Páginas

26/05/2010

Igreja Santa e Pecadora

Leitor escreve:

Na missa deste domingo o padre disse: A Igreja é Santa e Pecadora.Santa pelo Espírito Santo e pecadora por nós cristãos. Comente a respeito destas palavras do padre e sobre essa coisa de Igreja Santa e Pecadora.

Este padre está propagando uma heresia que veio diretamente de Lutero. Karl Rahnner, teólogo modernista, trouxe de volta a antiga heresia para o seio da Igreja. Leia o texto do professor Orlando Fedeli sobre isso: Igreja Santa e Pecadora?

10 comentários:

  1. Anônimo07:28

    A Igreja é santa. Certíssimo. Essa santa Igreja, representada fisicamente na Terra pela "igreja" visível é pecadora por definição. Senão vejamos.

    Papas agiram em nome de satanás. Agiram ou não? A Igreja está infiltrada de inimigos. Está ou não?

    Há prática de magia negra no Vaticano. Há pedofilia na "igreja".

    Então, a Santa Igreja, em sua representação visível, está cheia de pecadores que contaminam, inclusive, sua santa doutrina.

    CQD

    ResponderExcluir
  2. Sugiro que leia o capítulo dois da terceira parte central do livro "Introdução ao Cristianismo" escrito por Joseph Ratzinger (atual Papa), há uma reedição do ano 2000 traduzida e publicada pela Loyola. Vale a pena ler o livro todo.
    Sobre a questão em si não me parece que o sacerdote esteja equivocado, mas não fui eu que ouvi toda a homilia. Algum católico dúvida de que a Igreja seja sntificada pelo Espírito Santo? Dúvida da realidade dos seus pecados pessoais?
    Bom, o capítulo sugerido é mais esclarecedor.
    Isabel.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me surpreendeu na missiva do anônimo luterano foi o CQD. Puxa, isso foi incrível. O rapaz não sabe o que é Igreja, não conhece o Catecismo, nem o moderno, nem tampouco o Romano, e nem se cora de falar tanta besteira.

    Se seguirmos o raciocínio (será?) do anônimo, chegaremos à conclusão de que a Igreja nunca foi santa, pois nosso primeiro Papa pecou, entre outras coisas, ao negar Cristo três vezes. A Igreja, para este CQDista de plantão, já nasceu pecadora. Isto é heresia pura!

    Cara Isabel, sugiro que você leia este texto: Papa Bento XVI corrige o Concílio Vaticano II. Aqui o Papa Bento XVI corrige Ratzinger convenientemente. Lembremos que Ratzinger foi perito do CVII e o livro foi escrito em 1968. E lembremos também, nunca é demais, de que a palavra de um cardeal, mesmo que um estupendo intelectual como é e foi Ratzinger pode conter muitos erros.

    Obrigado pelos comentários e pela visita.

    Antônio Emílio Angueth de Araújo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:39

    "Se seguirmos o raciocínio (será?) do anônimo, chegaremos à conclusão de que a Igreja nunca foi santa, pois nosso primeiro Papa pecou, entre outras coisas, ao negar Cristo três vezes. A Igreja, para este CQDista de plantão, já nasceu pecadora. Isto é heresia pura!"

    Preste atenção no que está dizendo! A igreja nunca foi santa. Só a Igreja.

    Cristo é o Senhor da Igreja. Ele disse que Pedro falava, num certo momento, em nome do diabo. Lembra-se? Ora, ele não estava dizendo que a Igreja não é santa. Apenas que Pedro era um homem.

    Ele disse: - não há um justo sequer.

    Pedro, quando falou o que era certo, disse Jesus: - não és tu que falas, mas o Pai que fala por ti. Então, Pedro era um veículo que podia ser usado por Deus ou pelo diabo.

    Só Cristo é santo. Só a Igreja é santa. Os demais, inclusive os "santos", o são por terem sido separados, ainda que pecadores, pois Cristo pagou pelos seus pecados.

