Sabemos que o inferno só age com a autorização de Deus, e
alguns consideram a Reforma Protestante como um castigo para a Igreja, pelo seu
estado lastimável logo no término da Idade Média. Mas como aconteceu com a
Queda, depois da qual Deus nos mandou um exército de Profetas e depois Seu
próprio Filho, Ele não se esqueceu de seu povo, e nos mandou muitos,
muitíssimos santos para salvar o que podia ser salvo da antiga cristandade
unida.
Precisávamos mesmo desse exército de santidade, pois o
ataque protestante foi diferente de todos até então desferidos contra a Igreja
de Cristo. Os ataques anteriores eram heresias e movimentos heréticos em que
era possível explorar seus conteúdos, debate-los, defini-los e, enfim,
condená-los. Mas o movimento protestante produziu, segundo Belloc[1],
“uma pletora de heresias”, não uma
heresia. E essas heresias possuíam uma atmosfera comum, ainda segundo Belloc,
que prolongava e espalhava uma atmosfera moral muito específica e que
conhecemos como protestantismo. As antigas heresias disputavam e rivalizavam-se
com a Igreja então existente; o protestantismo propunha dissolver a Igreja
Católica. Hoje sabemos o sucesso que esse movimento infernal está logrando.
Chesterton diz, em sua biografia de Santo Tomás, que “cada
geração busca seu santo por instinto; e ele não é o que o povo quer, mas, ao
contrário, o que o povo precisa.” Isto certamente se aplica a cada santo que
Nosso Senhor nos enviou naquele século XVI. Veja-se, por exemplo, esta lista
certamente incompleta: Santo Inácio de Loyola (1491-1556), São Francisco Xavier
(1506-1552), São Carlos Borromeu (1538-1584), São Francisco de Sales
(1567-1622), Santa Teresa D’Ávila (1515-1582), São Francisco Borja (1510-572),
São Pedro de Alcântara (1499-1562), Santo Estanislau Kotska (1550-1568), Santo
Aloísio Gonzaga (1568-1591), São Felipe Neri (1515-1595), Santa Joana Francisca
de Chantal (1572-1641), Santa Maria Madalena de Pazzi (1566-1607), São João de
Deus (1495-1550), São Pedro Canísio (1521-1597), São João da Cruz (1542-1591)
São Pio V (1504-1565).
O ano de 1550 vê quase todos estes santos vivos (três deles
nasceriam pouco depois). Do recém-nascido Santo Estanislau ao quase falecido São
João de Deus e os ainda por nascer São Francisco de Sales, Santa Joana e Santo
Aloísio. Há documentação abundante da incorruptibilidade dos corpos dos
seguintes santos[2]: São
Francisco Xavier, São João de Deus, Santa Teresa D’Ávila, Santo Estanislau
Kotska, São Carlos Borromeu, São João da Cruz, São Felipe Neri, Santa Maria
Madalena de Pazzi, São Francisco de Sales, Santa Joana Francisca de Chantal e
São Pio V.
A importância de cada um desses santos é matéria de
avaliação pessoal no que tange a devoção pessoal, mas não há como negar que, no
plano histórico mais geral, e também no plano sobrenatural, alguns foram mais
importantes que outros, na preservação da Fé Católica onde foi possível
fazê-lo. O evento central para a preservação da fé foi obviamente o Concílio de
Trento. O nome de São Carlos Borromeu está indelevelmente ligado a esse
concílio. Ele foi o responsável direto pela elaboração e publicação do
Catecismo do Concílio de Trento, conhecido como Catecismo Romano. Quem conhece
esse catecismo sabe quão monumental ele é e quão fundamental ele foi para a
verdadeira reforma da Igreja. O trabalho desse santo em sua diocese, como
bispo, foi também extraordinário.
Belloc destaca, em sua obra sobre a Reforma[3],
dois santos que ele denomina de “elementos subsidiários de defesa” da Fé: Santo
Inácio de Loiola e São Filipe Neri. São Filipe Neri participou ativamente da
reforma do clero e de seus costumes, exatamente no centro da cristandade: Roma.
