quarta-feira, agosto 17, 2011

O homem que foi quinta-feira; um vídeo imperdível.



No vídeo abaixo, vocês encontrarão um trecho de um dos mais interessantes livros de Chesterton. É de se perguntar qual de seus livros não é interessante? O policial filósofo fala por Chesterton desde um ponto de vista tomista, analisando o poder destrutivo da filosofia moderna, que é muito mais deletéria que o crime com que os policiais normais se defrontam diariamente, e muitas vezes a origem destes. Note que Chesterton dá à filosofia uma organização de sociedade secreta, com um círculo externo e um círculo interno. Esta alusão é prenhe de significados e uma verdade quase sempre ocultada, escamoteada, ou simplesmente desconhecida de muitos. Chesterton claramente estava consciente do poder das organizações secretas nas origens das idéias filosóficas modernas. 

A tradução das falas foi feita pelo leitor do blog e meu amigo Wendy; sim, o protestador (protestante?) Wendy, que é um rapaz cujo futuro é clara e inexoravelmente o catolicismo. O blog agradece penhoradamente!






Assistam outros vídeos legendados dentro do projeto do blog.

11 comentários:

Wendy A. Carvalho disse...

Gostei das legendas, mas não gostei da tradução. hahahahahahahaa! Zoando... Isso é o pouco com que posso contribuir pro seu blog, Angueth, tendo em vista o que ganhei de conhecimento com você. Eu que tenho a agradecer.

Deus te abençoe e exalte; e toda a sua família.

NEle,

Wendy.

Antonio Carlos Machado Jr. disse...

Obrigado, Angueth. Obrigado, Wendy. Deus lhes pague. Há alguma tradução dessa obra para o português?

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Antônio,
Salve Maria

Vá no Resposta Católica e procure no subtítulo Escritores Católicos; lá você encontrará o PDF de uma edição da década de 1940.

Obrigado pelas palavras.

Em JMJ.

Wendy A. Carvalho disse...

Pra transcrever o vídeo eu fiquei indo do livro original para a tradução da Editora Germinal. Mas acho que essa que o Angueth mencionou é melhor. Quanto mais velho melhor, né?

Se te ajudar: http://www.americanas.com.br/produto/5888993/livros/literaturaestrangeira/romances/livro-homem-que-foi-quintafeira:-um-pesadelo-o?epar=buscape&opn=YYNKZU

Patricia disse...

Brilhante!

Os dois estão de parabéns!

abs,
em Cristo,
Patricia

Wendy A. Carvalho disse...

Meus Deus! Onde estão os meus modos? Agora que vi o que disseram pra mim. Em parte sou inocente, pois não penso em mim como alguém digno de parabéns, como pensa a Patrícia, ou de recompensa divina, como pensa o Antônio. De qualquer modo, agradeço a caridade do comentário e fico feliz por terem gostado da tradução. :D

Meus parabéns, Angueth e filhos, pelo belo projeto de legendar esses vídeos. Continuem com fé! Espero poder continuar sendo útil a Deus na divulgação de seu servo Chesterton. Sonho com a sociedade chestertoniana brasileira. E não quero morrer sem ser chestertoniano. Hehehe!

Abração à todos.

Em Cristo,

Wendy, o pernambucano. Haha!

Fábio Graa disse...

Sim, a tradução ficou muito boa e já perdi a conta de quantas vezes já assisti o video e para quantas pessoas já mostrei, rs...

És de Pernambuco, Wendy.. Aqui pertinho ^^

Pax.

Wendy A. Carvalho disse...

Ah, Fábio, o Angueth com certeza deu uma revisada pra ficar bom. :D

Se cuida, Angueth, os nordestinos estão invadindo seu blog. hahaha!

Valeu pela divulgação. O Angueth merece.

Um abraço!

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caros Fábio e Wendy,

Não mudei uma vírgula nas legendas do Wendy. O pernambucano é bravo na tradução!

Em JMJ.

Vinicius Oliveira disse...

Fantástico o vídeo, e muito bom o trabalho de vocês! Continuem assim!

Deus abençoe!

Wendy A. Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.