tag:blogger.com,1999:blog-15325117.post3478691048825038350..comments2024-03-10T20:53:24.586-03:00Comments on Blog do Angueth: Wendy “strikes again”Henrique Anguethhttp://www.blogger.com/profile/05756988123340645020noreply@blogger.comBlogger49125tag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-23863205419712756892010-08-26T09:33:45.137-03:002010-08-26T09:33:45.137-03:00http://www.permanencia.org.br/
drupal/node/361
Ap...http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/361<br /><br />Aprendiz, meu caro, aqui vai uma dica de Sto Tomás sobre a predestinação.<br /><br />Creio que já havia lhe enviado estes links anteriormente.<br /><br />Este aqui é do grande Pe. Réginald Garrigou-Lagrange, O.P; um dos continuadores da obra do grande Santo.<br /><br />http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/477<br /><br />Este é um texto de complemento<br />http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/349<br /><br />Com amizade; MMLPimenta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-70369229119158263892010-08-24T10:23:45.353-03:002010-08-24T10:23:45.353-03:00Dúvida?
Para eliminar a dúvida sobre o fato de eu...Dúvida?<br /><br />Para eliminar a dúvida sobre o fato de eu ser um aprendiz, retiro a solicitação feita de que alguém, seja o Pe Vagner ou o MMLPimenta demonstrem o método de Santo Tomás com um exercício simples.<br /><br />Esclareço: tomei contato com a Suma Teológica por indicação deste Blog, nunca tendo-a manuseado antes. Gostei do método e pretendo dominá-lo a longo prazo. <br /><br />Nos próximos dias estarei fazendo as pesquisas bíblicas para efetuar o exercício sugerido por mim. Enviar-lo-ei ao Prof. Angueth que, se julguar conveninete, poderá publicá-lo.<br /><br />Creio que estamos diante de um método que deveria ser ensinado a todos, desde o ensino fundamental até o doutorado.<br /><br />Em CNSJC,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-15743076086037717772010-08-24T10:07:41.078-03:002010-08-24T10:07:41.078-03:00Prezados,
Mestre não é quem sempre ensina; mas, q...Prezados,<br /><br />Mestre não é quem sempre ensina; mas, quem, de repente, aprende até mesmo com um aprendiz.<br /><br />Na vida é preciso ser um eterno aprendiz. Tudo o mais é soberba!<br /><br />Em NSJC,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-67070932428624180652010-08-24T07:25:37.088-03:002010-08-24T07:25:37.088-03:00O resumo da descrição do método da disputatio não ...O resumo da descrição do método da disputatio não é meu: é do Sidney, e foi coligido lá do Contra Impugnantes.<br /><br />www.contraimpugnantes.blogspot.com<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-18311610467724918312010-08-24T06:06:02.464-03:002010-08-24T06:06:02.464-03:00Ao MMLPimenta,
Excelente sua síntese do método de...Ao MMLPimenta,<br /><br />Excelente sua síntese do método de Santo Tomás!<br /><br />Obrigado,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-56343354790604280362010-08-23T20:57:04.855-03:002010-08-23T20:57:04.855-03:00Caro Aprendiz, essas pegadinhas são fantásticas!
S...Caro Aprendiz, essas pegadinhas são fantásticas!<br />Se se apresenta algo com alguma falha, fica-se na dúvida da capacidade de quem apresenta e, de lambuja, fica-se com um pé atrás contra o método empregado e contra a tese que defende.<br />Você, caríssimo Aprendiz, é muito solícito em nos apontar o caminho para elucidar tal empreitada, e nos lembrando do "didatismo" com que nos vemos obrigado a empregar!<br />Começo a desconfiar da boa-fé em querer "aprender" alguma coisa...<br />Ainda mais se escudando num pseudônimo tão... digamos, ensejador de "méritos probantes alhios"...<br />Acho que o prof. Angueth já matou a charada desse aprendiz afoito.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-2724527805385081802010-08-23T14:30:46.408-03:002010-08-23T14:30:46.408-03:00Prezados,
Aparentemente o método de Santo Tomás f...Prezados,<br /><br />Aparentemente o método de Santo Tomás foi atualizado para a leitura em geral no livro Como Ler um Livro, de Mortmer e van Doren.<br /><br />Mortmer foi supervisor da Enciclopedia Britânica e era ateu. Próximo dos seus 90 anos converteu-se ao catolicismo (tenho quase certeza).<br /><br />Escreveu um livro sobre inferências sobre a existência de Deus, ao invés de propor provas sobre a existência de Deus.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-9628845286741951022010-08-23T14:18:29.480-03:002010-08-23T14:18:29.480-03:00Professor Angueth,
Proponho que o Pe Vagner e/ou ...Professor Angueth,<br /><br />Proponho que o Pe Vagner e/ou o MMLPimenta nos dê um exemplo do exercício do método de Santo Tomás.<br /><br />Que não se trate do tema justificação, mas de um exercício didático visando a demonstrar que a Bíblia não nos leva à opção enter fé ou obras.<br /><br />Os argumentos, para falicitar a pesquisa, devem ser tirados exclusivamente da Biblia.<br /><br />Tese a ser provada:<br /><br />Não há, na Biblia, oposição entre fé e obras. (Pessoalmente acredito nisso). Quanto isso ocorre (más obras), a própria Bíblia aponta o erro. <br /><br />Tratando-se do Blog de um professor, seria razoável tal exercício para instruir os leitores quanto ao método de Santo Tomás. <br /><br />Em Cristo nosso Senhor,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-20611240276904385772010-08-23T13:21:10.484-03:002010-08-23T13:21:10.484-03:00A escolha do método da disputatio não se dá por um...A escolha do método da disputatio não se dá por um mero arqueologismo escolástico. A quaestio disputata é uma radiografia do discurso científico à qual nada escapa. Em linhas gerais, este verdadeiro raio-X dialético consta de quatro etapas: 1ª) perguntar; 2ª) opinar; 3ª) responder; 4ª) e solucionar. Neste contexto, entre as principais objeções dos adversários, procuram-se as que mais fortemente se oponham à verdade, pois assim, ao final, a demonstração apodítica aparecerá cristalina para todos os que se derem o trabalho de percorrer o caminho por inteiro.<br />Para tanto é preciso conhecer o assunto abordado.<br />Para conhecer o assunto abordado é preciso muito estudo prévio.<br />E o estudo prévio só é obtido com leituras atentas e apuradas dos grandes que conseguiram, antes de nós, obter as luzes do entendimento.<br /><br />Essa é a minha "crítica" ao seu exercício do método de Sto Tomás.<br /><br />Com amizade; MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-17611872346007146932010-08-23T13:21:00.053-03:002010-08-23T13:21:00.053-03:00Caríssimo e tenaz Aprendiz, para usar o método de ...Caríssimo e tenaz Aprendiz, para usar o método de Sto Tomás é preciso, antes de tudo, conhecer profundamente o tema abordado, já que o método expositivo versa sobre os tópicos principais do tema ao modo Disputatio que é a clareza e a precisão à serviço da verdade.<br />O método da disputatio é um verdadeiro raio-X do discurso científico, na medida em que arrola com limpidez todas as objeções à tese demonstrada no corpus do texto. O leitor deve estar avisado e tomar muito cuidado, para não tomar as objeções pela tese explicitada na Resposta.<br />Em alto estilo e com impecável competência, o método escolástico da disputatio, tão desenvolvido por Santo Tomás, é, em síntese, descritos a seguir.<br />Os artigos da disputatio se compõem, essencialmente, de quatro partes:<br />1) os argumentos ou objeções dos adversários da tese esgrimida no artigo, as quais deverão ser expostas de modo perfeito, não raro de modo superior à exposição dos próprios adversários, sendo dupla a razão para tal: honestidade e clareza intelectual; sobretudo o fato de que, assim procedendo, se está obrigado a dar uma resposta às objeções ainda mais perfeita, definitiva, cabal;<br />2) argumento(s) (de terceiros) em sentido contrário ao das objeções, o(s) qual(is) já como que encaminha(m) para a resposta;<br />3) esta mesma resposta, ou corpus, no qual se resolve globalmente a questão que suscita o artigo; é a parte principal;<br />4) as respostas às objeções, uma a uma, detalhadamente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-76273052443290725732010-08-22T14:13:37.744-03:002010-08-22T14:13:37.744-03:00"Não há nada mais errado que isso."