O apóstolo de Roma, com seus exemplos, sua piedade, sua imensa capacidade
intelectual, seu amor a Deus e a Nossa Senhora e seus milagres, foi uma
motivação extraordinária para a reforma dos costumes e para o terror dos
inimigos da Igreja. Além disso, ele teve uma participação central num acontecimento
que poderia ter levado a França para o lado dos protestantes. Henrique IV,
antes calvinista, tinha abjurado a heresia e se convertido ao catolicismo. No
caos das guerras religiosas, ele voltou ao calvinismo. Mais uma vez, ele quis
voltar à antiga religião, mas o papa Clemente VIII, com apoio dos cardeais,
negou ao rei a absolvição. São Filipe, consciente do que estava acontecendo e
prevendo a apostasia da França, fez jejuns e orações extraordinárias e pediu ao
Cardeal Barônio, seu filho espiritual e confessor do papa, que o acompanhasse
nesses exercícios espirituais. Depois de três dias de práticas espirituais, disse
ao cardeal: “Hoje o papa te pedirá para ouvi-lo em confissão, antes de lhe
dares a absolvição, dizei-lhe: O Pai Filipe ordenou-me que negasse a V.
Santidade a absolvição e lhe declarasse que não continuarei a servir-te de
confessor se não concederes absolvição ao rei da França.” Assim Barônio fez. Clemente
VIII, impressionado com essa declaração, pediu a absolvição com a promessa de
cumprir o pedido de São Filipe. Isso salvou a França para a Fé.
Embora o século XVI tenha presenciado o surgimento de
numerosas ordens religiosas (mais um sinal da interferência de Deus para salvar
seu povo escolhido), tais como os teatinos, os capuchinhos, os recoletos, os
oratorianos, etc, nenhuma foi mais instrumental naquele momento que a ordem
criada por Santo Inácio, a Companhia de Jesus. A importância dessa ordem pode
ser aquilatada pela quantidade e qualidade dos inimigos que ela suscitou,
principalmente dentro da Igreja. Santo Inácio, como militar, deu à sua ordem
uma organização militar, uma disciplina militar. E nas guerras religiosas, esse
regimento de santos homens lutaram no front mais destituído de soldados; nas
fileiras do conhecimento, da retidão pessoal e do ensino. Os jesuítas, como se
chamaram os soldados de Santo Inácio, forneceram à Igreja as melhores armas
para esse front da guerra. Eles consolidaram um poderoso método de ensino que
foi preservado por séculos e que educou toda a Europa católica, consolidando as
decisões do Concílio de Trento e formando inumeráveis gerações católicas em
todo o mundo. Somos católicos hoje, nós habitantes da América do Sul, por causa
dos jesuítas. Quando se espalharam pelo mundo, eles ganharam incontáveis almas
para o reino de Nosso Senhor. Um deles, o fabuloso São Francisco Xavier
batizou, segundo avaliações da época, mais de um milhão de pessoas na Índia e
por onde ele passou. Isso é tão extraordinário quando seus milagres, incluindo
várias ressurreições.
Como não falar também do livro que Santo Inácio escreveu,
delineando seus Exercícios Espirituais, a base da meditação católica. O cardeal
Newman diz desse livro que: “Se há alguma obra que faça bem conhecer a comunhão
íntima dos membros da Igreja Católica, com seu Deus e Salvador, é certamente
esta”. O papa Paulo III, em 1548, aprovou a obra de Santo Inácio, nestes
termos: “Conhecendo que esses Exercícios
são cheios de piedade e santidade, muito úteis e salutares à santificação e
adiantamento dos fiéis, nós o aprovamos, louvamos e confirmamos no todo e em
suas partes: Quoad onmia et singula in
eis contenda”. São Francisco de Sales dizia que essa obra tinha salvado
tantas almas quantas letras encerrava.
Não é obviamente um mero acaso que São Filipe Neri e Santo
Inácio de Loiola foram singularizados por Belloc no processo da Contra-Reforma.
Que todos eles roguem a Deus por nós.
[1]
As Grandes Heresias, Hilaire Belloc,
trad. Antônio Emílio Angueth de Araújo, Ed. Permanência, 2009.
[2] Ver, por exemplo, The Incorruptibles, Joan Carrol Cruz,
Tan Books, 1977.
[3] How The Reformation Happened, Hilaire
Belloc, Tan Books, 1992.
Um comentário:
Que roguem, especialmente, nesses difíceis tempos que no encontramos!
Ps.: Excelente texto.
Att, João Paulo.
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