18/04/2017

Ainda a Libido Dominandi: mecânica e eletricidade a serviço da revolução

Assim como a teoria de Newton, como entendida, popularizada e instrumentalizada por Voltaire, a eletricidade também foi usada para dar ares científicos ao materialismo dos séculos XVIII e XIX. Mecânica newtoniana e eletricidade foram usadas como armas na luta contra a Igreja. Não esqueçamos o bordão de Voltaire com que ele terminava suas cartas: Écrasez l'infâme; écrasez l'impie. Traduzo e reproduzo abaixo mais um trecho da obra Libido Dominandi: sexual liberation and political Control, de E. Michael Jones.

Assim como a eletricidade produzia luz, que dissipava, por sua própria natureza, a escuridão da superstição, assim a eletricidade, como a força fundamental da natureza, encontrou sua expressão política no Iluminismo, a conspiração planejada por Adam Weishaupt, professor de Direito da Universidade de Ingolstadt, que destronou o Rei de França e aspirava significar a mesma coisa para padres e outros reis em toda a Europa.

Um comentário:

Thiago disse...

Não entendi a relevância dessa citação. Se a eletricidade foi usada como propaganda do materialismo no século XIX, não é mais hoje. Qual o ponto aqui?