Pre..."Não há nada mais errado que isso."<br /><br />Prezado MMLPimenta,<br /><br />Não tendo entendido essa sua afirmação, que parece contradizer, simultaneamente: São Paulo, Santo Agostinho, Santo Tomás e o próprio Jesus Cristo, refletirei sobre ela mais tarde. <br /><br />Eu gostaria que você e o Pe Vagner comentassem meu exercício sobre o método de São Tomás. Se o Prof. Angueth puder, creio que terei bons professores para ajudar-me nessa ingente tarefa.<br /><br />PS.: Como eu já havia dito, não comentei por conhecer sobre justificação. Fiz apenas um exercício sobre o método de São Tomas. <br /><br />Saudações,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-61265105271711265212010-08-22T13:57:33.418-03:002010-08-22T13:57:33.418-03:00Aprendiz, meu caro, aqui vai um pouco de Sto Tomás...Aprendiz, meu caro, aqui vai um pouco de Sto Tomás apresentado por quem sabe:<br /><br />http://contraimpugnantes.blogspot.com<br />/2009/01/predestinao-salvao-i.html<br /><br />http://contraimpugnantes.blogspot.com<br />/2009/01/predestinao-salvao-ii.html<br /><br />Não se esqueça de ler, não só os textos de Sto Tomás, mas também bons comentadores e continuadores.<br /><br />http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/361<br /><br />http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/477<br /><br />http://www.permanencia.org.br/<br />drupal/node/349<br /><br />E não precisa fazer a demonstração da inteligência do tema conforme a apresentação escolástica: dei-te bons exemplos de entendimento discursivo que em nada devem ao método da Disputatio.<br />Bons estudos!<br /><br />Com amizade; MMLPimenta<br /><br />“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir” (Santo Tomás de Aquino).<br /><br />“A beleza das ações humanas depende de sua conformidade com a ordem da inteligência, como ensinou Túlio: É belo tudo quanto diz bem da excelência do homem no aspecto em que ele difere dos outros seres” (Santo Tomás de Aquino, “Suma Teológica”, II-IIae, q. 142, a. 2).<br /><br />“O fim último do universo é o bem do entendimento, que é a verdade” (Santo Tomás de Aquino).<br /><br />“O estudioso é aquele que leva aos demais o que ele compreendeu: a Verdade” (Santo Tomás de Aquino).<br /><br />“Os professores devem ser elevados em suas vidas, de modo que iluminem aos fiéis com sua pregação, ilustrem aos estudantes com seus ensinamentos, e defendam a Fé mediante suas disputas contra o erro” (Santo Tomás de Aquino, “Contra Retraentes”).<br /><br />“Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo: 1) que exista e viva; 2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem; 4) deleitar-se com sua convivência; e 5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologiae”, II-II, q. 25, a. 7).<br /><br />“O amigo é melhor que a honra, e o ser amado, melhor que o ser honrado” (Santo Tomás de Aquino, “Summa Theologica”, II-II, q. 74, a. 2).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-44166665043250266062010-08-22T09:15:32.738-03:002010-08-22T09:15:32.738-03:00"...apresentei algumas passagens da Escritura..."...apresentei algumas passagens da Escritura que nos obrigam a aceitar que, na Terra, não podemos saber tudo. É preciso esperar".<br /><br />Essa espécie de quietismo, isto é, uma inação na intenção de agradar a Deus para "deixar Ele agir e não atrapalhá-Lo" é a escrupulosidade levada a finalidade última fazendo dela a primeira na ordem da atividade e essência humana.<br />Não há nada mais errado que isso.<br />Se por um lado teremos tudo aquilo que devemos conhecer na visão beatífica, pelo mesmo lado temos de entesourar são conhecimento aqui já nesta vida, pois esta mesma visão beatífica será comproporcionada pela nossa visão intelectual - e, portanto, espiritual - que tivermos cultivado aqui na Terra.<br />A cada um segundo as suas obras, pois temos de viver na sombra do Senhor para que Ele se lembre de nós no dia do juízo e nos guie para o nosso devido lugar com a Sua destra.<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-82736837772984318302010-08-21T22:58:46.998-03:002010-08-21T22:58:46.998-03:00Caro MMLPimenta e Pe Vagner,
