08/04/2013

Santo Tomás é um filósofo atual?


Sabemos que Santo Tomás é um filósofo medieval, que manteve polêmicas ao modo do medievo, sobre questões do medievo, muitas das quais nos afetam até hoje. Mas pode ele ainda ser considerado um filósofo que tem algo a dizer ao século XXI. O tomismo é uma filosofia atual? Os tomistas são capazes de fazer o Doutor Comum dialogar com a atualidade? Como a filosofia e teologia do aquinate é a filosofia e teologia da Igreja (apesar dos modernistas!), para nós católicos, isso significa perguntar: a Igreja consegue dialogar filosofica e teologicamente com a atualidade? Daí se vê a importância dessas perguntas. Mas só os tomistas podem respondê-las. Nós, pobres mortais, só podemos torcer para que surjam esses tomistas que nos brindarão com análises tomistas sobre problemas atuais. 

Parece que a torcida está surtindo seu efeito. Pois um tomista com fôlego suficiente anuncia que vai encarar o desafio. Meu amigo Sidney Silveira anuncia, em seu blog, o lançamento iminente de um livro que começará a responder as perguntas anteriores. Bravo, amigo! Aguardamos ansiosos o petardo tomista.

5 comentários:

Anônimo disse...

Deus queira q nun linguajar atual, pq a suma é uma tortura

Antônio Emílio Angueth de Araújo disse...

Caros comentadores,

Sei bem que Sidney manteve uma polêmica com Olavo de Carvalho. Não precisam mandar para o blog o link de artigos do Olavo polemizando com Sidney.

Eu admiro profundamente Olavo de Carvalho. É só procurar no blog posts sobre ele. Muitos me criticam por esta admiração. Aliás, tenho uma dívida impagável com o filósofo, por ter me tirado da lama a ignorância e do esquerdismo. Ele sabe disso, pois já o agradeci tanto pessoalmente, quanto pelo blog.

Isto posto, não me pauto apenas pelas opiniões dele para formar as minhas. Eu admiro o Sidney, independentemente do que o Olavo pensa sobre o tomista.

Assim, os comentários sobre a polêmica Sidney/Olavo não serão publicados.

Obrigado.

Anônimo disse...

Caro Angueth,

Antes de tudo, obrigado pelas generosas palavras.

Agradeço por não colocar lenha nesta fogueira. Já conversei com o Olavo e, a esta altura dos acontecimentos, tenho uma dívida pessoal para com ele, pois, como muitos sabem, graças ao apoio que me deu, uma boa alma aqui do Rio (aluno dele) me ajudou a fazer as cirurgias cardíacas pelas quais precisei passar, ao final do ano passado.

Ademais, independentemente de quaisquer divergências que possamos ter, já falei para ele de viva voz de minha dívida para com algumas leituras que devo a indicações dele. Além de lhe reconhecer o fino talento de escritor e a coragem do homem de idéias.

A propósito, é melhor ter um oponente como ele do que muitos dos católicos que nos dão tapinhas nos ombros, mas são covardes detratores, e pior: fingem amar a Tradição, até o momento em que ela os contraria.

Enfim, Deus nos há de julgar a todos.

Um abraço. E "vive la différence"!
Sidney Silveira

tiago.monteiro disse...

Basta examinar tudo e reter o que é bom (Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Chesterton, Padre Paulo Ricardo, Olavo de Carvalho, Sidney Silveira, Orlando Fedeli, Gustavo Corção, Felix Sarda, Eugenio Cantera, Angueth, Michael Voris etc.)!

Augusto Mendes - Brasil disse...

É o terceiro livro anunciado pelo Sidney Silveira, se bem lembram:
1 - Filosofia de Combate
2 - A vontade derrotada: Nietzsche e o avesso do homem
3 - Cosmogonia da Desordem.

Tenho grandes perspectivas sobre essas obras. Poderíamos ter mais notícias sobre elas...