07/03/2011

A sola scriptura levada às últimas conseqüências

Atenção! O texto que vai abaixo é de um escritor protestante (David Kupelian), um sujeito importante, colunista do WorldNetDaily. O trecho está em seu livro The Marketing of Evil (algo como O Comércio do Mal). Depois de 400 anos, a sola scriptura luterana dá seus mais suculentos frutos: denominações protestantes que se adequam ao gosto do freguês. Há denominações prostestantes para abortistas, prostitutas, roqueiros, gays, etc. Estão todos calvinisticamente salvos, claro. É o mal se espalhando pelo mundo!
_____________________________________
Apesar dos incansáveis ataques a nossa base moral e espiritual, os EUA têm se mantido majoritariamente cristão. Pelos menos nossa liderança política e a freqüência às nossas igrejas dão esta impressão. Enquanto muitos de nós alegamos ser cristãos, a cultura popular americana tem nos seduzido e temos nos tornado progressivamente não cristãos. Nossas igrejas são nossa última esperança no renascimento da cultura judaico-cristã ocidental, razão pela qual elas são o alvo principal dos propagadores do mal.

Uma forma de “cristianismo para todos” desenvolveu-se. Quer você seja esquerdista ou conservador, goste de música eletrônica, seja racista ou gay, há uma forma de cristianismo que lhe dá apoio e acolhe suas prioridades. Muitos americanos procuram uma religião que seja compatível com suas atitudes. Os propagadores do mal trabalharam duro para se infiltrarem em todos os níveis de religião e espalharem seu “evangelho”. Temos até as principais denominações religiosas, tais como a Igreja Episcopal, apoiando um clero homossexual.

Algumas religiões tentam assumir a imagem do mundo secular para atrair as pessoas, especialmente jovens, e têm gradualmente assumido muito mais características e atitudes do inimigo que elas conseguem perceber. Isto tudo leva a uma experiência religiosa falsificada, em que muitos cristãos aprendem que eles estão “salvos”, que eles estão seguros, não importando como eles vivem suas vidas.

16 comentários:

Emanuel Jr. disse...

Essa consequência era fatalmente o que aconteceria. Isso é inegável. O grande problema é a quantidade dos que se dizem católicos e nada fazem com relação a essa propagação absurda.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Emanuel,

Como eu gostaria de discordar de você! Mas é verdade: a propagação deste erros, em parte, é nossa culpa.

Em JMJ.

Anônimo disse...

Em parte, sim.
Mas se a Hierarquia é conivente, omissa ou até dá força pra isso (dom Hélio Rubert e anglicanos em Santa Maria-RS, Bento XVI e AssisIII) como que nós, leigos, quase que sozinhos vamos conter isso?

Ricardo2

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro Ricardo,

A forma de lutarmos é: viver uma vida de oração e santidade; estudando a doutrina da Igreja, sua história e as Escrituras; corrigindo nossos irmãos católicos em erro, sejam eles clérigos ou leigos; preparando-nos para sofrer por Nosso Senhor.

Isto foi o que fizeram os católicos do sec. IV para resistirem a heresia ariana, quando também muito poucos clérigos restaram defendendo a Tradição.

Em JMJ.

Anônimo disse...

"Estão todos calvinisticamente salvos, claro."

O Professor parece desconhecer que Calvino propôs extamente o contrário disso. Não só propõs, como implementou em Genebra a visão estritamete bíblica, formando ali uma República Teocrática rigorosíssima.

Em sua "Institutas", elea afirma ter sido convertido exatamente para combater o mal que a Igreja Católica não só deixou de combater, por negligência, com até mesmo incentivava por meio de suas autoridades que se compartavam como se não mais acreditassem em Deus.

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Caro anônimo calvinista,

Sei disso sim. Eu me referi aos cinco pontos de sua teologia de meia tigela, principalmente à Eleição Incondicional e Perseverança dos Santos, ou seja, quem está salvo, por mero capricho divino, está salvo e pode fazer o que quiser. Daí as 35000 denominações protestantes pelo mundo afora. Dentre estas, cada freguês acha uma que lhe apetece.

Quanto às loucuras de Calvino em Genebra, só um cego para considerar aquilo minimamente positivo. Ele fez tudo aquilo para dar vazão à sua própria loucura, descontrole e tirania; como desculpa ele usava a Igreja Católica e seus males de então, que eram, de fato, reais e que foram sanados com a contra-reforma.

Em JMJ.

Anônimo disse...