Realmente exageriu, ...Caro MMLPimenta e Pe Vagner,<br /><br />Realmente exageriu, pois a justificação como um todo é algo complexo. Tirei as informaões da literatura.<br /><br />Gostaria de retificar minha posição abordando apenas um aspecto para efeito de treinamento no método de Tomás de Aquino.<br /><br />Segue meu exercío para o comentário de vocês. Assim, julgo ter reduzido sua responsabilidade na manifestação sobre tema tão polêmico.<br /><br /><br />Exemplo do método de Santo Tomás<br /><br />Suponhamos que a pergunta fosse: - A justificação se dá somente pela fé, como querem os protestantes, ou prioritariamente pela fé, como querem os católicos?<br /><br />1. Parece que a salvação se dá pela fé somente, como querem os protestantes. A favor desse ponto estão os argumentos de São Paulo.<br /><br />2. Parece que a salvação se dá prioritariamente pela fé, mas essa seguida de obras. A seu favor estão os argumentos do próprio Jesus Cristo que, aliás, refere-se a obras isolamente, deixando a fé como um pressuposto.<br /><br />RESPONDO<br />1. Os protestantes ressaltaram a fé num contexto em que Tetzel, sem autorização de Roma, vendia penitências. Então, eles pareciam estar do lado certo.<br /><br />2. A doutrina católica oficial ressaltava que a fé era prioritária, mas que era necessário, desde cedo, e enquanto não se tinha uma fé sólida, estimular que a pessoa se inclinasse para as obras como obrigação de sua fé.<br /><br />Conclusão<br />O que houve foi uma grande confusão à época. Porém, em última instância, a verdade estava, e ainda está, com a Igreja Católica Apostólica Romana.<br /><br />Mas, deve-se levar em consideração que, ainda hoje, há autoridades em em postos-chave que mancham a doutrina da Igreja, dando a impressão de que ela estimula a crença no poder salvador das obras mesmo que não haja fé.<br /><br />Por outro lado, a sociedade civil, sendo formada por crentes, agósticos, ateus e hereges, necessita de obras, venham elas da fé ou do mero interesse pessoal.<br /><br />Com fé, esperança e caridade,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-53692696557706451072010-08-21T18:51:52.636-03:002010-08-21T18:51:52.636-03:00Meu caro Aprendiz, dá-me lá o teu -mail para que e...Meu caro Aprendiz, dá-me lá o teu -mail para que entabulemos um saudável colóquio para a maior glória de Deus; não como quem disputa, mas como aqueles que irmanados pelos mal altaneiros princípios buscam a verdade acima de tudo - mesmo à custa do sacrifício da própria "opinião.<br /><br />mmlpimenta@uol.com.br<br /><br />Vários são os pontos levantados numa efervescência típica da juventude; juventude esta que está ávida pela verdade!<br />Talvez, pelo atropelo do desejo de descobrir a verdade os conceitos brotem aos borbotões, na profusão das idéias que surgem pelos novos conhecimentos que se apresentam.<br />É preciso que não haja, antes de tudo, um certo vício pensamental que atribui ao outro os erros de pensamento que são os próprios.