23/03/2024

Como responder a uma arrogante idiotice dessas?

 


Não vamos recorrer à Patrística Grega e Latina, nem aos grande santos medievais, porque seria brincadeira de criança. Vamos recorrer a um pensador moderno que se define como judeu secular: o pensador David Berlinsky.

Ele diz, em seu The Devil's Dellusion, que a física nos brindou com quatro grandes teorias: a mecânica newtoniana, a teoria de James Clerk Maxwell do campo eletromagnético, relatividade especial e geral, e a mecânica quântica. Mas citando Roger Penrose, ele acrescenta que elas também compõem um "esquema de coisas tentadoramente inconsistente".

Ele diz mais: "Esses esplêndidos artefatos da imaginação humana tornaram o mundo mais misterioso do que jamais foi. Nós sabemos melhor do que antes o que não sabemos e não compreendemos. Não sabemos como o universo começou. Não sabemos por que ele existe. Charles Darwin falou especulativamente sobre a vida emergindo de um 'pequeno lago quente'. O lago desapareceu. Temos pouca ideia de como a vida surgiu e não podemos com certeza afirmar que ela surgiu. Não podemos conciliar nossa compreensão da mente humana com qualquer teoria trivial sobre a maneira funcionamento do cérebro. Além do trivial, não temos outras teorias. Não podemos dizer nada de interessante sobre a alma humana.Não sabemos o que nos impele à conduta correta ou onde se encontra a forma do bem."

Avança ainda dizendo: "Nesses e em muitos outros pontos também, as grandes científicas falharam. Quanto mais sofisticadas as teorias, mais inadequadas elas são." Mas o mais importante vem abaixo e com isso David Berlinsky destrói toda pretensão de gente como Nikola Tesla.

"Nenhuma teoria científica toca nos mistérios que a tradição religiosa aborda. Um homem que se pergunta por que seus dias são curtos e cheios de sofrimento não está disposto a recorrer à teoria algébrica quântica algébrica para obter a resposta. As respostas que figuras científicas proeminentes ofereceram são notáveis em sua superficialidade. A hipótese de que não somos nada mais do que acidentes cósmicos tem sido amplamente aceita pela comunidade científica. Figuras tão diversas como Bertrand Russell, Jacques Monod, Steven Weinberg e Richard Dawkins disseram que é assim. É um artigo de sua fé, apresentado com a confiança de homens convencidos de que a natureza os equipou para enfrentar realidades que o restante de nós não suporta contemplar. "

Nenhum comentário: