24/11/2013

Palestra: O Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dia 27 de outubro, quando se comemorou a Festa do Cristo Rei no calendário tradicional, fiz a palestra abaixo, sobre o significado desta festa tão importante para os católicos e para a Igreja.
 


7 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito,Antônio.Parabéns!

O amigo já sabe e pode anunciar sobre o que tratará na próxima palestra?

Fique com Deus.



Roberto disse...

Obrigado Professor! É importante diferenciarmos o reinado espiritual do reinado material, é por aí? Estou certo professor?

Deus o abençõe!

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

É por aí, Roberto. Mas é importante notar que um reinado implica o outro. Nosso Senhor quer nos governar inteiramente, pois somos seres de corpo e alma.

Ad Iesum per Mariam.

Anônimo disse...

BRILHANTE! Angueth, você tocou em dois temas fundamenteais:
1) Laicismo, defendido até por cristãos! É gente que tem medo de ser acusado de TEOCRATA! Mas as pessoas não percebem a diferença "sutil": em uma sociedade cristã, o Estado deve ser DE cristãos, e não, cristão (teocracia)...
2) Feminismo: nas sociedades medievais, o Cavaleiro se submetia às mulheres, em sua defesa, não pela sua fraqueza, mas pela sua SUPERIORIDADE. A partir da referência de Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo. Depois, mais recentemente, tivemos o CAVALHEIRISMO. Novamente, um respeito em função de sua superioridade e virtudes...
Robson di Cola

Roberto disse...

Professor, o reinado material seria indiretamente, Cristo no seu reinado temporal, no caso, através da obediência a seus princípios ou a a sua pessoa que os governantes devem ter?
Digo indiretamente, pois, penso diretamente quando me refiro ao período em que a própria Igreja reinava temporalmente, o que hoje não faz mais, a exceção do Estado do Vaticano.
Neste caso estou me referindo ao reinado político.
E esse reinado político seria social também?
Obrigado.

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Sim, Rodrigo, reinado material indireto, segundo sua interpretação. Nada da Igreja governando politicamente o mundo!

Ad Iesum per Mariam.

Anônimo disse...

Bom dia!!Venho até você pedir ajuda através da divulgação no seu blog!! Domingo (01/12/2013) eu participei do Seminário Nacional de Biopolítica aqui em Curitiba que contou com as participações do Pe. Paulo Ricardo, Prof. Felipe Nery e Pe. José Eduardo, e foi pedido pra que nos mobilizemos em favor do PL 6033/2013 de autoria do Dep. Eduardo Cunha (RJ). Quero lembrar ainda que dentre os assuntos destacados no Seminário foi a chamada lei Cavalo de Tróia (12845/2013) que legalizou o aborto no Brasil, mas que pode ser revertida uma vez que o Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) entrou com um pedido de revogação (PL 6033/2013) da dita lei para melhor apreciação do Congresso, entretanto, para que a revogação seja votada precisamos de assinaturas, por isso, peço que todos nós possamos nos mobilizar em favor dessa causa, coloco os links para assinatura e maior conhecimento de caso. Assinem e passem para todos os colegas!!VAMOS FAZER CAMPANHA NO BLOG E DIVULGAR ISSO!!!

Deus o Abençoe

http://www.citizengo.org/pt-pt/535-deputado-dr-rosinha-nao-cumplice-da-legalizacao-do-aborto-no-brasil
Juliano A.R.P