<br />Aprendiz, meu caro, pelo que pude notar, na sua pressa de desvendar as coisas, você comete algumas faltas típicas daqueles que fazem um protesto contra a Igreja, isto é, no afã de desdizer o que a Igreja declara - com a chancela de Cristo - projeta nessas declarações algumas quimeras e incompreensões próprias de quem tenta refundar toda a metafísica em bases demasiado humanas.<br />Como o prof. Angueth falou o tema é extenso é conviria ser abordado mais minuciosamente para não se ccorrer o perigo de mais precipitações e incompreensões.<br /><br />Com amizade; MMLPimenta.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-83090844667602548952010-08-21T12:09:37.275-03:002010-08-21T12:09:37.275-03:00Prezado Professor,
Sei que não sei sobre o assunt...Prezado Professor,<br /><br />Sei que não sei sobre o assunto; por isso estou tentando aprender. Seu eu soubesse, afirmaria, e não perguntaria. Sei que o assunto é delicado, e por ele se pode cair ou ficar de pé. <br /><br />Antes de perguntar, apresentei algumas passagens da Escritura que nos obrigam a aceitar que, na Terra, não podemos saber tudo. É preciso esperar.<br /><br />Quanto a Santo Tomás, o senhor tem razão. Proponho que, quem o conheça o suficiente, responda à pergunta seguindo o caminho proposto por ele. <br /><br />É isso que estou querendo: aprender sob a perspectiva de Santo Tomás. Se eu estudá-lo sozinho levarei muitos anos ainda antes de obter qualquer conhecimento a respeito desse assunto de capital importãncia para combater as heresias protestantes.<br /><br />Com respeito,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-87132145677814012562010-08-21T11:58:24.057-03:002010-08-21T11:58:24.057-03:00Caro Aprendiz,
E o que tem a ver ser "uma qu...Caro Aprendiz,<br /><br />E o que tem a ver ser "uma questão de fé" com seguir a "palavra do Papa"?<br /><br />Esta sua expressão é extremamente equívoca, pois envolve muitos conceitos.<br /><br />O que é que eu acho que você quis dizer é o seguinte: <br /><br />1. Fé e razão são coisas opostas; ser uma questão de fé é não ser uma questão de razão. Isto é contra o catolicismo e é erro grave. A Fé não contraria a razão; ela lhe é superior. <br />2. A palavra do Papa é a fonte de nossa Fé. Isto é e não é verdade; quando ele fala "ex cathedra" é verdade; quando não, não. As fontes de nossa Fé são as Escrituras e a Tradição, ponto final.<br /><br />Quanto a Santo Tomás ter entrado nas discussões sobre justificação, isso me dá ainda mais razão. Ou discutimos a questão nas bases do aquinate, ou não entremos em debates vãos.<br /><br />Uma última coisa: acho que você sabe muita coisa sobre a justificação, senão não faria as perguntas que fez.<br /><br />Em JMJ.<br /><br />Antônio Emílio Angueth de Aráujo.Antonio Emilio Angueth de Araujohttps://www.blogger.com/profile/13821148307013491518noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-5209455523137711332010-08-21T11:46:48.797-03:002010-08-21T11:46:48.797-03:00Caro Professor,
O senhor tem razão quanto à delic...Caro Professor,<br /><br />O senhor tem razão quanto à delicadeza do assunto. Mas, como aprendiz, minha resposta é simples.<br /><br />Sobre tal assunto, nada sei. A questão é de fé, e aquele que segue o catolicismo romano aceita a Palavra do Papa, que é o critério de verdade no catolicismo. Mais do que isso não se pode fazer.<br /><br />Entretanto, Santo Tomás, respeitando previamente tudo que fosse dogma da Igreja, não fugia desses temas. Ele os analisava "em tese", dando razão provisória aos dois lados e, em seguida, dava sua resposta em sintonia com a Igreja.<br /><br />É isso que eu espero de uma eventual resposta.<br /><br />Com admiração pelo seu Blog,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-3644130638409738602010-08-21T11:38:33.348-03:002010-08-21T11:38:33.348-03:00Caro Aprendiz e demais comentadores,
Tenho apreci...Caro Aprendiz e demais comentadores,<br /><br />Tenho apreciado sobremaneira as discussões que estão ocorrendo nesta seção de comentários. Os comentaristas estão, de fato, abrilhantando muito este modesto blog.<br /><br />Tenho acompanhado suas questões, caro Aprendiz, e confesso que não estou idenfificando em você um espírito de Aprendiz. Posso estar enganado, mas prefiro estar errado por excesso do que por falta. Agora eu diria que você é protestante de mão leve, muito simpático, muito motivado, mas com objetivos outros. Peço desculpas antecipadas se estiver errado.<br /><br />Suas perguntas sobre justificação são o ponto algo de sua agenda (será que há mesmo uma agenda?), pois este assunto é um dos mais complexos assuntos teológicos. Qualquer resposta às suas perguntas, tanto pelo Pe. Vagner quanto pelo Marcus Pimenta, no espaço exíguo desta seção, parecerá incompleta e dará razão aos hereges protestantes. Este assunto não é para este espaço.<br /><br />Este é apenas um alerta. Contudo, se o Pe. Vagner ou o Marcus quiser se aventurar a lhe responder, o espaço estará aberto; eu não faria isto, pois este assunto não pode ser discutido nas bases que você colocou. Garrigou Lagrange alertava aos religiosos sobre o perigo de se discutir este assunto sem os devidos cuidados.<br /><br />Fica aqui o alerta.<br /><br />Em JMJ.<br /><br />Antônio Emílio Angueth de Araújo.Antonio Emilio Angueth de Araujohttps://www.blogger.com/profile/13821148307013491518noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-58801394880192062882010-08-21T11:19:49.892-03:002010-08-21T11:19:49.892-03:00Veneráveis Pe Vagner e MMLPimenta,
Após colocar a...Veneráveis Pe Vagner e MMLPimenta,<br /><br />Após colocar a questão central da verdade e seus critérios, e assumir que a razão humana é limitada, creio que já podemos refletir sobre uma das questões fundamentais, senão a mais fundamental delas, que colocou em oposição Católicos e os hereges Reformados: a justificação.<br /><br />As duas visões são fundamentalmente dessemehantes e incompatíveis. Entretanto, ambos os lados reivindicam usar a razão para fazer suas escolhas.<br /><br />Salvo melhor juízo, pode-se assim resumir o impasse:<br /><br />Em oposição, Católicos (1) versus Hereges (2)<br /><br />A<br />(1) Batismo como causa instrumental versus (2) Fé como causa instrumental;<br /><br />B<br />(1) Graça mais mérito versus (2) Graça sozinha;<br /><br />C<br />(1) Fé mais obras versus (2) Fé sozinha, mas esta gerando as obras que lhe forem próprias;<br /><br />D<br />(1) A justiça de Cristo mais a nossa versus (1) A justiça de Cristo sozinha;<br /><br />E<br />(1) Nenhuma segurança de salvação versus (2) Segurança de salvação.<br /><br />Como poderíamos, caros Pe Vagner e MMLPimenta, aplicar o conceito de verdade e seus critérios, e ainda reconhecendo os limites da razão, explicar racionalmente essas posições extremas para ovelhas igualmente racionais, de forma que elas possam escolher um dos lados?<br /><br />Na alegria de Cristo,<br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-62265397318572455602010-08-21T10:20:48.476-03:002010-08-21T10:20:48.476-03:00Aprendiz, meu caro, você tocou num ponto muito im...Aprendiz, meu caro, você tocou num ponto muito importante!<br />Diz você que no Novo Catecismo está dito que "o homem é capaz de Deus"; mas em que sentido haveria de ter essa "capacidade"?...