"Eleição Incondicional e Perseverança dos Santos, ou seja, quem está salvo, por mero capricho divino, está salvo e pode fazer o que quiser."

Eleição Incondicional e Perseverança dos Santos estão expressamente afirmados na Bíblia. Calvino. Ele apenas ressaltou que, ou se leva a Bíblia a sério, aceitando-a sem questionar, mesmo não a compreendendo, ou ela deve ser ignorada.

Entretanto, o nó górdio está na compatibilização entre a Soberania de Deus, afirmada pela Bíblia, e a responsabilidade humana, também afirmada pela Bíblia.

A solução de Calvino consistiu em aceitar as duas coisas, ainda que elas pareçam paradoxais. Assim, segundo a doutrina bíblica ressaltada por Calvino, para não rejeitar a Bíblia, o homem não pode fazer o que quiser. Ele precisa submeter-se totalmente à vontade de Deus.

"como desculpa ele usava a Igreja Católica e seus males de então, que eram, de fato, reais e que foram sanados com a contra-reforma."

Quanto a isso, a contra-reforma só foi possível devido ao sucesso da Reforma. Isto é, Deus usou a Reforma para induzir a contra-reforma. Quando Savonarola tentou fazer a mesma coisa, o Papa, que era corrupto, mandou queimá-lo. Então, suponho que Deus tenha usado a Reforma para salvar a Igreja Católica.

Estou lendo o livro História da Igreja, de Pierre Pierrard, publicado pela Paulus, e fiquei estarrecido com o nível de degradação a que chegou a Igreja Católica. Se Deus não interviesse, ela teria se consolidado como Sinagoga de Satanás.

Concordo que, se o cristão adotasse a síntese da doutrina da salvação feita pelo próprio Jesus Cristo, ele praticaria as palavras de Cristo. Só isso bastaria como doutrina e, se assim fosse, bastaria, também, a Igreja Católica para promover a educação cristã.

P.S.: Não sou contra a Igreja Católica

Antonio Emilio Angueth de Araujo disse...

Anônimo calvinista,

É impressionante como vocês não têm nada de novo para falar sobre a Reforma e os seus protagonistas. Meus Deus!

Nenhum dos cinco pontos da teologia de Calvino tem sustentação na Bíblia ou na lógica humana. Mas isto é uma discussão sem fim, pois vocês parecem blindados do senso comum.

Quanto à Igreja e seus filhos mais pecadores, incluindo papas, você não sabe de nada, só de um pedacinho da História simultânea à Reforma. A Igreja já passou por períodos piores e se reformou sem a ajuda de hereges. Procure saber de um papa chamado Sérgio III.

Essas crises só mostraram a ação do Espírito Santo sobre o Corpo Místico de Nosso Senhor, só mostraram qual a Igreja verdadeira, qual a Igreja que, apesar de seus membros, será preservada até o fim.

Mas sua discussão do post saiu do ponto principal. Temos ou não temos hoje igrejas protestantes para todas as preferência? Isto é ou não é efeito da sola scriptura que todo calvinista tem de subscrever?

Em JMJ.

Anônimo disse...

É até bom que esses hereges agrupem-se, pois assim deixam de contaminar a Santa Igreja.

Quanto à salvação dessas ovelhas - se não forem cabritos mesmo! - pode ser que elas acabem chegando à Igreja Católica, em momento oportuno, para serem apascentados corretamente.

Em JMJ

Renato disse...

Eu particulamente acho engraçado os protestantes falarem de pecados dos Papas!

Um pouquinho de bom-senso protestantes. Isso não vai fazer mal nenhum para vocês.

Repare como o mundo odeia a Santa Igreja Católica e o Vigário de Cristo na terra, o Papa:

Quantos livros sobre os Papas você já viu nas prateleiras das livrarias?

Eu particulamente já vi um montão. Dos mais váriados títulos: A vida sexual dos Papas (!!!!???), A vida intima dos Papas, Os segredos dos Papas, e por ai vai.

E olha que eu não estou nem colocando títulos de livros que fala as velhas baboseiras contra o Vaticano!

Agora:

Quantos livros cujo título fala dos reformadores protestantes?

Como por exemplo: A vida sexual dos reformadores protestantes; A vida intima dos reformadores protestantes; Os segredos dos reformadores protestantes, e por ai vai, os protestantes já tiveram conhecimento?

Me desculpe se algum protetante, ou mesmo católico, conhece livros com esses conteúdos.

Eu particulamente não conheço nenhum!

Anônimo disse...

Renato,

A explicação é muito simples. Os Papas representam Cristo na Terra, dai tornarem-se vidraça.

