31/03/2017

Big Joe cala feministas e esquerda americana na marcha das mulheres





Para quem quiser saber mais sobre a Margaret Sanger, citado por Big Joe, acerca de quem os americanos nada sabem, os leitores podem ler um texto antigo do blog. Big Joe está por dentro das coisas!

26/03/2017

Catolicismo, vontade e sentimento.

Recebo de um leitor amigo (Flávio Dornelles) a seguinte pergunta. Na última palestra dissestes que o Catolicismo é a religião da vontade e não do sentimentalismo. Poderia em poucas palavras falar sobre a parte da vontade?

Todos nós temos sentimentos, que nos assaltam a todo momento. Mas o católico sabe que não devemos, e não podemos, ser governados por eles. Devemos ser governados pela razão, iluminada pela Fé. O que quer dizer isso? 

Que não devemos viver para alimentar nossos desejos sentimentais e nem nos medirmos pelo que sentimos; pelo que sentimos acerca dos outros, nem pelo que sentimos acerca de nós mesmos. Se ficarmos envoltos na neblina dos sentimentos, perdemos a noção da realidade, perdemos sobretudo a noção da ordenação dos bens e dos males. 

Por exemplo, o católico não assiste a Missa para se sentir bem, ou não faz caridade para se sentir bem, ou não reza o santo Terço para se sentir bem. Porque, pela razão e pela Fé, estas são nossas obrigações que devem ser feitas quer sintamos bem ou mal. 

O que faz com que não ajamos por sentimentos é o direcionamento de nossa vontade ao que dita a razão e a Fé. É a obediência ao que dita nossa inteligência.

A Igreja nunca pregou que nós estamos aqui na Terra para nos sentirmos bem, mas sempre disse que estamos aqui para nos salvar. Essas duas coisas estão, na maioria das vezes, em oposição. Por isso eu disse que o catolicismo é a Religião da realidade e não do prazer. É a Religião da alegria e não do prazer. E alegria é vontade direcionada Àquele que disse ser "a verdade, o caminho e a vida". Sentimento é pois um péssimo conselheiro para o católico.


18/03/2017

Palestra, no próximo domingo: As Grandes Heresias - Parte I

A primeira palestra, de uma série, sobre as grandes heresias que atacaram e atacam a Igreja Católica acontecerá dia 19/03, dia de São José, casto esposo de Maria e Patrono da Igreja Universal, após a Missa, que será celebrada na Capela Nossa Senhora do Líbano (Floresta), em Belo Horizonte, MG, às 8h00. A palestra começa em torno das 9h50.

Todos estão convidados, e que São José nos proteja.

08/03/2017

Dia da mulher.

Em 2012, publiquei um artigo sobre o dia da mulher: aqui. Ele causou muita indignação a uma leitora, a quem eu respondo aqui. Vale a pena ler.

06/03/2017

O Catolicão, por Murilo Mendes

O Catolicão é o título de um fantástico artigo de Murilo Mendes sobre os católicos de sua época; penso que o texto deve ser de décadas pré-conciliares, o que indica que o catolicismo já estava em vias de uma degeneração acentuada. Eis o link para  o artigo
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5105/4809

Levado pelo artigo, procurei menções a Murilo Mendes no diário de Josué Montelo e encontrei esta pérola, na entrada do dia 20 de dezembro de 1955. Grande Murilo Mendes.

 ___________________________

Lá fui eu, esta noite, ao programa de João Condé, na TV Tupi, para ser crivado de perguntas, ao vivo, diante das câmaras, no calor do estúdio intensamente iluminado.

Antes de começar o programa, sento-me no lugar que me é destinado, por baixo de grandes lâmpadas que pendem do teto. Olho-as com receio, no temor de que estourem sobre minha cabeça, e meu temor é justificado pela experiência de meu programa anterior, naquele mesmo estúdio, quando o poeta Murilo Mendes, o diplomata Roberto Assunção e eu, convocados para um debate sobre a cultura brasileira no exterior, fomos colocados ali, debaixo das mesmas luzes.

E ia em meio o programa, com Murilo Mendes a discorrer sobre a sua experiência na Itália, quando uma das lâmpadas explode, fazendo cair sobre a cabeça do poeta uma chuva de pedaços de vidro, sem que ele deixasse transparecer a menor reação.

Ao fim do programa, perguntei ao poeta: — Como foi que você conseguiu manter-se impassível, com aquele estrondo e aqueles cacos de vidro?

E Murilo, sério, ainda a sacudir do paletó os últimos estilhaços da lâmpada:
— Graças a uma certa intimidade com o sobrenatural.

Agora, no programa de João Condé, depois de lembrar-lhe o episódio, para acentuar que me falta a intimidade de que o Murilo se desvanecia, pergunto-lhe se posso ter certeza de que não vou receber o mesmo banho, na hora em que estiver falando.

— Fique tranquilo. Murilo, por ser santo, tem direito a esses sustos; você, não.

01/03/2017

Palavras do último sermão de Pe. Faber: Quaresma de 1863

"A pior e mais fatal preparação do demônio para a vinda do Anticristo é o enfraquecimento no homem da crença na punição eterna. Fossem estas as últimas palavras que devesse dirigir a vocês, nada eu diria com mais ênfase que isto: que depois do pensamento acerca do Precioso Sangue, não há outro, em toda a nossa Fé, que lhes seja mais precioso e mais necessário que o pensamento acerca da punição eterna"