, cirunciso de coração.

Anônimo disse...

Caro Sr. Angueth...Os caçadores de heresias na época de Jesus eram os fariseus e não os seguidores de Cristo, que eram exortados a irem viver o Evangelho como experiência. Acredito que os seus posicionamentos se aproximem mais do fanatismo que, propriamente, do catolicismo. Espero, sinceramente, que você possa dar um apoio real a alguém que sofre, em lugar de perder o seu tempo com essas vaidosas tagarelices. Em Cristo. De sua irmã Católica.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Resposta à irmão católica aqui.