Já os reformadores, além de partirem, eles mesmos, do princípio de que eram miseráveis pecadores, não estão mais aqui para despertar a atenção do público. Porém, esses livros foram publicados no passado.

Quanto a Lutero, o site dos luteranos fazem questão de apresentar, em pdf, um livro que o denigre - possivelmente escrito a partir do registro de suas falas - e tem sido usado como a principal fonte para denegri-lo: Conversas à Mesa. O livro foi citado como fonte contra Lutero no site da Montfort.

Calvino, igualmente, teve livros escritos por seus desafetos, entre os quais La Vie de Calvin, em que ele é acusado até de homosexual enrustido, além de autoritário.

Que Deus nos ilumine a todos!

Renato disse...

Anônimo, acontece que os livros escritos contra os Papas "retratando" as vidas dso mesmos, foram escritos por seguidores do próprio protestantismo (Lutero e Calvino foram peritos em denegrir a imagem dos Papas). De lá para cá não mudou nada do pensamento anti-cristão contra a imagem dos Papas e da Igreja Católica.

Mesmo os reformadores não estando entre nós, com certeza todos ardendo no inferno, isso não é motivo do mundo não mencionar nada sobre esses homens.

E se "não estão mais aqui para despertar a atenção do público", não me convence de não existirem livros contando aberrações ditas e pregadas por esses homens.

A diferença senhor Anônimo é que o mundo odeia tudo o que é de Deus e de sua Única Igreja Católica Apostólica Romana, e preserva tudo o que lembra revolta e rebeldia.

Ai se inclui também os reformadores que são vistos como hérois pelo mundo.

Anônimo disse...

Ué, Lutero não falou nada nas Conversas a Mesa ?????

Renato disse...

Anônimo de 18:27, os protestantes são assim mesmo!

Para o anônimo que citou o livro Conversas a Mesa de Lutero, o livro foi para denegri-lo!

Se Calvino era homossexual enrustido foi feito isso com o mesmo intuito.

MAS ESSE ANÔNIMO SE ESQUECE QUE TANTO CALVINO E LUTERO FIZERAM ISSO COM AS IMAGENS DOS PAPAS. E ATÉ HOJE O MUNDO SE VOLTA CONTRA A FIGURA DO VIGÁRIO DE CRISTO NA TERRA.

É OBVIO QUE AO COMEÇAREM OS ATAQUES CONTRA OS PAPAS, UMA HORA OU OUTRA ISSO SE VOLTARIAM CONTRA ELES MESMOS.

OU SEJA: PROVARAM DO MESMO VENENO QUE ELES MESMOS CRIARAM.

Mas eu me pergunto:

Se essas acusações (ou seriam revelações?) feitra contra dois dos mais falmosos reformadores fossem feitas contra os Papas. Não estaria sendo escrito vários e vários livros contra os mesmos?

Anônimo disse...

Renato,

Todos os homens podem fazer coisas terríveis. Podem e, às vezes, fazem. Os Papas e os reformadores não foram diferentes.

Mas, não foram só os Papas e reformadores que cometeram atrocidades.

Davi premeditou e consumou um crime terrível. Felizmente ele se arrependeu, e seu arrependimento foi aceito por Deus; entretanto, ele foi punido de muitas maneiras.

E quanto a Salomão? Ele pediu sabedoria e, além de recebê-la, foi agraciado com riquezas. Mas o que ele fez de sua vida, quanto mais sábio se tornou? Terminou os seus dias como idólatra.

A história dos Papas está bem documentada por autores católicos. Não há necessidade de ler livros de seus adversários para conhecer suas qualidades e defeitos.

A Igreja Católica, contudo, está além desses detalhes. Ela preservou a Fé, combateu grandes heresias, e só pode ser julgada, em última análise, por Deus.

Os protestantes não são detentores da verdade. Em seu nome, hoje, cometem-se absurdos. Mas, cabe a deus julgar se entre eles há ou não homens justos.

Anônimo disse...

Renato

O livro Conversas a Mesa foi escrito por pessoas que estiveram presentes em reunioes com Lutero. Tanto um qto outro sao fontes primarias sobre o episodio. Nao pode e se aceitar so o que o Lutero escrevia como fonte fidedigna. Isso nao e razoavel e nao tem sentido.
O seu argumento sobre Calvino nao procede. Um livro escrito por pessoas cogitando sobre pessoa de Calvino nao e confiavel, pois elocubra fatos
Nao e o q acontece com Conversas a mesa em q se narram fatos