    CQD

    ResponderExcluir
  5. Sr. anônimo CQDista,

    Agora o senhor inventa a Igreja e a igreja. Vamos lá; eu entendo o que o senhor quer dizer. A Igreja é a dos ... Ora, de repente, eu não entendo. Sim, a igreja é a dos pecadores, nós, eu e o senhor. Mas a Igreja é dos ... Não sei dizer. Então, só existe a Igreja? Será? O senhor dá a dica: a igreja é a visível. Ah!, sim. A Igreja deve ser invisível. Talvez! O senhor talvez queira se referir à Igreja Militante (visível) e à Igreja Triunfante (invisível). Viu como elas têm, há muito tempo, nomes diferentes dos que o senhor usa? E, adivinha, a doutrina da Igreja, que o senhor diz que é contaminada pelos pecados de seus membros, afirma que as duas Igrejas, que são partes do corpo Místico de Jesus Cristo, são santas.

    Mas veja, o senhor tem de ler o catecismo primeiro. Depois o senhor comece a provar coisas. Dê preferência ao Catecismo Romano, o do Concílio de Trento. Se quiser uma maior firmeza doutrinária, leia os santos: dentre eles, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, Santa Teresa de Ávila e Santo Afonso Maria de Ligório. Se quiser algo mais devocional, leia Santa Catarina de Sena; aí o senhor verá quantos pecados eram praticados por clérigos no tempo desta extraordinária santa.

    Antônio Emílio Angueth de Araújo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20:19

    Sim. Assunto encerrado. Vou fazer as leituras que o senhor sugeriu. Precisarei de muitos meses, ou anos, para tal.

    É por isso que a Santa Igreja precisa tomar cuidado com os ensinamentos que faz chegar aos fieis leigos.

    Imagine se a condição para a salvação for o conhecimento profundo de doutrinas que não são expostas de maneira simples, direta, e em local acessível!

    ResponderExcluir
  7. Sr. anônimo,

    Estas leituras só são necessárias para quem quer ser CQDistas.

    Santa Catarina era uma analfabeta e Santa Bernadete era uma completa ignorante. Os exemplos são muitos. Não precisamos do conhecimento humano para termos Fé, Fé verdadeira.

    Se o senhor achou excessiva a sugestão, fique só com o catecismo, e modere a vontade de provar todas as coisas.

    Antônio Emílio Angueth de Araújo.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16:29

    Prezado Angueth,

    Tempos atrás apareci por aqui cheio de dúvidas depois de ler "A crise do Mundo Moderno", do Padre Leonel Franca. Como fui criado numa igreja protestante a vida toda, é natural que meus pensamentos tenham sido inflenciados pela cosmovisão e teologia protestante. Na ocasião, o senhor me sugeriu a leitura do livro de Hilaire Belloc. Li-o, tive de ceder em muitos aspectos, mas, em muitos outros, algo em mim resiste e resiste duramente.
    Como sei que às vezes o comportamento de protestantes por aqui é meio tedioso, gostaria apenas de saber onde encontrar o catecismo romano ao qual o senhor se refere. Trata-se da edição feita pela Quadrante?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Caro anônimo,

    O Catecismo Romano você pode encontrar aqui: Catecismo Romano.

    Sugiro também o Catecismo de São Pio X.

    Escreva-me sempre que você quiser.

    Um abraço.

    Antônio Emílio Angueth de Araújo.

    ResponderExcluir
  10. Gustavo Fernando Lourenço12:33

    Prezado Prof. Angueth,
    Salve Maria Santíssima!!!
    Sobre esse assunto há um ótimo artigo da Alice von Hildebrand:

    http://www.quadrante.com.br/Pages/servicos02.asp?id=329&categoria=Historia&tubcategoria=#

    In Corde Iesu et Mariae semper.
    Gustavo.

    ResponderExcluir