<br />Sto Tomás nos ensina que “a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”, e “é evidente que somente as criaturas intelectuais são, falando propriamente, à imagem de Deus” (“Suma Teológica”, I, q. 93, a . 2).<br />As tais virtudes, entre elas a humildade, estão "virtualmente" no homem, mas precisam ser atualizadas, isto é, estão potencialmente no homem (constituem o cabedal da alma humana), mas estarão em ato, presentes e atuantes, se e somente se ele as exercitar, torná-las atuais; uma ação da alma em busca do seu tropismo espiritual que analoga natural com a coroa do sobrenatural.<br />Essa nossa atitude de reconhecimento de limitação - a humildade nos põe em súplica reverente perante Deus - nos deixa como que um terreno fértil para a ação graciosa de Cristo: Jesus não avilta a nossa condição, mas labora para que alcancemos essa meta de beatitude; e isso não exclui a nossa participação como bonus cooperatur: somos pequeninos, frágeis, falhos e miseráveis, mas Deus também faz os Seus santos da magra messe dos pecadores.<br />Sendo assim, Deus não "cobriria nossos pecados", mas apaga os nossos pecados como uma "nova criação": os Sacramentos são as provas do poder de Deus que põe e dispõe todas as coisas conforme os Seus imperiosos desígneos.<br />O que se tem de preservar é sempre a bondade essencial de todos os atos divinos, não por uma imposição aleatória de um deus irracional, mas pela disposição maravilhosa de um Deus ao qual podemos chamar de Pai.<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-63050470989035137462010-08-20T22:20:54.312-03:002010-08-20T22:20:54.312-03:00Sim!
AprendizSim!<br /><br />AprendizAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-10786897568329176072010-08-20T21:49:02.050-03:002010-08-20T21:49:02.050-03:00As Sacras Letras são um repositório de sabedoria e...As Sacras Letras são um repositório de sabedoria e amor inesgotável!!!<br />As palavras de eternidade ali inscritas transbordam de indizíveis doçuras: a alma, faminta e exausta, tem ali o alimento e refrigério necessário para peregrinar nesse vale de lágrimas e espinhos que é a vida.<br />Mas nunca podemos esquecer que neste mesmo vale de sombras podemos ver despontar a alvorada da esperança mais indômita!<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-85982649095979546352010-08-20T21:33:33.433-03:002010-08-20T21:33:33.433-03:00Faço aqui mais um adendo para melhor exemplificar ...Faço aqui mais um adendo para melhor exemplificar sobre o que estamos falando:<br /><br />http://contraimpugnantes.blogspot.com<br />/2010/06/homem-animal-de-verdades-<br />assim-na-terra.html<br /><br />Aqui também quero deixar claro que a "saída eclética", isto é, o ecletismo filosófico que monta todo um construto mental com partes + ou - ajustadas para construir, à força de justaposição de conceitos e aglutinação de idéias, uma cosmovisão afeiçoada a opinião do observador é igualmente condenável, já que tenta montar uma "unidade" de pensamento desarticulada da realidade, posto que construída e não observada, descrita.<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15325117.post-17285780567559531062010-08-20T21:20:05.390-03:002010-08-20T21:20:05.390-03:00Aprendiz, meu caro, aqui vai uma espécie de resumo...Aprendiz, meu caro, aqui vai uma espécie de resumo daquilo que estamos a conversar:<br /><br />http://contraimpugnantes.blogspot.com<br />/2010/03/metafisica-e-misterio-i.html<br /><br />Mais uma vez informo que o link foi particionado, já que o programa de comentários "come" o endereço quando é postado completo.<br /><br />MMLPimentaAnonymousnoreply@blogger.com