02/10/2014

Duas observações pré-eleitorais

A primeira é acerca do artigo de Olavo de Carvalho, Desconversa Científica.
 
A outra é um pequeno texto extraído de As Fronteiras da Técnica, de Gustavo Corção que vai abaixo.
 
"Se o homem não é um ser dotado de alma espiritual, feito à imagem e semelhança de Deus; se o sentimento do bem-agir é mais um dado emocional do que um dado de sua natureza racional; então toda a ética se reduzirá a uma ajustagem social, a uma espécie de aclimatação, e os costumes serão objeto de um estudo sociológico como o clima, a natureza do solo, e tudo o mais que condiciona a vida do homem. E assim como a indumentária varia com a latitude, desde a pele do urso até a tanga, variará também esse invólucro de pressões sociais que os novos sociólogos chamarão pomposamente de 'natureza humana'.
 
"Chegado neste ponto, aceita essa dissolução do homem e esse desligamento da moral, é evidente que o mundo está preparado para as aventuras do totalitarismo. A anarquizada biosfera antropológica que cobre o planeta, se é uma pura força de natureza material, poderá ser plasmada e dirigida. O liberalismo da filosofia empiricista preparou essa capitulação e agora, a partir desse instante, nós vamos ver o tecnicismo infiltrar-se na política previamente esvaziada de qualquer conteúdo moral (sem falar na moral inanimada que se desmancha como cinza), e produzir a nova ética do partido, da raça ou das razões do Estado."

Sinto não poder oferecer aos leitores mais que o que vai acima, que, sei, não ajuda a escolher candidatos para a eleição do próximo domingo. Espero apenas que ajude a alguns a se aproximarem um pouco mais das razões que nos levaram, levaram o Brasil, a um estado de catástrofe de dimensões civilizacionais.
 
Que nossos Santos Anjos da Guarda nos protejam do que vem por aí!

5 comentários:

Nik disse...

Professor, hoje é um daqueles dias do ano em que me lembro de ti, 7 de outubro. Já mandei sua tradução do Michael Novak sobre Lepanto para vários amigos, mais uma vez.

Outro dia, vasculhando o blog do senhor, reencontrei seu post sobre O Estado Servil de Belloc. Em 2010 a tradução já estava em curso. Como ficou este projeto? Podemos aguardar mais um grande livro do Belloc, em português, para breve?

http://angueth.blogspot.com.br/2010/03/o-estado-servil.html

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Que honra, Nik, você lembrar-se de mim em dia de festa de Nossa Mãe do Céu! Reze por mim.

Quanto a O Estado Servil, tenho muito boas notícias; há uma editora interessada na tradução da obra. Começarei a tradução ano que vem, pois estou traduzindo mais um livro de Chesterton. Vou noticiar no blog, no momento oportuno.

Ad Iesum per Mariam.

Nik disse...

O senhor não imagina a quantidade de coisas que aprendi aqui, principalmente com suas traduções.

Sobre a obra do nosso jornalista inglês, outro dia no Archive.org achei umas pérolas editoriais que são dignas do bom humor dele, que são Calendários Chestertonianos! Ou seja, um pedaço de G.K. para cada dia do ano! Adorei, estou lendo um.

http://archive.org/search.php?query=Chesterton%20calendar

Não dá vontade de imprimir e pregar na porta da geladeira, no melhor estilo "Paulinas New Age sorria e vá sempre em frente"?

Rodrigo disse...

Professor, que momento assustador passamos! Este sínodo em curso, ao que me parece, ou vai abalar a fé de muitas almas, ou vai ser fonte de muitas falsas conversões, com muitas concessões doutrinárias! O senhor poderia comentar sobre ele em seu blog?

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caro Rodrigo, acabei de postar uma nota sobre o Sínodo dos Bispos.

Ad Iesum per Mariam.